Buscar

Introdução à Arquitetura das Plataformas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Arquitetura das Plataformas de Jogos DIGITAIS.
Conteúdo: Introdução a Plataformas de jogos digitais
Prof: Saulo Valério.
Quais são as principais plataformas online?
1- O que é uma plataforma ?
Plataformas para jogos pode ser identificada como; 
Pc, android, ps, xbox, nitendo etc...
Antes de começar qualquer assunto precisamos conhecer o que tem no mercado digital. Vamos la?!! 
Prof: Saulo Valério
2 – Quais são as lojas digitais top hoje em dia ?
1º Steam
2º Origins
3º Nuuvem
Essas 3 lojas estão no topo hoje em dia para lançamentos e compra de jogos digitais.
Prof: Saulo Valério
Steam
É claro que não poderíamos deixar de começar falando do Steam, a plataforma de distribuição digital da Valve. A rede já conta com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, e uma biblioteca com mais de 1.800 games disponíveis, distribuídos em todos os estilos de jogos possíveis.
A loja também é conhecida por lançar promoções incríveis: quase todos os dias você encontra um título com descontos de até 75%. Se isso ainda não for suficiente, as promoções sazonais, como a de Natal ou Halloween, fazem verdadeiras “queimas de estoque” imperdíveis.
Link: http://store.steampowered.com/
Sucesso: CS.
Prof: Saulo Valério
Origin
A Origin é uma plataforma de distribuição digital semelhante ao Steam. Contudo, o serviço da Electronic Arts possui uma biblioteca composta basicamente por games da companhia.
Assim como acontece no Steam, quem adquirir um game na loja virtual passa a ter o título vinculado à sua conta. A loja não faz feio na hora das promoções, principalmente para quem faz a aquisição antecipada dos títulos. Quem compra antes muitas vezes recebe vantagens exclusivas, como desconto em outros produtos ou recursos extras quando o game é lançado.
Qualquer um pode adquirir os títulos na Origin, porém é necessário possuir cartão de crédito internacional. É possível comprar os jogos diretamente pelo site, mas antes é preciso se cadastrar. O cliente Origin é necessário para a instalação dos games.
Link: https://www.origin.com/pt-br/store/-ANW.html
Prof: Saulo Valério
Nuuvem
A Nuuvem é uma plataforma brasileira de distribuição digital. Assim como acontece no Steam e na Origin, os títulos adquiridos através da loja ficam vinculados à sua conta e podem ser baixados quantas vezes você quiser.
A grande vantagem da Nuuvem em relação a outras lojas brasileiras é que, como o conteúdo adquirido é digital, a incidência de impostos é menor. Além disso, existem menos atravessadores no processo, tornando possível a venda de títulos com preços muito mais competitivos.
Link: http://www.nuuvem.com.br/
Prof: Saulo Valério
Console vs Pc.
Por muitos anos a indústria de jogos para videogame e computadores andou lado a lado, dividindo a atenção dos usuários de acordo com suas preferências. Porém os consoles vêm ficando mais potentes e com funções multimídia, se tornando cada vez mais semelhantes aos PCs. Por isso o TechTudo resolveu explicar as diferenças e peculiaridades das duas plataformas que dividem a preferência dos gamers.
No início a principal diferença entre videogames e computadores é que bastava colocar um cartucho em um console para jogar, enquanto no PC era necessário fazer instalações (que na época envolviam complicados métodos com disquetes). No entanto, os jogos de videogame atuais também apresentam instalações, obrigatórias no PlayStation 3 e opcionais no Xbox 360. Por que isso ocorre?
Videogames não deixam de ser computadores, mas no início de sua concepção eles eram muito diferentes dos computadores pessoais. Nos primórdios, os videogames funcionavam mais como um brinquedo, uma ferramenta para executar uma certa função específica, enquanto computadores podiam exercer qualquer função que era dada. Porém, quanto mais tempo passa, mais os videogames ficam parecidos com computadores.
Como funciona
Tanto um videogame quanto um computador rodando um jogo são basicamente constituídos pelos seguintes elementos: processador, memória e placa de vídeo. O processador faz os cálculos necessários, executa as funções do jogo, é o cérebro. A memória guarda tanto esses dados do processador quanto os gráficos em “estado bruto”, como as texturas dos modelos 3D. A placa de vídeo processa esses gráficos e os exibe na tela.
Em computadores, esses valores estão sempre mudando de usuário para usuário, pois cada um tem sua configuração, com potência variável, enquanto nos videogames todos têm o mesmo equipamento. Desta maneira, para tentar vender um jogo de PC para o máximo de pessoas possível, os produtores costumam utilizar requisitos mínimos baixos.
 É comum títulos para PC possuírem opções de aumento de qualidade, permitindo utilizar essa potência extra para deixar seu jogo mais bonito ou com física mais realista. Porém, são adições colocadas por cima de uma base mais fraca. Quando um jogo realmente é produzido pensando em explorar a potência dos computadores, como a série Crysis, a diferença se torna gritante. E como mencionado, um número menor de pessoas consegue rodá-lo.
Gargalos e otimização
Um dos problemas de se desenvolver games para PC são os gargalos. Uma pessoa pode ter uma potente placa de vídeo, porém pouca memória, um ótimo processador e uma placa de vídeo de 5 anos atrás. Quando isso ocorre em um jogo de computador ele apresenta uma performance ruim, pois é como tentar passar um elefante por um buraco de rato e não há muito o que se possa fazer além de atualizar esse PC.
Já nos videogames, se um console possui um gargalo, ele existe em todos os aparelhos. É uma faca de dois gumes, pois o problema na concepção do aparelho irá acompanhá-lo até o fim da sua vida, mas isso torna possível a criação de estratégias para driblar esta limitação.
O Xbox 360 por exemplo, tem pouco espaço em seus DVDs quando comparado aos Blu-Rays do PlayStation 3. Já o console da Sony tem mais espaço, porém uma velocidade de leitura muito inferior e um pouco menos de memória, criando loadings lentos e impossibilitando que esse espaço extra na mídia fosse usado para texturas maiores, pois demorariam a carregar e ocupariam muita memória.
Esse problema fez com que vários jogos multiplataforma ficassem piores no PlayStation 3, até que as produtoras se deram conta de uma coisa: nem todos os modelos do Xbox 360 têm HD, mas todos os PlayStation 3 o possuem. Ao instalar o jogo no HD do PS3, era possível usar texturas maiores e acessá-las pelo HD ao invés da mídia, de maneira rápida o suficiente para que pudessem ser utilizadas sem prejudicar a performance.
Para não ficar para trás, jogos como Battlefield 3 e Rage traziam instalações opcionais para o Xbox 360, com grandes melhorias em relação à versão que rodava apenas do disco.
A próxima geração
Curiosamente, John Carmack, criador de Doom e Rage, comentou que os computadores eram 10 vezes mais potentes que os consoles quando criou Rage e esse é um abismo que só aumenta com o tempo. Mas ele mencionou também que isso não se traduzia em um jogo 10 vezes mais potente no PC, pois tinham que lidar com todos os conflitos provenientes dos componentes destas máquinas.
Muitos acham que essa pode ser a última geração de consoles devido a sua semelhança com computadores, de forma que os videogames perderiam a sua relevância. Porém, o PlayStation 4 é um computador otimizado para jogos, ou seja, com todas as vantagens do hardware único e sem gargalos.
Seguindo a lógica de John Carmack, um console 10 vezes melhor que o anterior acabará apresentando gráficos melhores do que um PC que fosse 10 vezes mais potente. Essa relação deverá sempre manter os consoles equiparados aos PCs na maior parte de sua vida útil, além de oferecer um custo melhor em matéria de hardware.
Evolução e características das plataformas de jogos digitais
Os Primórdios dos jogos eletrônicos
Os Primórdios dos jogos
1958
O primeiro jogo para computadores foi criado no Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven
National Laboratory. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte. Um ponto piscando representava a bola e os jogadores controlavam seu movimento por cima de uma linha vertical que representava a rede. Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas da 'bola' e da 'quadra' de tênis, numa vista lateral. O jogo nunca saiu do laboratório.
Em 1958 o físico William Higinbotham que havia trabalhado na primeira bomba atômica transformou duas linhas rudimentares e uma bola na primeira experiência interativa de entretenimento em computador: Maatooka.
Gerações dos video games
 
 1ª Geração
 Nome Magnavox Odyssey
 Lançamento: 1972
 Desenvolvedora: Philips
 Jogo Mais Expressivo: Pac-Man
1ª Geração
Nome: Pong
Lançamento: 1972
Desenvolvedora: Atari
Jogo Mais Expressivo: Pac-Man
5º Geração
Lançamento 1994
Saga
Jogo mais jogado: 
Virtua Fighter 2
Lançamento: 1994
Sony
Jogo mais jogado:
Gran Turismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais