Buscar

Linguística Aplicada - “O PAPEL DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NA ANÁLISE DE GÊNEROS: DIFERENTES VERS ES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguística Aplicada - “O PAPEL DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NA ANÁLISE DE GÊNEROS: DIFERENTES VERSÕES”
Anne katherine Maciel De Carvalho Barbosa 
Quando se fala de propósito comunicativo podemos pensar na usabilidade que ele tem como um critério importante na análise de gêneros e, não só na sua função mas também na sua estrutura. O que define o gênero textual é o propósito, independente da forma do gênero, pois ao fazermos o uso da linguagem estamos fazendo o uso dos gêneros, mesmo que de forma inconsciente. Dessa forma, é que é possível nós nos comunicarmos verbalmente, os gêneros são mediadores dessa comunicação, servindo na nossa socialização, sendo assim importantes para estudarmos e entendermos como o propósito pode influenciar não só na nossa comunicação, mas relacionado aos gêneros. 
Swales alinha-se a Miller (1984) e leva em conta o contexto do discurso, Miller propõe uma abordagem do gênero não pela sua forma, mas pela ação social. Um texto que preenche uma determinada função discursiva, tendo como alvo o receptor, por exemplo, é caraterizado como persuasivo, segundo Swales. Ou seja, o uso dos gêneros diariamente pode provocar várias mudanças tanto na estrutura como no propósito. Propósito e forma acabam se interligando, ajudando na identificação cada gênero. Dessa forma, tanto o propósito comunicativo, quanto a forma são importantes e os dois trabalham juntos, sendo definidores dos gêneros.
O que conduz a interação por meio da língua é o propósito comunicativo dentro da comunidade discursivas, servindo de base para a identidade do gênero.

Outros materiais