Buscar

Penal 3 simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Joana, jovem de 23 anos, inconformada por ter engravidado por acidente de um colega de faculdade, decide realizar o aborto e, para tanto, procura uma clínica abortiva clandestina situada em município próximo ao seu. Lá chegando, é prontamente atendida pela recepcionista da clínica que a esclarece sobre o procedimento cirúrgico, bem como exige que a mesma assine um termo eximindo o médico e sua equipe de qualquer responsabilidade em relação às possíveis consequências das manobras abortivas. Nervosa e ansiosa por resolver logo o problema, Joana assina a documentação, paga pelo procedimento e é encaminhada a uma sala na qual ingere uma droga para adormecer. No curso das manobras abortivas, Joana sofre grave lesão uterina da qual resulta intensa hemorragia, expulsão do feto vivo e, consequente perda do referido órgão reprodutor. Diante do caso concreto apresentado é correto afirmar que a conduta dos agentes que realizaram as manobras abortivas será tipificada como incursa:
		
	
	
	 
	Nos delitos previstos nos art. 126 c/c 127c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
	
	Com base nos estudos realizados sobre o crime de perigo de contágio venéreo assinale a opção INCORRETA:
	 
	o consentimento do ofendido nas relações sexuais, sabendo do risco de contaminação, exclui a responsabilidade penal
		
	Considerando a hipótese de um indivíduo ter sido denunciado e condenado pelo crime de homicídio, assinale a opção correta em relação às regras referentes à substituição da pena. (CESPE / TRE/GO Analista Judiciário / 2009. Modificada)
		
	 
	Se o crime for culposo, o réu terá direito à substituição da pena privativa de liberdade, ainda que o crime tenha sido cometido com violência à pessoa.
	Os réus acertaram a prática de um crime de roubo em determinado Banco 24 Horas, portando armas de fogo e usando fantasias que impedissem seu reconhecimento. Ao chegarem ao local e ainda dentro do veículo, suspeitaram da presença da polícia. Sem pensar duas vezes e de forma precipitada, acabaram por fugir, embora tenham sido capturados. Neste caso, os réus, exclusivamente ao crime de roubo: (Promotor de Justiça BA 2001).
		
	 
	não devem ser responsabilizados, uma vez que ainda estavam na fase da prática de atos preparatórios.
	
	O art.131, do Código Penal define como crime: Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio. Examinando esse artigo, assinale a alternativa correta:(Exame OAB/SP, 2005.1)
		
	 
	exige especial fim de agir ou elemento subjetivo do injusto.
		
	Claúdio, rico e conhecido usineiro, é surpreendido por fiscais da DRT, que foram alertados mediante denúncia anônima, mantendo trabalhadores rurais em trabalho de 14 horas diárias, com breve descanso de 15 minutos para digerir a pouca ração, que dos mesmos cobra, impedindo-os de sair do local de trabalho. Ouvidos no local, os empregados afirmam consentir com esta situação, em vista de não disporem de outra opção de emprego na região. Ante o exposto assinale a alternativa correta:
		
	 
	Há redução à condição análoga à de escravo, pois o consentimento dos ofendidos é irrelevante para a caracterização do delito.
	
Em relação ao crime de furto (CP, art. 155), assinale a alternativa correta:
		
	 
	aquele que furta bens de seu ascendente com 60 anos de idade, não poderá ser beneficiado por nenhuma das escusas absolutórias do art. 181do Código Penal.
	André, maior de idade, capaz, visando subtrair bens deixados no interior de um veículo automotor estacionado em frente a sua residência, durante a madrugada, arrombou um vidro lateral do automóvel, nele ingressou e subtraiu objetos de seu interior. Tendo encontrado a chave reserva no interior do veículo, André levou o carro, mas foi interceptado pela polícia, horas depois, em cidade vizinha, próximo à divisa do estado. À luz da legislação e da doutrina penal referentes aos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta a respeito da situação hipotética acima apresentada.
		
	 
	Os fatos narrados na situação apresentada ajustam-se ao tipo de furto consumado.
		
	
	Israel, com 18 anos de idade, na companhia de seu amigo Paulo, com 22 anos de idade, furtou R$500,00 (quinhentos reais) da carteira do avô de Israel, seu Valmir, que na data do furto tinha 62 anos de idade. A respeito da responsabilização penal dos autores da conduta criminosa, é correto afirmar:
		
	 
	Israel responderá pelo delito de furto qualificado, assim como seu amigo Paulo, sendo que não haverá isenção de pena para qualquer um dos agentes.
		
	
	Em relação ao crime de apropriação indébita é correto afirmar que a conduta do agente configura:
		
	 
	inicialmente a posse da coisa alheia ocorre de boa fé e, posteriormente, há a inversão do animus sobre ela, apropriando-se do bem
	
Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta em relação aos crimes contra o patrimônio: I- Se a coisa obtida pelo delito de Extorsão for de valor ínfimo, aplica-se o princípio da insignificância, absolvendo o agente, uma vez que não há lesividade, e, consequentemente tipicidade material. II- No Estelionato praticado mediante emissão de cheque sem provisão de fundos, caso o agente pague o valor nominal deste até o recebimento da denúncia, terá a sua punibilidade extinta. III- O Crime de Extorsão Mediante Seqüestro é considerado Crime Hediondo em todas as suas modalidades, haja ou não a morte da vítima. IV- Agente que, ao adentrar em domicílio alheio por via anormal após cavar um túnel subterrâneo, subtrair coisa alheia móvel, responderá por furto qualificado pela escalada. V- O crime de Extorsão é considerado Material, consumando-se com a efetiva obtenção da vantagem econômica.
		
