Buscar

Modelo Prointer 1 Parcial 2017 1ª serie

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em tecnologia em Recursos Humanos 
POLO: Goiânia 
ACADÊMICO: Thais David Tiago – RA: 7782803189 
TUTOR A DISTÂNCIA: Ana cristina Santos Aquino 
ELAINE MARIA 
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
GOIÂNIA GOIAS
MAIO 2017 
ACADÊMICO:Thais David Tiago – RA: 7782803189
TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina Santos Aquino
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em [escreva o nome do curso] do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
GOIÂNIA GOIAS
MAIO 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1.	RELATÓRIO DA ENTREVISTA	4
2.	PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO	5
3.	ANÁLISE DA MATRIZ SWOT	6
3.1	PONTOS FORTES	6
3.2	PONTOS FRACOS	6
3.3	OPORTUNIDADES	6
3.4	AMEAÇAS	6
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
REFERÊNCIAS	8
ANEXO I	9
O SUMÁRIO É AUTOMÁTICO. BASTA clicar com o botão direito do mouse em INTRODUÇÃO e escolher a opção ATUALIZAR SUMÁRIO e depois ATUALIZAR ÍNDICE INTEIRO.
INTRODUÇÃO
Um dito popular afirma que “os empresários nascem, não se fazem”. Este dito nos toca de diversas maneiras ao abordar o tema do empreendedorismo. De forma geral, a noção de empreendedorismo é associada com as noções de ter ou desenvolver um empreendimento e de ser um empresário. Comumente associamos aspectos positivos ou negativos à imagem do empreendedor, como por exemplo, o lado positivo é ser audacioso, persistente e ter uma clara visão de futuro; e o lado negativo é ser uma pessoa esquisita, que gosta de correr riscos e que se ocupa só consigo mesmo e com o dinheiro. Compartilhamos parcialmente com estas ideias porque pensamos que o empreendedor é isso e muito mais.
Para se definir um perfil empreendedor, a profissão é um critério irrelevante. Qualquer pessoa - desde que se oriente pela ação e por resultados, que perceba o mundo como um imenso e inesgotável espaço de possibilidades, que tenha visões, imaginação e que, ao longo de sua existência, construa um histórico de realizações – pode ser	considerada empreendedor.
RELATÓRIO DA ENTREVISTA
A entrevista com a Ludimila Furtado foi muito importante, suas experiências contadas foram de grande ajuda para a elaboração desse relatório. Conseguimos identificar o seu perfil empreendedor (O perfil que aprende (inesperado)), tipo de pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. É o caso clássico de quando a oportunidade bate à porta. É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a única possível. O momento de disparo ou de tomada de decisão ocorre quando alguém o convida para fazer parte de uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe que pode criar um negócio próprio. Geralmente demora um pouco para tomar a decisão de mudar de carreira, a não ser que esteja em situação de perder o emprego ou já tenha sido demitido. Antes de se tornar empreendedor, acreditava que não gostava de assumir riscos. Tem de aprender a lidar com as novas situações e se envolver em todas as atividades de um negócio próprio.
Ela é uma nova empreendedora que com muito esforço, apesar dos problemas atuais vem mantendo sua empresa viva. Saber administrar muitas vezes é um dom, mas também pode ser adquirido com estudos e pesquisas. Ele não utilizou o plano de negócio, mais teve que aprender a utiliza-lo no seu dia-a-dia.
O plano de negócio o importante, pois bem elaborado é capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias ao empreendedor, dá as informações do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico,operacional e financeiro. “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. (DORNELAS, 2001).
A analise SWOT é fundamental para ajudar o empreendedor, a saber, exatamente a situação atual em que o negocio se encontra suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As forças são as vantagens da empresa junto aos concorrentes, informações completas dos serviços prestados aos clientes, estabilidade financeira, produtos de qualidade, bom atendimento, ética. As fraquezas são as desvantagens relação aos concorrentes, franquia nova na região, má localização, crise do país. As oportunidades, bons preços e produtos de qualidade, falência do concorrente, publicidade nas redes sociais, parcerias com empresas. As ameaças, novos competidores, baixo preço dos concorrentes, crise da economia.
Para se ter sucesso em um empreendimento é preciso planejamento de negócios, estratégias, pesquisas, analisar todos os pós e contras voltado para o ramo que se quer entrar, para que o projeto ocorra de maneira satisfatória. 
PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo nada mais é do que o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à criação de novos projetos; é saber transformar novas oportunidades em negócios lucrativos. Através disso um país consegue crescer economicamente, gerar riquezas e mais empregos e com isso melhorar as condições de vida da população. O economista Joseph Schumpeter foi quem popularizou esse conceito, conhecido como ” Empreendedorismo” no ano de 1945. 	 No Brasil esse movimento passou a ganhar força na década de 1990, com a abertura da economia, hoje em dia o empreendedorismo faz parte da vida de muitos brasileiros e teve um grande crescimento nos últimos anos e atualmente é o terceiro lugar do mundo com maior número de empresas.	 Atualmente existem diversos cursos, workshops, palestras e eventos para pessoas que desejam virar um empreendedor ou querem saber um pouco mais sobre o assunto. Algumas características do empreendedorismo são:	 Criatividade e Inovação, saber identificar novas oportunidades sendo elas grandes ou pequenas. Ter visão de mercado e futuro, acreditar e assumir riscos, ser uma pessoa persistente, responsável e	acima de tudo	amar o	 que faz e a área em que atua. 	 O termo Empreendedor tem origem da expressão francesa Entreprendre (DOLABELA 2006, p. 20) que significa começar um negócio próprio. Este termo é empregado no cenário econômico para designar o fundador, o qual construiu através de seus esforços uma empresa, ou entidade que ainda não existia. Ou ainda empregado para designar o profissional inovador que transforma, com sua maneira de agir, qualquer área do conhecimento humano. Outro conceito, que se refere o de Menezes (2007) apud Pasquini et al (2009, p. 5) que afirma “Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal”. Ainda existem outras definições, realizadas por diversos autores não citadas neste trabalho, mais de grande importância para os estudos do Empreendedorismo. A principal ferramenta do Empreendedor é a Criatividade onde segundo Matias ( 2007, p. 01) “é a capacidade de analisar a realidade de forma diferente da maioria das pessoas; é a capacidade de apresentar, construir algo diferente daquilo que são as normas estabelecidas”.
ANÁLISE DA MATRIZ SWOT
A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas; e Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas
do macro ambiente econômico. 	 Depois de fazer o levantamento de dados é chegada a hora de cruzar as informações, para que, dessa maneira, seja possível encontrar alternativas para a sua operação de negócios. Combinando fatores externos e internos você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber como deve se reposicionar em relação às fraquezas para não sofrer as consequências das ameaças encontradas.	 Há mais de três mil anos, Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos e autor do livro “A Arte da Guerra” já dizia: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaç
PONTOS FORTES
Descreva os pontos fortes identificados pelo entrevistado.
Este item refere-se ao AMBIENTE INTERNO da empresa.
PONTOS FRACOS
Descreva os pontos fracos identificados pelo entrevistado.
Este item refere-se ao AMBIENTE INTERNO da empresa.
OPORTUNIDADES
Descreva as oportunidades identificadas pelo entrevistado.
Este item refere-se ao AMBIENTE EXTERNO da empresa.
AMEAÇAS
Descreva as ameaças identificadas pelo entrevistado.
Este item refere-se ao AMBIENTE EXTERNO da empresa.
Lembramos que fonte do seu trabalho deve ser automática (preta).
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Esta é a parte final da pesquisa, deverá realizar uma síntese dos elementos constantes no texto do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho. Assim, diante da situação relatada, apresente as suas considerações finais acerca da primeira etapa deste estudo. 
As considerações finais, além de resgatar as ideias fundamentais sobre o assunto, devem apontar também para questões futuras, decorrentes de tudo que foi investigado até o momento, contribuindo com possibilidades de um melhor entendimento por parte dos leitores sobre determinado tema, deixando o mesmo em aberto para outras discussões futuras.
REFERÊNCIAS
É a relação de todas as fontes efetivamente utilizadas e citadas no texto. Todos os sites, documentos, livros, revistas utilizados no processo de escrita do relatório final.
A elaboração das referências necessita de uma atenção especial, pois é fundamental que todos os autores que foram citados no texto, estejam nas referências. Por sua vez, se o autor “não” foi citado na fundamentação, também “não” pode estar listado nas referências.
Devem ser escritas em folha separada, em ordem alfabética única de sobrenome do autor e não-numeradas; alinhamento somente à margem esquerda; uso de espaço simples; uso de espaço duplo entre referências; destaque de títulos (nome da obre) com negrito.
Para montar as Referências siga as orientações contidas nas Normas NBR6023: 
Informação e documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002, da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 
Exemplos:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
UNESCO. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: 2010. Disponível em:<http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2013.
ANEXO I 
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Preencha as informações neste questionário e mantenha-o como anexo. Não precisa repetir este no corpo do texto.
Nome da Empresa: 
Endereço: 
Cidade: 
Estado: 
Ramo de Atividades: 
Produtos e/ou serviços: 
Data de Inicio das atividades: 
Entrevistado: 
	Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
	Existem outros empreendedores em sua família? 
	Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
	Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? 
	Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
	Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
	De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
	Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
	Como você avaliou esta oportunidade? 
	Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
	Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
	Quais são suas forças e fraquezas? 
	Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
	O que significa ter ética nos negócios para você? 
	Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? 
	Onde e quando obteve estes recursos? 
	Quando e como obteve o primeiro cliente? 
	Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado? 
	Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
	A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
	Você faria tudo isso novamente? Porque? 
	Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais