Buscar

TOSCHI, Mirza. A DUPLA MEDIAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A DUPLA MEDIAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO
RESENHA
 Maria Cláudia Falcão
Aluna do PPGE UFMT
Mestrado em Educação
2018
A autora inicia uma inquietação da garantia que as tecnologias poderiam propiciar alguma qualidade à educação, e então aborda as alterações que as TIC promovem nos processos de ensinar e aprender, sejam presenciais ou EAD, destacando as funções sociais que as tecnologias exercem, e quais funções pedagógicas elas colaboram para à educação de qualidade.
	Destaca que o mundo das mídias oferece aos jovens e adultos possibilidades múltiplas e infindáveis, que dão protagonismo no processo de escolher o que dá significado a ele.
No processo pedagógico são valorizadas e articulados as pessoas, processos, técnicas e equipamentos, marcando também a competência comunicacional dos agentes educativos.
Sugere um espiral pedagógico em que os agentes alternam continuamente e alterando os processos cognitivos dos ensinantes e aprendentes, que ambos são. Pois na mediação não são isolados, mas sim uma relação contextual e dinâmica.
A dupla mediação implica entender a do professor e a do meio, e que o estudante tem acesso ao meio, que é tecnológico e múltiplo e se organiza em múltiplas linguagens. Destaca a mediação do professor e a mediação da máquina conectada à internet, cabendo uma tarefa mais complexa aos docentes, que é mediar neste espaço de mediação complexo.
A dupla mediação em salas virtuais é resultante da nova cultura de base tecnológica, que altera os modos de ensinar e aprender, uma nova relação de tempo e espaço com suas ferramentas síncronas e assíncronas.
Na mediação tecnológica dá terreno ao desenvolvimento da inteligência coletiva e da interação, aliada a linguagem hipermidiática dotada de hipertextualidade, que possibilita colaboração e cooperação.
Registra-se também o desejo do alunado de estar conectado e com isso o protagonismo é permitido desenvolver. É produtivo também as interconexões entre os caminhos que percorrem e ressignificam constantemente as funções do ambiente digital.
TOSCHI, Mirza Seabra. A Dupla Mediação no Processo Pedagógico. In: TOSCHI, Mirza Seabra (Org.) Leitura da Tela: da mesmice à inovação. Goiania: Editora da PUC, 2010, v. 01, p. 171-179.

Outros materiais