Buscar

simulado 1 penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As normas penais que determinam a licitude ou a impunidade de certas condutas típicas são denominadas:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	incriminadoras.
	
	
	finais.
	
	
	complementares.
	
	
	permissivas.
	
	
		2.
		Dionísio com dolo de matar Adalto, ex-marido de sua filha e que a abandonara com três filhos após longos anos de relacionamento, nos quais descobriu, posteriormente, que a agredia fisicamente, resolve fazê-lo de forma lenta e que gere excessivo sofrimento à vítima. Desta forma, simula um convite para conversarem a sós sobre os netos em sua casa e, durante a conversa, serve a Adalto uma xícara de café contendo substância soporífera. Tão logo Adalto adormece, Dionísio o arrasta até a casa de máquinas que fica no fundo de seu quintal, o tranca lá em absoluta escuridão e o deixa sem água ou alimentação. Caso logre êxito em sua empreitada criminosa, sua conduta restará incursa no tipo penal do art. 121, §2°, III, do Código Penal. Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	
	em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.
	
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.
	
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	
		3.
		O carro de Alisson percorreu desgovernado acentuado declive, segundos após o condutor estacioná-lo, vindo a atingir Ana, que atravessava a via de trânsito, provocando a sua morte. O juiz condenou Alisson a pena de dois anos de detenção pela prática do crime de homicídio culposo de trânsito (art. 302 da Lei n. 9.503/1997). A defesa recorreu entendendo que a condenação deveria dar-se pelo crime de homicídio culposo do Código Penal (art. 121, § 3). No julgamento do recurso, o respectivo tribunal deferiu o pedido com fundamento no princípio da:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Subsidiariedade.
	
	
	Alternatividade.
	
	
	Especialidade.
	
	
	Tipicidade.
	
	
	Consunção.
	
	
		4.
		XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Presidente da República, diante da nova onda de protestos, decide, por meio de medida provisória, criar um novo tipo penal para coibir os atos de vandalismo. A medida provisória foi convertida em lei, sem impugnações. Com base nos dados fornecidos, assinale a opção correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Não há ofensa ao princípio da reserva legal na criação de tipos penais por meio de medida provisória, pois houve avaliação prévia do Congresso Nacional.
	
	
	Não há ofensa ao princípio da reserva legal na criação de tipos penais por meio de medida provisória, quando convertida em lei.
	
	
	Há ofensa ao princípio da reserva legal, pois não cabe ao Presidente da República a iniciativa de lei em matéria penal.
	
	
	Há ofensa ao princípio da reserva legal, pois não é possível a criação de tipos penais por meio de medida provisória.
	
	
		5.
		À luz da aplicação da lei penal no tempo, julgue as afirmações abaixo relativas ao fato de Osvaldo ter sido processado pelo delito de paralisação de trabalho de interesse coletivo, em janeiro de 2009, supondo que lei, de 10 de janeiro de 2010, tenha abolido o referido crime: I- Caso Osvaldo já tenha sido condenado antes de janeiro de 2010, permanecerá sujeito à pena prevista na sentença condenatória; II- A lei penal não pode retroagir para beneficiar Osvaldo; III- Caso Osvaldo ainda não tenha sido denunciado, não mais poderá sê-lo; IV- Osvaldo será beneficiado pela hipótese da abolitio criminis.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Somente I e III estão corretos.
	
	
	Somente I e IV estão corretos.
	
	
	Somente I está correto.
	
	
	Todos estão corretos.
	
	
	Somente III e IV estão corretos.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais