Buscar

Manejo da Verruga Urogenital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Manejo da Verruga Urogenital:
As verrugas urogenitais são causadas pelo HPV( papiloma vírus humano), pertencente à família papilomaviridae, a qual induz uma grande quantidade de lesões por todo o corpo, sobretudo nas regiões urogenitais. 
Isso ocorre, porque esses vírus lesão as células epiteliais, induzindo lesões proliferativas, como nos casos de verrugas comuns e condiloma( sinônimo de verruga urogenital/ “crista de galo”). Vírus icosaédrico, não envelopado e com um DNA circular de fita dupla.
Esses vírus serão classificados de acordo com o tipo de lesão e seu potencial oncogênico: Baixo risco oncogênico, lesões anogenitais benignas e lesões intraepteliais de baixo grau e Alto risco oncogênico, lesões epiteliais de alto grau, especialmente carcinomas.
Se tratando da epidemiologia desta doença, apenas 1% dos pacientes apresentam as manifestações clinicas da doença, muitas vezes mal sabem que há possuem. Já outros 15% apresentam a forma subclínica. A população mais afetada são jovens dentre 18 a 25 anos, tendo como fatores de risco, principalmente, a multiplicidade de parceiros sexuais e comportamentos sexuais inadequados, como a não utilização de preservativos. Há outros fatores de risco, como: gravidez, contraceptivo oral e imunossuprimidos.
Desta forma, a principal forma de transmissão se dá pelo contato sexual com pacientes infectados. Além disso, pode haver transmissão vertical, ou seja, da mãe para a criança durante a gestação. A transmissão por fômites ( meios ou objetos contaminados) é rara.
Temos 3 formas de apresentação do HPV: 
Latente: Pessoas infectadas pelo HPV, mas não desenvolvem lesões ou qualquer outro sinal/ sintoma da doença.
Subclínico: Apresentam lesões intraepteliais escamosas, bem pequenas, diagnosticadas por meio do Papa Nicolau ou Colposcopia, sem ou com biópsia.
Clínica: Lesões macroscópicas com a presença das verrugas anogenitais, sendo lesões exofílicas( com superfície irregular), granulomatosa, únicas ou múltiplas e restritas ou disseminadas.
Além disso, devemos saber que tanto as verrugas comuns quanto as verrugas genitais possuem um denominador comum, a presença do vírus HPV, o que irá ser diferente será os tipos de HPV. Os mais comuns nas verrugas anogenitais são: HPV-6 e HPV-11, presentes em 90% dos casos. 
Para diagnóstico do condiloma acuminado, o exame físico será ratificado por biópsia, contudo temos demais formas para realizar o diagnóstico:
Colpocitologia oncótica do colo uterino
Citologia oncótica anal
Colposcopia 
Anuscopia 
Histopatologia
Entretanto, realizamos biópsia quando temos dúvida no diagnóstico, suspeita de neoplasia, ausência de resposta no tratamento convencional, aumento das lesões durante a terapia e pacientes imunossuprimidos. 
Devido à grande quantidade de variações desse mesmo vírus, eles NÃO SERAM SOROTIPADOS e sim GENOTIPADOS. Isso acontecerá através da comparação das sequências dos nucleotídeos de cada vírus. Se este apresentar uma semelhança inferior a 50%, teremos um novo tipo do vírus, caso seja superior à 50% trata-se de um subtipo e por fim, caso a semelhança seja próxima à 100% teremos uma variança de um mesmo tipo do vírus. 
 A vacinação é fundamental para o controle e para a profilaxia da enfermidade, já que se trata de uma doença sem cura. Logo, o principal objetivo do tratamento será a remoção das lesões clínicas, de forma indivudual e levando em consideração o tamanho, a morfologia, o número e a localização. A terapêutica será tópica por meio do Ácido tricloroacético( ATA) ou podofilina.

Outros materiais