Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
GST1733_A1_201703026764_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: MICHELLE GOMIDES 
	
	Disciplina: GST1733 - RECRUT.SELEÇÃO 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (GT) / EX
	
		
	
		1.
		Para reter talentos nas organizações atuais, altamente competitivas, os profissionais da gestão de pessoas terão, claramente, que:
	
	
	
	
	reconhecer as atividades dos cargos e promover somente aqueles ocupantes que apresentam maior responsabilidade com maior salário.
	
	
	reconhecer a prontidão, a aptidão e a disposição para o trabalho daqueles que ocupam cargos gerenciais para melhor remunerá-los.
	
	
	valorizar aqueles com maior tempo de casa, com salário maior.
	
	 
	identificar, desenvolver, envolver e reconhecer funcionários-chave, com capacidade empreendedora.
	
	 
	analisar as tarefas dos cargos, descreverem muito bem o perfil e selecionar o candidato com maior aderência ao perfil, através da análise de sua experiência anterior.
	
		2.
		Como resultado das mudanças do mercado, os perfis dos profissionais sofreram significativas alterações, existindo hoje uma forte valorização de características como:
	
	
	
	 
	capacidade de inovação
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	autodesenvolvimento
	
	
	interfuncionalidade
	
	
	foco em resultados
	
		3.
		Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Em geral, estruturam-se canais de comunicação internos (jornais, revistas, intranet, entre outros) para divulgação de informações e interação com o público interno. Define estratégias de captação e identificação de talentos para  a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas. Qual a área responsável por estas atividades dentro do RH?
	
	
	
	
	administração de pessoal
	
	
	remuneração e benefícios
	
	 
	Recrutamento e seleção
	
	
	higiene e segurança do trabalho
	
	
	treinamento e desenvolvimento
	
		4.
		Tendo em vista algumas características que definem o ambiente atual em que estamos inseridos, levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas, avalie as afirmações a seguir.
I - Transformações tecnológicas: A tecnologia alterou as relações de trabalho, aumentando a eficiência operacional e orientando a atuação dos trabalhadores para a produção de conhecimento e preparação abrangentes, extrapolando os limites de espaço e tempo. 
II - Exercício do papel do consumidor: Os clientes estão cada vez mais conscientes de seus direitos e de sua capacidade de escolha, buscando um atendimento diferenciado quando da aquisição de um produto/serviço. A relação com o consumidor é volátil e a oferta do mercado ampla.
III - Preocupação com a diversidade e maior foco nessa questão: As organizações têm procurado não gerar oportunidades respeitando a diversidade em sua estrutura (de gênero, etnia, opção sexual, etc.), incentivando a atração desses profissionais, procurando transpor as barreiras de preconceito e focando efetivamente as competências e capacidade dos profissionais.
Analisadas as afirmativas, assinale a opção correta:
	
	
	
	 
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas a I é correta. 
	
		5.
		O perfil dos profissionais valorizado pelas organizações destaca-se pela capacidade de entendimento do cenário atual, o aperfeiçoamento constante e a busca de melhores resultados. Algumas características aparecem como mais relevantes, marque a única que NÃO se adequa:
	
	
	
	
	foco na qualidade
	
	
	dinamismo
	
	
	comunicação
	
	 
	exímio executor de tarefas
	
	
	capacidade realizadora
	
		6.
		As empresas contemporâneas estão inseridas num mercado onde a mudança se tornou cada vez mais rápida. Levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas dessas empresas, algumas características externas definem esse ambiente. Dessa forma, analise as opções abaixo e assinale aquela que NÃO seja uma dessas características.
	
	
	
	 
	Incorporações/fusões
	
	 
	Oportunidades de emprego ampliadas
	
	
	Transformações tecnológicas
	
	
	Ampliação de terceirização e parcerias
	
	
	Responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente
	
		7.
		Em relação ao atual mercado de trabalho e o perfil profissional exigido, analise as afirmativas que seguem:
I - O mercado de trabalho atual caracteriza-se pela previsibilidade e pouca necessidade de adaptação.
II - O perfil do profissional valorizado pelo mercado atual apresenta características como individualidade e atuação voltada somente às atividades do seu cargo.
III -  As transformações tecnológicas e o maior acesso às informações influenciaram as relações de trabalho e o perfil dos profissionais, dando origem ao conceito de profissionais do conhecimento.
Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
	
	
	
	 
	Apenas a opção III está correta
	
	
	Apenas as opções I e II estão corretas 
	
	
	Apenas as opções I e III estão corretas
	
	
	Apenas a opção II está correta
	
	
	Apenas a opção I está correta
	
		8.
		O objetivo do recrutamento é atrair o maior número possível de candidatos, que serão avaliados na etapa posterior de seleção. Dessa forma, temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira, e de outro, o mercado de trabalho, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades. Marque a alternativa correta em relação a esta citação:
	
	
	
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas menor que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que não há a necessidade do equilíbrio ocorrer ou coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	
	Essa dinâmica é o que se entende por procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma procura de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.

Outros materiais