	 
	I, II e III estão corretas
	Brito, batedor de carteira profissional, prometeu à sua namorada Belízia que lhe daria uma jaqueta de couro de presente de aniversário. Não tendo dinheiro para comprar a referida jaqueta, decide ¿arranjar uma semi-nova¿. Aproveitou-se de um dia de domingo frio e chuvoso e saiu à procura de um casaco esquecido dentro de qualquer carro e escolheu, para tanto, um local turístico:o estacionamento da feira de artesanato de Caruaru (PE). Algumas horas após, Brito encontrou um veículo Focus com uma jaqueta no banco de trás do carro. Decidido a subtrair a jaqueta, Brito quebra o vidro do carro com uma pedra e sai correndo levando a res furtiva. Ante o exposto, Brito deverá responder pelo crime de furto:
		
	 
	qualificado pelo rompimento de obstáculo.
	Jorgina de Freitas, com o objetivo de conseguir dinheiro, sequestra Mário, um jovem cego. No momento em que estava escrevendo um bilhete para a família de Mário, estipulando o valor do resgate, Jorgina fica sabendo, pela própria vítima, que sua família não possui dinheiro algum. Desta forma, ao verificar que não conseguiria obter qualquer ganho, ela desiste da realização do crime e coloca o jovem dentro de um ônibus, orientando-o a descer do coletivo em determinado ponto. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Jorgina de Freitas deve responder pelo delito de extorsão mediante sequestro em sua modalidade consumada.
		
	
	
	Assinale a opção correta acerca dos crimes contra a honra:
		
	 
	Caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída. Caracterizado o delito de injúria, o juiz pode deixar de aplicar a pena, no caso de retorção imediata, que consista em outra injúria.
	
	Considerando a hipótese de um indivíduo ter sido denunciado e condenado pelo crime de homicídio, assinale a opção correta em relação às regras referentes à substituição da pena. (CESPE / TRE/GO Analista Judiciário/ 2009. Modificada)
		
	 
	Se o crime for culposo, o réu terá direito à substituição da pena privativa de liberdade, ainda que o crime tenha sido cometido com violência à pessoa.
		
	
Aldo (25 anos), Claudio (15 anos) e Patricia (19 anos) se uniram, em janeiro de 2014, para cometer crimes de roubo. O intuito era que a organização formada pelos associados jamais se dissolvesse. Os envolvidos chegaram a adquirir alguns objetos que facilitariam as práticas criminosas. Associados há seis meses, mas ainda sem conseguir cometer nenhum roubo, Patricia morreu em virtude de forte pneumonia. Claudio encontra-se foragido. Neste caso é correto afirmar que:
		
	 
	Aldo poderá responder por associação criminosa
	
Ana Catarina é filha de Joana e João. A jovem, de apenas dezoito anos, fica grávida de um ex namorado. Seus pais, em desespero, enviam a filha para o interior, para que ninguém saiba da gravidez. Ao voltar com o filho recém nascido, os avós da criança a registram como se fosse seu próprio filho. Neste caso, João e Joana praticam:
		
	 
	conduta privilegiada de registrar como seu o filho de outrem, conhecida como adoção à brasileira
		
	A respeito dos crimes contra a honra, assinale a opção correta:
	
	
	
	 
	admite-se a exceção da verdade na difamação, se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções;
	
	
	
	Analise assertivas abaixo e assinale a opção correta acerca dos crimes contra o patrimônio: I- O crime de Latrocínio, por ser considerado um crime contra o patrimônio, não é julgado pelo Tribunal do Júri, mas pelo Juiz Singular. II- O sujeito que aponta um revólver para a cabeça da vítima, fazendo com que esta lhe entregue sua carteira com dinheiro, comete crime de Extorsão, visto ter sido o comportamento da vítima útil a subtração. III- No crime de Furto de Coisa Comum, em razão da coisa pertencer a mais de uma pessoa, a Ação Pena será de iniciativa privada. IV- A distinção entre roubo próprio e impróprio reside no momento e finalidade em que o sujeito emprega violência ou grave ameaça contra a pessoa. No primeiro, a violência ou ameaça é exercida antes ou durante a subtração do bem, para subtraí-lo. No segundo, a violência é empregada logo após a subtração, para assegurar a impunidade do crime ou detenção da coisa.
		
	
	
	 
	I e IV estão corretas.
	
	
	
	
		
	
	Acerca dos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.
		
	 
	Quem falsifica determinado documento exclusivamente para o fim de praticar um único estelionato não responderá pelos dois delitos, mas apenas pelo crime contra o patrimônio.

Outros materiais