Buscar

estagio obrigatorio 3

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em educação física
LARISSA MARIELLY DIAS DOS SANTOS
RERR
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III- 150 horas
Anápolis – GO
2017
LARISSA MARIELLY DIAS DOS SANTOS
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório III. Professores: Paulo Marcelo Pirolli, Profs. Ms Túlio B. M. A. Moura, Dnda Eloise W. Almeida, Ms. Tiago Viana Camata, Ms. Mario Carlos W. Balvedi, Dr. Márcio Teixeira.
Anápolis- GO
2017
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Razão Social: Conselho Escolar Edivânia Golçalves da Silva
CNPJ : 00678735000179
Telefone: (62)3359-1171
Endereço: RUA MANOEL MIGUEL SIVA Número 263 JESÚPOLIS-GO
Cidade: Jesúpolis UF GO CEP: 75495-000
Representante: Terezinha Rodrigues Braga Bessa Cargo: Diretora
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA ESCOLA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Colégio Estadual Cândido Dias
Endereço: RUA MANOEL MIGUEL SIVA Número 263 Centro
Órgão mantenedor: Federal () Estadual (x) Municipal ( ) Particular ()
Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite (x)
Séries ofertadas: 6º ao 9º(Ensino Fundamental) 1º ao 3º ( Ensino Médio)
Número de alunos: 350
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos
Salas de aula (8) 
Secretaria (1)
Pátio interno (1)
Pátio externo (0)
Quadra coberta ( ) Quadra aberta (x)
Refeitório (0)
Cozinha (1)
Sanitário feminino (2)
Sanitário masculino (2)
Sanitários para professores (1)
Biblioteca (1)
Sala de vídeo e TV (1)
Sala de leitura (1)
Laboratórios (1) 
Materiais:
Tipo e quantidade dos materiais usados nas aulas de educação física:
Bolas de Vôlei (x) quantas: quatro
Bolas de Futsal (x) quantas: cinco
Bolas de Handebol (x) quantas: uma
Bolas de Basquete (x) quantas: uma
Bolas de Borracha (x) quantas: três
Rede de Vôlei (x) quantas: duas
Arcos / Bambolês (x) quantas: 15
Cordas pequenas (x) quantas: duas
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
Cordas grandes (x) quantas: um
Colchonetes (x) quantos: 75
Colchões () quantos: zero
Cones (x) quantos; 10
Bastões (x) quantos: dois
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores: 01
Número de Professores de Educação Física: 01
Corpo docente – número de professores: 10
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro): número: não possui.
PLANOS DE AULA DE OBSERVAÇÃO
	PLANO DE AULA NÚMERO 1
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 04/ 09/ 17
	Horário: 07:00hr
	Ano:3ºano Turma: “A”
	Nº de alunos: 30
	Tema da aula:Dança
	Conteúdo: Composição e apresentação coreográficas a partir de músicas eruditas e populares;
	Objetivo: 
- Interessar-se por uma abordagem histórica das múltiplas variações da cultura corporal, enquanto objeto de pesquisa e área de interesse social vinculada ao mundo do trabalho, de modo ainserí-la nesse mundo como elemento humanizador das relações de trabalho. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 
Data show, som, pen drive.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: A professora iniciou a aula explicando que hoje apresentariam a ultima atividade do semestre relativa às danças que vieram estudando em sala de aula. Ela explicou que eles analisaram diferentes tipos de danças e que nesta aula como fechamento do bimestre, os alunos foram divididos em 5 grupos e hoje cada grupo irá apresentar sobre um tipo de dança, sua história, influências e apresentarão algo coreográfico dela. Cada grupo teria 20 minutos para se apresentar.
Atividade 2: Os alunos se organizaram com todos seus materiais e componentes para iniciar as apresentações. O primeiro grupo, composto por 5 alunos falaram sobre o Jazz. Explicaram que o Jazz é uma dança basicamente de improviso, que nasceu da cultura negra e surgiu nos E.U.A. em Nova Orleans no final do século passado. Seu trabalho foi apresentado com auxílio do data show e computador. Ao final dançaram o trecho da música “ Nobody´sPerfect Jazz” da Jessie J.
O Segundo grupo falou sobre a Dança de Rua e era composto por 5 alunos. No data show explicaram que a dança de rua surgiu na época de uma grande crise econômica dos E.U.A. em 1929, quando os músicos e dançarinos de cabaré foram para as ruas fazer apresentações para ganhar a vida. Depois ficou famosa com James Brownem 1967. Ao final alguns integrantes dançaram um pouco da música “Down on Me” 50 Cent.
O terceiro grupo com apenas 3 alunos, pois faltaram integrantes na aula, falaram sobre a dança de salão. Explicaram que era uma dança praticada apenas por casais da corte e surgiu no século XIV na Inglaterra e se popularizou entre as classes sociais em 1820, chegando no Brasil em 1914.
	Avaliação:Até o atual momento da aula os objetivos estavam perfeitamente claros e estavam sendo alcançados, já que os grupos estavam apresentando de forma clara sobre cada tipo de dança estudada ao longo do bimestre.
	PLANO DE AULA NÚMERO 2
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 04/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:2º ano Turma: “A”
	Nº de alunos: 30
	Tema da aula:Dança
	Conteúdo:Composição e apresentação coreográficas a partir de músicas eruditas e populares;
	Objetivo: - Interessar-se por uma abordagem histórica das múltiplas variações da cultura corporal, enquanto objeto de pesquisa e área de interesse social vinculada ao mundo do trabalho, de modo a inserí-la nesse mundo como elemento humanizador das relações de trabalho. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:
Data Show, som, Pen drive.
	Procedimentos didáticos:
Como os planos de aulas geminadas devem ser divididos a cada uma hora, a continuação da aula anterior está aqui.
Atividade 2: O grupo de dança de salão, como não quis dançar, apresentou um vídeo sobre essa dança com a coreografia chamada “ Embolada”.
