Buscar

Prova Composição e Projeto Gráfico Unid I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPOSIÇÃO E PROJETO GRÁFICO 1
Pergunta 1
A leitura e interpretação da obra de arte têm por objetivo apresentar de maneira prática alguns modos de descrever, refletir, analisar, ler, entender, interpretar e referir sobre algumas obras atuais e seus artistas contemporâneos. Cada área do conhecimento das artes visuais apresenta um ponto de vista sobre a obra.
Quais as três áreas do conhecimento das artes visuais que abordam a seleção, significação e interpretação acerca da Arte.
Correta d. A produção do artista, a ótica do curador e a leitura da imagem e retórica da Arte.
Pergunta 2
Carla Prette desenvolve algumas formas para o entendimento da comunicação visual. A qual dessas formas se refere o texto abaixo?
É a própria forma de expressão. Aplica técnicas variadas, desenvolvidas em um período, como a perspectiva e sua ideia de profundidade, o claro e o escuro acentuam o volume e o perfeito aproveitamento do espaço.
Correta b. Código.
Pergunta 3
Diz respeito à vida do artista. Abarca desde o seu nascimento, o enquadramento familiar no qual cresceu, os estudos que desenvolveu, acadêmicos ou não, o âmbito profissional, a vida política, social e cultural no país onde nasceu e/ou cresceu e/ou viveu, as produções artísticas que realizou, o meio sociocultural no qual esteve envolvido, preocupações, problemas, temas e interesses nos quais se engajou durante sua vida, características psicológicas e emocionais de sua personalidade, entre outros dados.
O trecho acima se refere a qual contexto para leitura de uma obra?
Correta a. Biográfico.
Pergunta 4
O mosaico é a expressão maior dessa arte. Com representações religiosas no cristianismo, criou-se a auréola como símbolo para diferenciar os homens dos santos. O material usado eram pastilhas vitrificadas que, coladas umas às outras, formavam as figuras e suas cores. O dourado era muito utilizado, pois significava o bem maior da terra, o ouro. Diferentemente do mosaico romano, que utilizava pastilhas opacas e era colocado, em sua maioria, no chão das residências mais nobres, os mosaicos dessa arte eram painéis que ficavam nas paredes das igrejas e templos.
A que arte se refere o texto acima?
Correta c. Arte Bizantina.
Pergunta 5
Olhar com profundidade, com entrega e verdadeiro envolvimento entre observador e objeto observado são fatores essenciais numa leitura de imagem. Olhar envolve a ação física e prática de constatar os elementos visuais que estão na obra, sem julgamento e sem atribuir uma camada de significação.
Olhar de maneira crua e despropositada. Este processo não fundamenta e nem pretende encerrar a leitura de uma obra como um todo, mas complementa outras perspectivas, podendo estar no início, meio ou fim da leitura.
A que tipo de leitura o texto acima se refere?
Correta c. Descrição: a materialidade da obra e os aspectos formais.
Pergunta 6
Para entendermos melhor a relação da História da Arte com a produção, é necessária uma retrospectiva na evolução da arte e na história da civilização.
Dos itens abaixo, quais fazem parte dessa evolução?
Arte Rupestre: o começo da arte, que se inicia na pré-história.
Arte Bizantina, que tem como maior expressão o mosaico.
Arte Gótica, que tem nas igrejas construídas de forma vertical um exemplo de arquitetura dessa arte.
Correta c. Os itens I, II e III.
Pergunta 7
Podemos ler uma obra de arte a partir de seus diferentes contextos. O contexto faz referência ao ambiente, àquilo que a envolve, abarca as diversas circunstâncias que circundam, contaminam, influenciam e possibilitam a criação da obra, tais como as diversas circunstâncias que circundam, contaminam, influenciam e possibilitam a reapresentação da obra no tempo presente, como por exemplo, um festival, uma exposição, uma amostra.
Sobre o que o âmbito contextual vem nos falar?
Correta b. Sobre o fato da obra de arte nascer em diálogo com o ambiente que a circunda, não querendo, por isso, afirmar que o ambiente determina o que será a obra, mas apenas desencadeia e provoca estímulos em seu autor, que estarão sintetizados e presentes, nem sempre de maneira clara, objetiva e óbvia, na obra.
Pergunta 8
Segundo Analice Dutra Pillar, o que é a releitura de uma obra?
Correta d. É o ato de ler novamente, é reinterpretar, é criar novos significados, portanto, um ato que envolve uma reconstrução e recriação, dando um outro contexto e sentido para o objeto referência.
Pergunta 9
Sobre semiótica, é correto afirmar:
É a mais jovem ciência entre as ciências humanas. 
É a ciência geral de todas as linguagens.
É a ciência dos signos.
Correta d. As alternativas I, II e III estão corretas.
Pergunta 10
_______________________compara a “percepção” ao “reconhecimento”, em que “no reconhecimento, tal como no estereótipo, recaímos em um esquema previamente formado”, fazendo do reconhecimento artifício para a identificação superficial de algo. A percepção, para ele, envolve o fazer-se aberto à coisa percebida, disponível e receptível, podendo absorvê-la, permitindo que o ato da percepção reverbere em ondas por todo o organismo, gerando uma consciência nova e viva (2010: p.134-5). Por isso, para o autor, a percepção da obra de arte envolve a recriação da experiência do artista criador, por meio do processo de atualização desta na experiência e pulsar de vida daquele que almeja perceber.
A que autor se refere o trecho acima?
Correta b. Ao filósofo e educador norte-americano John Dewey.

Outros materiais