Buscar

Roterio para elaboração de resenha trabalho finalizado (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplinas: Linguagem e Compreensão de Texto – Psicologia do Desenvolvimento Humano
Professor (a) /tutor (a) local: Fátima Farria
Nome do Aluno(a), RU: Fabrício Gonçalves dos Santos 1945321
Psicologia: Reflexão e Crítica 2003, 16 (1), pp. 95-107: Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial 
RESENHA
O autor de Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial é Cícero Pereira, Mestre em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Católica de Goiás (UCG) e Pesquisador no Núcleo de Estudos Psicossociais da UCG.
O artigo vem trazer o novo tipo de preconceito, o chamado preconceito moderno. Nesse tipo de preconceito, o racismo aparece de forma disfarçada e encoberta. As pessoas não assumem serem preconceituosas, e responsabiliza a sociedade pelos padrões impostos.
Dessa forma, grupos majoritários, se articulam, se renovam, criando estratégias para continuarem com os preconceitos e discriminações, sem infringir as leis, e sem chamar a atenção, tudo de modo silencioso, mas eficaz.
Usam discursos ideológicos para justificar sua situação dominante, com argumentos da defesa da justiça e igualdade universal para implantar processos discriminatórios. Esses mesmos discursos pregam a defesa dos valores de igualdade, mas acabam sendo incoerentes se opondo as políticas sociais que lutam por esses valores.
Foi feita uma pesquisa de analise quantativa das representações sociais, onde mostra como o discurso ideológico pode estar ligado ao preconceito racial. A pesquisa foi realizada com cento e vinte estudantes. Esses estudantes foram divididos em dois grupos; Um experimental, e outro de controle. Foram usadas para pesquisa duas moças, uma da cor da pele branca, e outra negra, para assim ser avaliado se há alguma diferença em relação a aceitação social.
Na contratação para uma vaga de emprego, a gerente contrata a moça branca, sem apresentar nenhuma justificativa. Já no grupo experimental, a gerente contrata a moça branca, e se justifica dizendo não ser uma pessoa racista, mas reconhece que a sociedade brasileira é muito preconceituosa, que são os clientes da loja, e se fosse de forma contraria, poderia afetar as vendas. Assim se justifica usando o bem da empresa como motivo da escolha. O grupo experimental, com o acesso a justificativa da gerente, não viram injustiça na atitude dela, e acharam positiva. O grupo de controle ficou dividido na decisão, e não teve acesso a justificativa.
Após a segunda guerra mundial, onde ocorreram massacres de milhares de pessoas por motivos raciais, começou uma grande mobilização em todo mundo, combatendo os preconceitos raciais. Com as declarações dos direitos humanos, caiu por terra o mito da hierarquia racial. Com isso foram dados passos importantes para busca das igualdades, mas não se pode negar a existência de uma hierarquia racial impregnada na sociedade, que é cultural, e que explica, mas não justifica a predominância de alguns povos. 
A criação de leis que combatem o racismo, vem ajudando no combate contra a discriminação, mas ainda não se pode negar que as formas de discriminações vem se inovando de maneira organizada e objetiva para passarem despercebidas, e continuarem atuando na sociedade beneficiando a um grupo dominante.
O preconceito racial, por também uma questão cultural, deve continuar a ser combatido com políticas sociais, projetos educacionais, divulgações nos órgãos de imprensa, para que nossas crianças aprendam desde cedo a respeitar o próximo, e entender a questão da igualdade.
´´ Ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se pode aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar ( Nelson Mandela)``
 
REFERÊNCIA
PEREIRA, Cícero Psicologia e Crítica 2003, 16(1), pp 95-107
Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais:
Analise e Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no 
Preconceito Racial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

6 pág.

Perguntas Recentes