O quarto grupo, formado apenas por meninos apresentaram sobre o Hip Hop, explicando inicialmente que ele surgiu na década de 70, na cidade de Nova York, criado pelos latino- americanos e Jamaicanos. Ao final fizeram uma coreografia de Hip Hop.
O quinto e último grupo não estava pronto e nem completo, mas como a exigência da professora era para a aula de hoje, duas alunas se dispuseram a falar o que tinham preparado, estando sem materiais para apresentar. Falaram pouco sobre o Axé, explicando que ele surgiu no Brasil, mais especificamente na Bahia durante o Carnaval de Salvador. O Axé vem de várias misturas de ritmos, como o reggae, merengue e forró. Como improviso, apresentaram a coreografia da música “ Sorte Grande” de Ivete Sangalo.
Atividade 3: A professora deu a devolutiva aos grupos, sobre como foram as apresentações, o que ela acha que deveria melhorar e parabenizou os alunos.
	Avaliação:Os objetivos foram parcialmente alcançados, já que o último grupo não estava preparado e faltaram muitos de seus integrantes, porém no geral as apresentações foram boas, com riqueza na pesquisa. 
	PLANO DE AULA NÚMERO 3
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 05/ 09/ 17
	Horário: 09:00hrs
	Ano:1º ano Turma: “C”
	Nº de alunos: 19
	Tema da aula:Dança
	Conteúdo: Composição e apresentações coreográficas.
	Objetivo: Ser capaz de reconhecer e valorizar o tempo livre como tempo imprescindívelà formação de valorizar a vivência práticas humanizadoras e saudáveis sejam individuais ou coletivas.
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:Som, espaços livres da escola.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: A professora iniciou a aula explicando que na aula de hoje fariam uma espécie de revisão sobre os tipos de dança que estudaram ao longo do bimestre de um modo diferenciado. Os alunos deveriam montar grupos de4 ou 5 pessoas e ela sortearia um nome de uma música para cada grupo que teria cerca de 30 minutos para compor uma coreografia simples de acordo com os movimentos de cada dança e apresentar ao final daquela aula. As danças sorteadas foram Dança de rua, Hip Hop, Axé, Samba e Dança Criativa e a professora já havia levado as músicas para cada tipo de dança.
Atividade 2: Os alunos se espalharam por espaços da escola onde poderiam usar o som, televisão ou computador para ensaiar. Alguns grupos trocaram a dança sorteada entre si, com a autorização da professora. Eles gastaram cerca de 40 minutos para conseguir compor algo interessante para apresentar. Enquanto ensaiavam a professora sempre se deslocava até onde os alunos estavam para verificar se estava tudo bem, já que estavam espalhados pela escola.
	Avaliação:Os objetivos até o atual momento estavam sendo atingidos, já que os alunos estavam empenhados em seus ensaios.
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 05/ 09/ 17
	Horário: 10:00hrs
	Ano:1º ano e 2º ano Turma: “C e B”
	Nº de alunos: 19 (1º ano) e 17 (2º ano)
	Tema da aula: Dança (1º ano) e Dança (2º ano) 
	Conteúdo:Composição e apresentações coreográficas. (1º ano)
Possibilidades corporais de portadores de necessidades especiais. (2º ano)
	Objetivo: Ser capaz de reconhecer e valorizar o tempo livre como tempo imprescindível à formação de valorizar a vivência práticas humanizadoras e saudáveis sejam individuais ou coletivas. (1º ano) 
 Compreender até que ponto a mídia condiciona a as danças, as manifestações artísticas e como estas manifestações se refletem na sociedade. (2º ano)
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: recursos humanos, som (1º ano)
Data show, cartazes, computador (2º ano)
	Procedimentos didáticos:
 Esclarecimento importante: Devido ao modo como as aulas são distribuídas no ensino médio, as trocas de sala ocorrem a cada 50 minutos, a não ser que haja aulas germinadas e na descrição aqui no relatório é necessário um plano de aula para cada hora, portanto alguns relatórios constarão o final de aula de umas salas e início de outras.
Atividade 2 ( 1º ano) : No retorno para a sala de aula, os alunos se organizaram para realizar as apresentações. Foi um pouco tumultuado pelo escasso tempo de preparação, mas no geral o resultado foi de bom nível.
Atividade 3 ( 1º ano) A professora realizou a devolutiva das apresentações para os alunos, explicando a importância do conhecimento cultural a cerca de danças e como podem ser uma atividade saudável nos tempos livres. Às 15:25 a professora se deslocou para a sala do 2º ano.
Atividade 1 ( 2º ano) : Ao chegar na sala do 2º a professora se organizou, realizou a chamada e explicou que hoje seriam as apresentações dos trabalhos. Os alunos também viram sobre as danças neste bimestre e sobre como a mídia as impõe, como a erotização do corpo em certos tipos de dança. Ela relembrou com eles sobre o fato da exclusão de pessoas deficientes de práticas de dança e que este seria o tema do trabalho que deveriam apresentar. 
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, pois os alunos realizaram a caminhada, compreendendo-a como um tipo de atividade física importante para manutenção da saúde.
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 05/ 09/ 17
	Horário: 07:00hrs
	Ano:2º ano Turma: “B”
	Nº de alunos: 17
	Tema da aula:Dança
	Conteúdo: Possibilidades corporais de portadores de necessidades especiais;
	Objetivo: Compreender até que ponto a mídia condiciona a as danças, as manifestações artísticas e como estas manifestações se refletem na sociedade. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data show, cartazes, som.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 2: Haviam 3 grupos de alunos para apresentar os trabalhos. Todoshaviam pesquisado sobre as possibilidades corporais que diferentes pessoas com deficiências físicas possuem ao praticar a dança. Inicialmente os grupos se organizaram e entregaram o trabalho escrito para a professora antes de iniciar as apresentações. Cada grupo deveria apresentar com cerca de 20 minutos, usando slides e um cartaz. Os alunos falaram sobre o preconceito com os portadores de necessidades especiais, o esforço que fazem para se inserirem na sociedade e suas vitórias através da dança. O que chamou a atenção em um dos grupos, foi sobre a história do dançarino Luca Patuelli, muito famoso por possuir não possuir movimentos nos membros inferiores e dançar hip hop usando muletas. 
