Buscar

PRATICA TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO 
Marina Ribeiro, brasileira, casada, desempregada, filha de Laura Santos, portadora da identidade 855, CPF 909, residente e domiciliada na Rua Coronel Saturnino, casa 28. CEP: 4444, São Paulo-SP, vem por meio de seu advogado constituído, nos termos da procuração anexa, endereço eletrônico, de endereço profissional a Rua.... onde, doravante, serão entregues as intimações do feito, propor RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, em face de Malharia Fina Ltda., pessoa jurídica de direito provado, endereço eletrônico, com sede a Rua... São Paulo, pelos fatos e fundamentos jurídicos que seguem.
DA PREVENÇÃO. 
O artigo 286, II, do Código de Processo Civil, estabelece que distribuir-se-á por dependência, as causas que tenham sido previamente ajuizadas e tenham sido extintas sem o julgamento do mérito.
No caso em apreço, a Reclamante havia ajuizado ação anterior, cuja a causa de pedir e os pedidos são os mesmo da presente, e esta fora extinta sem o julgamento de mérito, em decorrência da ausência da Reclamante em audiência De tal sorte, diante do ajuizamento anterior, requer a distribuição da presente à 250ª Vara do Trabalho da Comarca de São Paulo, em razão da prevenção deste juízo.
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
O artigo 98 do Código de Processo Civil, confere, às pessoas naturais e jurídicas que não possuam recursos para custear seu acesso à jurisdição, a gratuidade da justiça nos termos da Lei
DOS FATOS
A Reclamante, auxiliar de produção contratada em 20 de Setembro de 2014, presidente sindical da classe eleita em 20 de Junho de 2015 para um mandato de dois anos, laborou para a Ré, percebendo mensalmente um salário mínimo, entre 20 de Setembro de 2014 e 20 de Dezembro de 2016, quando fora dispensada sem justa causa. No caso em apreço, a Reclamante encontra-se desempregada ao momento, sem auferir renda alguma, restando, assim, prejudicado o seu sustento. Desta forma, preenchidos o requisito legal, pugna pela concessão dos benefícios da gratuidade da justiça. Salienta-se que a Reclamante, após a sua posse, comunicou a Reclamada do fato, conforme documentação anexa. Laborava nos dias úteis de 13h30min as 22h30min, com intervalo de uma hora, e aos Sábados das 08h00min às 12h00min, totalizando, 44 horas semanais. Ocorre que, após o termino da jornada prevista, despendia 20 minutos para tirar o seu uniforme, comer a refeição oferecida pela empresa e fazer sua higiene. Integrou a remuneração da Reclamante, participações nos lucros, sendo, em 2014 proporcionais aos meses trabalhados e, em 2015 e 2016, integralmente. No ano de 2015, fora descontado, conforme documentação anexa, a título de falta, duas ocasiões nas quais a Reclamante fora doar sangue. Em 2016, novamente procedeu a desconto salarial a título de falta, quando esta viajou ao Nordeste em decorrência da morte do primo, conforme comprovantes anexos. Marina é vítima de assédio moral pelo seu superior hierárquico, o qual a constrangia com dizeres inapropriados ao ambiente laboral. Dada as suas qualidades profissionais, substituiu seu superior por 90 dias, sem, contudo haver o repasse da diferença salarial entre os cargos. Quando da demissão, constatou-se pelos contracheques anexos, que durante todo o tempo laborado não fora lançado uma cota do salário família, vez que possui três filhos menores e somente foram lançadas duas cotas, além de descontos de INSS, vale-transporte, contribuição assistencial e confederativa.
Diante do narrado, vem propor a presente buscando que lhe seja concedidos os direitos que lhes foram usurpados
DA ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA
Incialmente, o artigo 659, X,  da CLT vigente, estabelece confere ao magistrado a possibilidade de concessão de medida liminar, até a decisão final do processo, nos casos de reclamações trabalhistas que visem reintegrar o empregado dirigente sindical, suspenso ou dispensado pelo empregador.
DOS DIREITOS
Justiça Gratuita conforme Art.790 CLT
Reintegração, tendo estabilidade no emprego ou sendo vedada sua dispensa. Art .8, VIII, da CF e Art.543, 3 CLT
Pedido de tutela de urgência ou media liminar ou antecipação de tutela para imediato retorno conforme Art.300 CPC e Art. 659, CLT
Integração da alimentação ao salario Art.458 CLT e Súmula 241 TST
Hora extra referente aos minutos excedentes da jornada normal por ser tempo á disposição com adicional de 50%. Art.4 CLT, Art58 CLT e Súmula 366 TST.
Hora extra pela inobservância do intervalo mínimo entre a jornada de sexta-feira e sábado. Art.382 CLT, Art.66 CLT e OJ 355 TSS.
Adicional noturno sobre a jornada realizada após as 22:00. Art. 73 CLT
Uma cota de salario família faltante. Art 66 lei 8213/91, Art. 7XII CF, Art.4 Decreto 53.153/63
Devolução de 1(um) dia de doação de sangue em que a falta é justificada. Art.473, IV CLT
Diferença salarial em razão da substituição do chefe do setor. Art.5 CLR, Art.450 CLT, Art.5, caput CF, Sumula 159,I TST.
DOS PEDIDOS
Requerimento de assistência judiciaria gratuita
Reintegração ao cargo de origem 
Tutela de urgência ou Medida liminar ou Tutela imediata
Salario Utilidade 
Hora extra
Intervalo entre jornadas
Adicional noturno
Salario família 
Devolução desconto
Diferença salarial
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local / Data
Advogado 
OAB

Outros materiais