Buscar

Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os desafios, as possibilidades, os entraves e a importância da avaliação no âmbito escolar.
O que notamos entre estudantes que não aprendem e professores que não ensinam?
Este dilema já vem como um desafio de configurar novos contornos para a escola como instituição pública, de maneira que proporcione meios para que todos os estudantes se beneficiem da escolarização.
Enquanto isso, estudantes das escolas públicas de classes populares seguem com pouco ou nenhum sucesso na vida escolar e suas famílias, apenas vendo mais um fracasso.
O resultado escolar do estudante é absolutamente complexo, e apresentado como efeito de ações individuais, onde não se analisam como fracasso de um projeto.
Pode-se verificar que as condições de escolarização sejam insuficientes e desiguais, os parâmetros que conduzem a aferição dos desempenhos se resultam na qualificação/desqualificação dos sujeitos.
No ensino fundamental com 63% do alunado brasileiro, 6% dos alunos ainda estudam sem energia elétrica, 4% sem esgoto sanitário e 1% sem água. Quanto às condições de oferta com recursos pedagógicos disponíveis, 58% dos alunos do ensino fundamental frequentam escola com biblioteca, 21% com laboratório de ciências, 22% com laboratório de informática. A TV Escola que disponibiliza um canal aos educadores e alunos, apenas 54% dos alunos do ensino fundamental tem acesso.
A experiência do fracasso escolar não se constitui como a ausência de conhecimento, como o discurso dominante pretende fazer crer, embora negue conhecimentos importantes para a luta pela liberdade também permite aprendizagens relevantes.
Um compromisso com uma escola para todos, nos desafia a percorrer caminhos desconhecidos, onde podemos cometer os erros mais previsíveis.
A escola encontra muitos desafios, quando a ela se tem os “condenados da terra” em uma expressão de Fanon e de Freire.
Não sei se sabemos quais são esses desafios, ou se os desafios são o que temos que enfrentar. Ou ainda quais são os desafios que existem, fundamentais aos quais não conseguimos reconhecer.
A avaliação que é baseada no diálogo pode ser um dos elementos para uma melhor compreensão dos percursos a trilhar.

Outros materiais