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, pois por meio dos trabalhos apresentados foi possível perceber a reflexão que os alunos puderam fazer a cerca de como a dança reflete na sociedade, principalmente por meio da mídia que exclui uma parcela da população.
	PLANO DE AULA NÚMERO 6
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 05/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:2º e 3º ano Turma: “B e B”
	Nº de alunos: 17 (2º ano) 22 (3º ano)
	Tema da aula: Dança (2º ano) e Dança (3º ano) 
	Conteúdo: Possibilidades corporais de portadores de necessidades especiais (2º ano)
Influência da Mídia sobre o corpo do adolescente (3º ano)
	Objetivo:Compreender até que ponto a mídia condiciona a as danças, as manifestações artísticas e como estas manifestações se refletem na sociedade. (2º ano)
 Reconhecer e problematizar o quanto a erotização observável em algumas formas de dança, se tornaram um produto de consumo do público jovem. (3º ano)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data Show Cartazes, som (2º ano)
Data Show, computador.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 3 ( 2º ano ) : A professora realizou a devolutiva dos trabalhos aos alunos, explicando que ficou muito satisfeita com os resultados, sobre o modo como refletiram a cerca da dança para as pessoas deficientes e a organização dos trabalhos. Às 17:05 se deslocou para a sala do 3º ano.
Atividade 1 ( 3º ano) : Ao entrar na sala a professora se organizou, realizou a chamada e questionou aos alunos se todos os trabalhos estavam prontos para a apresentação. A professora explicou ao estagiário que um dos eixos temáticos sobre dança é sobre a erotização do corpo, principalmente de adolescentes em alguns tipos de dança e hoje os alunos apresentariam trabalhos a cerca disso.
Atividade 2: Os alunos se organizaram, pois tinham pouco tempo para se apresentar. Observando os trabalhos, notou-se que falaram muito sobre o funk e o Axé que no Brasil tem erotizado o corpo dos jovens, não só com letras de músicas, mas com o tipo de dança praticada. Mostraram vídeos e discutiram a cerca de como a mídia tem tratado tal fato de modo natural. Um dos grupos não conseguiu apresentar por falta de tempo e ficou para a próxima aula.
Atividade 3: A professora pediu para que os alunos se organizassem, deu a devolutiva rápida dos trabalhos apresentados e os alunos foram liberados.
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, pois os alunos apresentaram bonstrabalhos a cerca do tema estudado e mostraram compreensão a cerca do assunto.
	PLANO DE AULA NÚMERO 7
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 09:00hrs
	Ano:3º ano Turma: “A”
	Nº de alunos: 30
	Tema da aula:Luta: Capoeira, Judô, karatê e outras.
	Conteúdo: Prática indiscriminada das lutas e violência;
Brincadeiras lúdicas com elementos das lutas;
	Objetivo: 
- Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados; agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 
Quadro, giz, data show, recursos pessoais.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: A professora iniciou a aula realizando a chamada e explicando que hoje iniciarão o 4º bimestre e que estudarão sobre as lutas: Capoeira, Judô, Karatê e outras. Hoje verão sobre como o uso indiscriminado dessas lutas pode gerar a violência quando não são compreendidas como esporte e são utilizados por pessoas praticantes de modo errado.
Atividade 2: A professora inicialmente passou alguns vídeos sobre uso indiscriminado de lutas que acabam gerando violência. Inicialmente mostrou um vídeo em que um instrutor de box atinge seu aluno com vários socos no rosto sem permitir que ele se defenda, gerando um tipo de violência. Fez com que os alunos refletissem sobre a diferença da luta com a violência em si: Na luta há a técnica, as regras e na violência não há regras a serem seguidas, há um desequilibro social. No quadro a professora passou um pequeno texto que falava sobre tais diferenças da luta no contexto escolar e da luda usada para a violência.
Atividade 3: A professora dividiu a sala em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre um tipo de luta, montar slides e apresentar na próxima aula. 
	Avaliação:Até o atual momento da aula os objetivos estavam sendo cumpridos, pois os alunos estavam compreendendo sobre o uso indiscriminado das lutas para a violência.
	PLANO DE AULA NÚMERO 8
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 10:00hrs
	Ano:1º ano Turma: “A”
	Nº de alunos: 30
	Tema da aula:Luta: Capoeira, Judô, karatê e outras.
	Conteúdo: Prática indiscriminada das lutas e violência;
Brincadeiras lúdicas com elementos das lutas;
	Objetivo: 
- Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados; agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 
Quadro, giz, data show, recursos pessoais.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 4: Os alunos se posicionaram na quadra da escola para realizarem alguns jogos e brincadeiras lúdicas baseadas em movimentos de lutas. A professora realizou as seguintes atividades:
ATIVIDADE 1 : MÃE COLA AMERICANO
Foi utilizada esta brincadeira para aquecimento, onde o grupo  fugia de um aluno que tinha por objetivo tocar os indivíduos, e assim colá-los, fazendo com que ficassem parados no lugar com as pernas afastadas. Para ser descolado alguém deveria passar por baixo das pernas deste. 
ATIVIDADE 2: MÃE COLA CAPOEIRA:
Nesta atividade os alunos teriam que fazer igual a brincadeira anterior, mas agora onde quem for colado devera ficar em posição de ''cocórinha'' e para descolar bastava outro colega fazer uma meia lua de frente sobre este. Nesta atividade trabalhou-se fundamentos de defesa e ataque.
ATIVIDADE 3: SUMOZINHO.
 Nesta atividade os alunos formavam duplas que ficavam dentro de um espaço delimitado, um pequeno quadrado, e ao sinal do professor deveriam tentar, empurrando o ombro ou cintura, deslocar seu parceiro para fora deste espaço. Nesta atividade pode ocorrer variações como: no início da atividade, permitir que apenas 1 pé permaneça dentro do quadrado; ou então tentar fazer com que o companheiro toque as costas no solo também
ATIVIDADE 3 : BRIGA DE GALO.
Nesta atividade formam-se duplas, que deverão posicionar-se agachados tocando o chão apenas com os pés. O objetivo é derrubar sua dupla, fazer com que ela perca o equilíbrio e toque o solo com outras partes de seu corpo.
Atividades disponíveis no link: 
http://lutadb.blogspot.com.br/2012/08/atividades-de-lutas-2108-inicio-da-aula.html
Atividade 5: A professora organizou os alunos em sala, fez um diagnóstico do que aprenderam com as brincadeiras e os liberou.
	Avaliação:Os objetivos foram alcançados, os alunos aprenderam sobre as lutas, realizaram movimentos corporais referentes a algumas delas.
PLANOS DE AULA DE COPARTICIPAÇÃO
	PLANO DE AULA NÚMERO 1
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 07:00hrs
	Ano: 2ºano Turma: “C”
	Nº de alunos: 19
	Tema da aula:Luta
	Conteúdo:Origem, contextualização histórica e classificação;
Brincadeiras lúdicas com elementos das lutas
	Objetivo: Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somados aos seus valores.
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:data show, quadro, giz, recursos humanos.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: A professora realizou a chamada dos alunos e explicou que hoje se inicia o conteúdo do 4º bimestre que será sobre lutas, mais especificamente a capoeira que é uma luta brasileira. Ela explicou aos alunos que a capoeira foi criada no século 17 por escravos africanos que foram trazidos para o Brasil durante a escravidão. É uma luta que luta, musicalidade e dança. Os negros africanos a utilizavam não apenas como distração, mas como técnica de combate para fugir da escravidão e se rebelar contra os portugueses. Alguns vídeos foram mostrados para melhor compreensão dos alunos a cerca dessa luta.
Atividade 2: A professora explicou que para compreenderem mais sobre a capoeira, dividiria a sala em grupos para que cada um pesquisasse um eixo da história dessa luta e apresentassem na aula do dia 20 de Outubro. Os temas sorteados foram: Surgimento da capoeira, Quem foi mestre Bimba?, A capoeira nos Quilombos e Movimentos da capoeira.
Atividade 3: A professora passou agora a reponsabilidade para o estagiário de desenvolver as próximas atividades. Os alunos foram levados para a quadra da escola sob a orientação do estagiário e lá se organizaram para a aula prática.
	Avaliação:Os objetivos até o atual momento estavam sendo atingidos, os alunos estavam participando da aula com questionamentos e opiniões a cerca do que conheciam sobre a capoeira.
	PLANO DE AULA NÚMERO 2
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:1º ano e 2º ano Turma: “C e B”
	Nº de alunos: 19 (1º ano) e 17 (2º ano)
	Tema da aula:Lutas (1º ano) e Lutas (2º ano) 
	Conteúdo: Origem, contextualização histórica e classificação; (1º ano)
Brincadeiras lúdicas com elementos das lutas (1º ano)
Judô: A prática do caminho suave (2º ano)
	Objetivo: Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somada aos seus valores. (1º ano)
Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados. (2º ano)agogiade aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data show, quadro, giz, recursos humanos (1º ano)
Data show, Quadro, giz, computador (2º ano)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 4: Na quadra, o estagiário realizou uma roda de capoeira simples com os alunos, ensinando o nome de alguns movimentos e como deveriam ser executados. Com o auxílio da professora regente trabalhou algumas atividades lúdicas que envolviam golpes de capoeira:
  Desenhado no chão pelo espaço vários Triângulos, com o intuito de realizar a ginga ou golpe do capoeira pisando com os pés na base.  Foram desenhados triângulos no chão que seria os Quilombos onde os capoeira estavam escondidos, e que nesse quilombo os capoeira dançavam.
 A professora pediu para que eu explicasse como era a dança do capoeira (ginga), colocando um pé de cada lado da base do triangulo e ao som da musica teria que colocar o pé atrás e de volta a base fazendo assim a ginga.
    Após já terem entendido a começamos a realizar golpes da capoeira (a cocorinha e a meia lua), então ainda no triangulo desenhado no chão mais agora em pares frente a frente, mostrei a eles que um teria que fazer o golpe da capoeira (meia lua) e o outro teria que se defender (cocorinha), sendo que seria apenas para imitarem os golpes.
Às 15h25min fomos para a sala do 2º ano.
Atividade 1: Ao chegar na sala a professora se organizou e realizou a chamada. Explicou aos alunos que se iniciaria hoje o 4º Bimestre e que estudariam sobre lutas, iniciando hoje pelo judô. Antes de iniciar a aula, a professora solicitou que eu distribuo-se aos alunos um texto chamado: Judô: A prática do caminho suave.
	Avaliação:Os objetivos da turma do 1º ano foram atingidos, foi possível refletir sobre a capoeira e conhecer alguns de seus movimentos e golpes. Quanto aos objetivos do 2º ano, ainda foi relatado o início da aula.
	PLANO DE AULA NÚMERO 3
 Observação xCoparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 09:00hrs
	Ano:2º ano Turma: “B”
	Nº de alunos: 17
	Tema da aula:Lutas
	Conteúdo:Judô: A prática do caminho suave
	Objetivo:Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:
Data show, Quadro, giz, computador
	Procedimentos didáticos:
Atividade 2: Com o auxílio do data show, a professora solicitou que eu lesse o texto juntamente com os alunos e fosse explicando um pouco sobre o judô juntamente com ela. Os alunos participaram bastante da aula e tiraram dúvidas sobre como o judô foi criado e quem foi seu fundador. Foi explicado também o que é o dojô neste tipo de luta.
	Avaliação:Até o atual momento da aula a professora conversou com os alunos sobre a história do judô por meio da leitura do texto e pôde-se perceber que os alunos estavam compreendendo e se mostravam interessados sobre a luta.
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 Observação XCoparticipação Intervenção
	Data: 06/ 09/ 17
	Horário: 10:00hrs
	Ano:2º e 3º ano Turma: “B e B”
	Nº de alunos: 17 (2º ano) 22 (3º ano)
	Tema da aula: Luta (2º ano) e Luta: Luta: Capoeira, Judô, Karatê e outras(3º ano) 
	Conteúdo: Judô: A prática do caminho Suave (2º ano)
Prática indiscriminada das lutas e violência; (3º ano)
Brincadeiras lúdicas com elementos das lutas; (3º ano)
	Objetivo: Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados. (2º e 3º ano)
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data Show, Quadro, Giz, computador; (2º ano)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 3 ( 2º ano ) : A professora realizou juntamente com o estagiário algumas demonstrações de golpes do judô para que os alunos pudessem repetir.
Às 17:05 minutos nos deslocamos para a sala do 3º ano
Atividade 1: A professora explicou que hoje seria o início do 4º Bimestre e que veriam sobre diversos tipos de lutas. Explicou que hoje iriam refletir sobre a prática errada das lutas e da violência.
Atividade 2: A professora aplicou a mesma aula que fez com o 3º ano matutino, passando vídeo explicativos sobre a violência nas lutas, a falta de regras na violência e a diferença entre lutas e violência. O estagiário participou dos debates sobre esse assunto, dando exemplos aos alunos. Um dos alunos precisou ser retirado da sala por estar causando tumulto e atrapalhando a atividade.
Atividade 3: Ao final a professora dividiu a sala em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar sobre um tipo de luta, montar slides e apresentar na próxima aula.
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, pois foi possível transmitir aos alunos um pouco sobre a diferença da luta com técnica e da violência por meio do uso indiscriminado da luta.
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 11/ 09/ 17
	Horário: 07:00hrs
	Ano: 1ºano Turma: “C”
	Nº de alunos: 19
	Tema da aula:Luta
	Conteúdo:A capoeira enquanto jogo popularmente praticado e seus significados;
Elementos técnicos da capoeira.
	Objetivo: Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somada aos seus valores.
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:data show, quadro, giz, recursos humanos, quadra de esportes.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: A professora realizou a chamada dos alunos. Explicou que hoje veria mais um pouco da história da capoeira e seus significados. No data show os alunos assistiram a um vídeo que conta a história da capoeira e seus significados para que pudessem compreender a capoeira como um jogo popular e de riqueza cultural. No vídeo foi retratado sobre o N`golo, que é o jogo da zebra que significava um ritual para a vida adulta, onde o vencedor poderia escolher uma moça da tribo para casar, mas no Brasil esse ritual foi proibido. O N´golo se tornou uma brincadeira dos filhos dos escravos, se tornando o Jogo de Angola e mais tarde a capoeira. Este vídeo se encontra no link https://www.youtube.com/watch?v=nngZA7wDS3I . Para que os estagiário pudesse fazer sua coparticipação este vídeo foi assistido antes e depois que os alunos viram o vídeo foi realizada uma roda de discussão.
Atividade 2: O segundo vídeo apresentado pela professora foi dos elementos técnicos da capoeira, onde seus movimentos eram mostrados juntamente com seus nomes. O vídeo se encontra no link https://www.youtube.com/watch?v=MF3VcmCCgzY. 
	Avaliação:Os objetivos até o atual momento estavam sendo atingidos, os alunos mostraram bastante interesse em relação à história da capoeira e seus significados durante a roda de conversa e ficaram bastante ansiosos para praticar os movimentos da capoeira como uma herança cultural muito rica.
	PLANO DE AULA NÚMERO 6
 Observação x Coparticipação Intervenção
	Data: 11/ 09/ 17
	Horário: 14:45às 15:45
	Ano:1º ano e 2º ano Turma: “C e B”
	Nº de alunos: 19 ( 1º ano) e 17 (2º ano)
	Tema da aula:Lutas ( 1º ano) e Lutas ( 2º ano) 
	Conteúdo: A capoeira enquanto jogo popularmente praticado e seus significados;( 1º ano)
Elementos técnicos da capoeira. (1º ano);
Movimento específico ( ataques e defesas) e sequenciais na luta ( 2º ano)
	Objetivo:Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somadas aos seus valores.(1º ano)
Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs (2º ano)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:data show, quadro, giz, recursos humanos, quadra de esportes. (1º ano)
Data show, Quadro, giz, computador ( 2º ano)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 3 (1º ano) : O estagiário realizou uma roda de capoeira onde ensinou os golpes técnicos dessa luta e seus respectivos nomes. Os alunos acharam a aula muito interessante e houve grande empenho e participação. Algumas alunos não queriam participar inicialmente por vergonha, mas acabaram se envolvendo também e arriscaram alguns golpes ensinados pelo estagiário.
Às 15: 25 minutos a professora e o estagiário se deslocaram para a sala do segundo ano. 
Atividade 1 ( 2º ano): A professora chegou na sala, realizou a chamada com os alunos e se organizou para lhes mostrar um vídeo sobre a história do judô. Os alunos assistiram a uma documentário chamado “ Documentário completo Kodokan O caminho do judô”, presente no link https://www.youtube.com/watch?v=spTnupoHNWg . Depois do documentário foi feita uma pequena reflexão sobre o que foi visto.
	Avaliação:Os objetivos da turma do 1º ano foram atingidos, foi possível refletir sobre a capoeira e conhecer alguns de seus movimentos e golpes. Quanto aos objetivos do 2º ano, ainda foi relatado o início da aula.
PLANOS DE AULA DE INTERVENÇÃO
	PLANO DE AULA NÚMERO 1
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 11/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:2º ano Turma: “B”
	Nº de alunos: 17
	Tema da aula:Lutas
	Conteúdo:Movimento específico ( ataques e defesas) e sequenciais na luta
	Objetivo:Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:
Data show, Quadro, giz, computador
	Procedimentos didáticos:
Atividade 2: Após o vídeo os alunos foram encaminhados para a quadra pelo estagiário onde foram realizados alguns movimentos de ataque e defesa no judô. Como tais movimentos possuem nomes bastante diferentes, foram pesquisados o significado destes nomes no link http://www.judopiaui.com.br/apostila.htm#Ukemi, onde cada movimento está sendo explicado. Foram praticados movimentos como Oh- soto- otoshi e também posições importantes para iniciantes de Judô e tipos de queda no Judô, sendo um pouco de cada coisa. A Professora regente auxiliou o estagiário quando necessário.
	Avaliação:Até o atual momento da aula os objetivos estão sendo atingidos, os alunos conheceram mais sobre a história do Judô e alguns movimentos de ataque e defesa.
	PLANO DE AULA NÚMERO 2
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 11/ 09/ 17
	Horário: 09:00hrs
	Ano:2º e 3º ano Turma: “B e B”
	Nº de alunos: 17 (2º ano) 22 (3º ano)
	Tema da aula: Luta (2º ano) e Luta: Luta: Capoeira, Judô, Karatê e outras (3º ano) 
	Conteúdo: Movimento específico ( ataques e defesas) e sequenciais na luta; (2º ano)
Ética e valores humanos (3º ano)
	Objetivo: Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs. (2º ano)
Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados. (3º ano)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data Show , Quadro, Giz, computador; (2º ano)
Data show, som, computar, quadro, giz.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 3 ( 2º ano ) : Ao final da atividade na quadra da escola, retornamos para a sala de aula onde realizei juntamente com os alunos uma avaliação do que foi realizado na aula, se compreenderam o conteúdo e o que acharam de tudo visto.
Às 17:05 minutos nos deslocamos para a sala do 3º ano
Atividade 1: A professora explicou me explicou anteriormente que eu iria avaliar os trabalhos das apresentações de hoje e portanto, deveria saber sobre o assunto que iriam falar. Ao chegar na sala, pedi para que os alunos se organizassem para iniciar as apresentações. As lutas eram Judô, Karatê, Capoeira e JiuJitsu.
Atividade 2: Os alunos iniciaram as apresentações com o auxílio do data show. O primeiro grupo foi o de Judô, que apresentou seu surgimento, fundador, significados e alguns golpes. Foi um trabalho bem elaborado, embora um de seus integrantes tenha demonstrado dificuldades quanto ao conteúdo. Ao final do trabalho fiz algumas observações quanto à apresentação.
O segundo grupo falou sobre a capoeira, sua história, surgimento, até os dias atuais. Foi um trabalho apresentado apenas por garotas e foi muito interessante, pois ao final fizeram a ginga e alguns golpes de capoeira. Foi um trabalho bem elaborado e ao final fiz algumas observações quanto ao tema apresentado.
O terceiro grupo falou sobre o Karatê, sua origem, fundamentos, como tem sido praticado na atualidade e demonstraram alguns golpes por meio de vídeo.
Não houve tempo para os outros dois grupos apresentarem, ficando assim para a próxima aula.
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, pois foi possível transmitir aos alunos um pouco sobre a diferença da luta com técnica e da violência por meio do uso indiscriminado da luta.
	PLANO DE AULA NÚMERO 3
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 12/ 09/ 17
	Horário: 07:00hrs
	Ano: 1ºano Turma: “C”
	Nº de alunos: 19
	Tema da aula:Luta
	Conteúdo: Capoeira: Jogo Luta ou dança?
	Objetivo: Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somada aos seus valores.
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:data show, quadro, giz, recursos humanos, quadra de esportes.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: O estagiário iniciou a aula explicando que hoje veriam um pouco mais sobre a capoeira. Será que capoeira é Dança, luta ou jogo? Cada aluno deu sua opinião acerca do tema, baseado também em toda a história da capoeira, levando em conta que inicialmente era um ritual africano de casamento, jogado depois por filhos dos escravos e que depois se tornou capoeira, uma forma de descontração, mas também de defesa dos negros.
Atividade 2: Por meio do data show os alunos viram o vídeo “ Maré Capoeira”, presente no link https://www.youtube.com/watch?v=8FxGbPGcU4M .Neste curta metragem um garoto conta um pouco da sua história como capoeirista, filho de capoeiristas e mostra um pouco de uma roda de capoeira, golpes, ginga e movimento.
Atividade 3: Discutimos sobre significado de dança, luta e jogo:
"Luta: combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas que, observando certas regras, procuram derrubar um ao outro. Qualquer tipo de combate corpo a corpo". (FERREIRA, 2005)
"Jogo: atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perdaou ganho. Brinquedo, passatempo, divertimento". (FERREIRA, 2005)
Dança:conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
	Avaliação:Os objetivos até o atual momento estavam sendo atingidos, os alunos estavam refletindo bastante sobre a história da capoeira e sua constituição, para ter um conceito sobre ela.
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 Observação Coparticipação xIntervenção
	Data: 13/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:1º ano e 2º ano Turma: “C e B”
	Nº de alunos: 19 ( 1º ano) e 17 (2º ano)
	Tema da aula:Lutas ( 1º ano) e Lutas ( 2º ano) 
	Conteúdo:Capoeira: Jogo, Luta ou dança? (1º ano)
Movimento específicoe sequenciais nas lutas ( 2º ano)
	Objetivo:Reconhecer as práticas competitivas, cooperativas e de apresentação de expressão corporal como linguagem no seu contexto histórico, cultural e filosófico, adotando uma postura ética perante o ensino e aprendizagem em suas diversas especificidades somadas aos seus valores. (1º ano)
Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs. ( 2º ano)
agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:data show, quadro, giz, recursos humanos. (1º ano)
Data show, Quadro, giz, computador ( 2º ano)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 4 (1º ano) : Depois de refletir sobre os significados dessas palavras, os alunos chegaram à conclusão de que a capoeira em primeiro lugar é uma luta, mas também uma mistura de jogo e dança. É uma luta pelo fato dos seus praticantes terem um contato corpo a corpo, realizando golpes dentro das regras com o objetivo de derrubar um ao outro. É um jogo, pois, pode ser praticada como um divertimento, há regras para quem ganha e perde. E há característica de dança em sua ginga, pois há movimentos do corpo acompanhados por uma música. Capoeira seria uma mistura de tudo isso.
Atividade 5: Usando o próprio espaço da sala, fizemos alguns golpes da capoeira já vistos anteriormente para finalizar nossa aula.
Às 15: 25 minutos nos deslocamos para o 2º ano.
Atividade 1 ( 2º ano): Iniciei a aula explicando que veríamos um pouco sobre a capoeira. Passei dois vídeos para a turma “Maré Capoeira” e o filme de curta metragem “ Capoeira – o valor de uma amizade”. 
Atividade 2 ( 2º ano) : Depois de assistir os vídeos realizamos uma discussão em sala sobre a capoeira, sobre o que foi visto, cada um deu sua opinião e expressou seu ponto de vista sobre a prática da capoeira.
	Avaliação:Os objetivos da turma do 1º ano foram atingidos, foi possível refletir sobre o que seria a capoeira a partir de algumas de suas características. Quanto aos objetivos do 2º ano, ainda foi relatado o início da aula.
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 18/ 09/ 17
	Horário: 08:00hrs
	Ano:2º ano Turma: “B”
	Nº de alunos: 17
	Tema da aula:Lutas
	Conteúdo:Movimento específico ( ataques e defesas) e sequenciais na luta
	Objetivo:Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais:
Data show, Quadro, giz, computador
	Procedimentos didáticos:
Atividade 3: Após o vídeo os alunos foram para a quadra de esportes onde praticamos vários movimentos da capoeira. Os alunos se demonstraram bastante empolgados. Algumas meninas da turma se recusaram a participar da aula e foram encaminhadas para a sala pela professora regente. A aula com os movimentos foi bastante proveitosa.
	Avaliação:Até o atual momento da aula os objetivos estão sendo atingidos, os alunos conheceram mais sobre a história do Judô e alguns movimentos de ataque e defesa.
	PLANO DE AULA NÚMERO 6
 Observação Coparticipação x Intervenção
	Data: 19/ 09/ 17
	Horário: 09:00hrs
	Ano:2º e 3º ano Turma: “B e B”
	Nº de alunos: 17 (2º ano) 22 (3º ano)
	Tema da aula: Luta (2º ano) e Luta: Luta: Capoeira, Judô, Karatê e outras ( 3º ano) 
	Conteúdo: Movimento específico (ataques e defesas) e sequenciais na luta; (2º ano)
Ética e valores humanos (3º ano)
	Objetivo: Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais de modo a tornar-se capaz de colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs. (2º ano)
Identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas e os jogos foram ou são praticados. (3º ano)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Data Show , Quadro, Giz, computador; (2º ano)
Data show, som, computar, quadro, giz.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 4 ( 2º ano ) : Ao final da atividade na quadra da escola, retornamos para a sala de aula e foi feita uma avaliação de tudo o que foi visto.
Às 17:05 minutos nos deslocamos para a sala do 3º ano
Atividade 1: A aula foi iniciada com a organização dos alunos para ouvirem a apresentação do último grupo que não apresentou aula passada sobre o JiuJitsu. 
Atividade 2: O grupo realizou a apresentação sobre essa luta com o auxílio do data show, explicando seu surgimento e seu desenvolvimento até os dias atuais. Ao final o grupo mostrou um vídeo sobre os principais movimentos do Jiujitsu. 
Atividade 3: Foi realizada uma devolutiva aos alunos sobre todos os trabalhos apresentados e foi discutido sobre o que puderam aprender com as aulas.
	Avaliação:Os objetivos foram atendidos, os trabalhos foram bem realizados e os alunos fizeram boas apresentações. Pode-se tirar bom proveito das aulas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização deste estágio foi uma experiência muito rica para a formação acadêmica. As práticas vivenciadas nas séries do ensino médio com certeza são de muito valor e ampla importância para uma boa formação, por se tratar de uma faixa etária bem diferente das demais. 
Durante a prática foi possível refletir sobre qual seria a melhor forma de transmitir aos alunos todos os conteúdos da matriz curricular, de modo que as aulas sejam bastante diversificadas e prazerosas, explorando várias estratégias importantes para a formação do aluno como cidadão praticante e conhecedor de atividades físicas diversas.
Refletiu-se também sobre o tipo de profissional da educação pública devemos ser para atender a demanda da sociedade, diante das dificuldades encontradas na rede pública de ensino. Portanto, a experiência deste estágio foi enriquecedora.
ANEXOS
ATIVIDADE 1 – RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO
A motivação nas aulas de educação física no ensino médio
Atualmente as crianças tem se tornado adolescente cada vez mais cedo, cheios de dúvidas e conflitos de identidade, tudo isso advindo das novas tecnologias. É nesses momentos que a escola tem o papel de responder essas dúvidas, porém não é sempre possível fazer esses processos.
Os alunos não possuem mais motivação para as aulas, os professores se esgotam para conseguir realizar o trabalho de conteúdos com mias motivação e vencer as tentações do mundo exterior. Nas aulas de educação física esta motivação deve ser ainda maior. Em um mundo tecnológico e sedentário nem todos estão preparados ou dispostos a realizar uma atividade física. A falta de recursos materiais e atrativos para tais alunos contribuem ainda mais para a desmotivação.
Sabemos que a educação física sempre esteve presente na vida da humanidade desde os tempos mais remotos, iniciandopela pré- história onde era praticada sem intenção educadora, passando a ser praticada através da dança em 6000 a.C. , em 3000 a.C. usada pelos chineses como prática terapêutica e higienista, destacando-se na Grécia durante as olimpíadas. No século XIV, no renascimento foi valorizada e integrada ao intelecto e deu um grande salto em 1810, na escola militar brasileira, onde praticavam ginástica alemã.
Mas a desvalorização e a desmotivação nas aulas de educação física já são provindas desde 1874, onde a ginástica foi rejeitada e colocada em segundo plano por não conter os tão importantes conteúdos de português e matemática. Porém, com o tempo a educação física ganhou seu espaço, surgindo seis tendências.
A Educação física higienista, como forma de livrar o povo das doenças, Educação física militarista para formação de alunos para defender a pátria, a Educação física pedagogicista, que defendia o movimento a única forma de promover educação integral, Educação física competitivista que trabalhava competição e superação física , a educação física tecnicista que se tornou uma base de treinamento esportivo e o aluno atleta, a educação física popular voltada para a ludicidade dos trabalhadores e a tendência histórico – crítica que infelizmente não tem sido trabalhada nas aulas por falta de conhecimento dos professores.
Outras tendências surgiram com o movimento libertador :Crítico superadora, construtivista e crítico – emancipatório que trabalham respectivamente a realidade do aluno, assimilação por construção de conhecimentos e a liberdade física. Ao tornar-se um componente curricular da educação básica, sua obrigatoriedade é facultativa no noturno e ensino superior e sua carga horária foi bastante diminuída, pouca valorização se dá a estas aulas.
Todos nós temos motivações diferenciadas e o professor deve estar atento para buscar aulas diferenciadas e diversificadas que correspondam às motivações de seus alunos. O professor deve saber oferecer estímulos para que ocorra a motivação, pois os fatores externos são grandes responsáveis por nossos interesses.
Existe grande diferença entre motivação intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca está relacionada com o prazer na aprendizagem, ao fato da tarefa ser agradável. A motivação extrínseca são os motivos externos que te levam a fazer certa atividade, como ganhar nota. Segundo Falcão ( 1989) apud Chicati (2000), a aprendizagem realiza uma modificação relativamente duradoura no comportamento através de treino, experiência e observação. Mas, para que essa aprendizagem ocorra é necessário que o indivíduo esteja motivado.
Segundo Magill( 1984) apud Chicati (2000) essa motivação pode não estar presente por alguns motivos, como a frequência obrigatória que pode tornar a motivação artificial. A escola deve atentar para este fato : será que meu aluno se sente motivado em minhas aulas ou apenas as frequenta por uma motivação externa e supérflua? O que posso fazer para manter meu aluno realmente motivado? Infelizmente essa reflexão pouco acontece por parte da escola e dos professores. Como motivar alguém sem primeiramente motivar a si próprio? O descaso coma educação em geral faz com que haja um círculo vicioso de desmotivação pela aprendizagem.
A falta de motivação do professor afeta diretamente na motivação do aluno, pois é ele quem está em contato direto com o aprendiz. Imagine como é aprender com um professor desmotivado, com uma aula pouco produtiva e pouco estimulante. Seria mais um obstáculo para a motivação do próprio aluno. O professor é o responsável pela aprendizagem, deve saber o que pode ser bom ou ruim para a aprendizagem do seu aluno. Como planejar melhor suas aulas, o modo como motiva seus alunos com os conteúdos são fatores importantes. 
Falar da motivação do professor não é nada fácil. Como motivar alguém que ganha pouco pelo que faz? Motivá-lo a estudar mais, melhorar sua formação sabendo que não saíra da atuação situação? E os professores de Educação física, como motivá-los sabendo que até o governo federal não lhe dá o seu merecido valor, tomando até mesmo medidas para tirar a obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio? Como os alunos vão se motivar se nem os professores tema mais motivos para isso?
Segundo a pesquisa realizada pela autora, mais de 30% da pessoas tem interesse abaixo do regular nas aulas de educação física. A mesma propõe que o professor deve estar criando estratégias para motivar seus alunos. Muitos outros fatores contribuem para o interesse do aluno, como o modo que a mídia trata o esporte ou como seus pais incentiva o esporte em casa.
Algo que mais chama a atenção na pesquisa é o fato da preferência dos alunos pelo desporto do que pela dança. Vários tipos de influências estão interligadas a esse processo, principalmente estigmas transmitidos pela sociedade. Por isso é importante que o professor mostra a importância de se estudar determinado conteúdo, não só pela obtenção de nota, mas pelo seu valor social. 
É interessante ressaltar algo que confirma o fato de termos motivações diferenciadas, como o fato que ocorreu na pesquisa onde os meninos dizem sentir-se mais motivados pelas aulas de desporto e as meninas pelas aulas de dança. Porém, o professor deve refletir que motivar não é fazer o que o aluno quer, mas tornar as aulas motivadoras e que gerem interesse de todos os alunos.
A falta de interesse dos alunos por alguns conteúdos de educação física no ensino médio, pode estar vinculado ao pouco que viram no ensino fundamental e que deixou a desejar. As aulas repetitivas e pouco motivadoras, onde o aluno é quem escolhe o que quer fazer também pode se um dos fatores de desmotivação. A falta de motivação e atualização dos professores também faz com que os alunos se sintam desnorteados em relação às aulas pouco atrativas. Outro fator são os escassos materiais e espaços para praticar as aulas, associadas também às aulas repetitivas desde o ensino médio
Seria essencial para melhorar a motivação que a escola buscasse de algum modo melhorar seus materiais para as aulas, capacitar melhor seus professores para que possam buscar aulas mais diversificadas. Como fazer isso? Cabe a cada escola averiguar suas possibilidades.

Outros materiais