Buscar

ESTUDO DE CASO UTA Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO UTA Linguagem
Problema: Mesmo falando a mesma língua, nós a usamos de diferentes formas tanto devido aos fatores regionais, culturais, contextuais, profissionais, naturais, entre outros, quanto às diversas situações de comunicação. Cada indivíduo tem uma maneira singular de falar e de escrever, cada região também possui marcas linguísticas próprias, cada grupo adquiri termos característicos que marcam a comunicação. Devemos considerar da mesma forma que uma mesma pessoa usa a língua de formas diferentes em situações específicas. A fala é mais espontânea e é acompanhada pelo tom de voz, movimentos explicativos e maior contato com o receptor. A língua escrita é organizada de forma mais rígida, pois não faz uso dos recursos e representações da língua falada. Não podemos, no entanto, afirmar que a escrita é mais formal que a fala, de acordo com (Koch 1995, p.68- 69), “há uma escrita informal que se aproxima da fala e uma fala formal que se aproxima da escrita, dependendo da situação comunicativa”. Alguns textos escritos trazem características de informalidade muito próximas dos elementos utilizados na língua falada (músicas, poesias, textos usados na internet); igualmente há textos falados que são extremamente formais (discursos, debates, preleções). De acordo com Marcuschi (1993, p.62-3), “a informalidade, a repetição e a fragmentação [...] não são exclusivos da fala, mas nela se evidenciam com mais ênfase”. Frente a estas colocações analise o caso a seguir: Em uma escola de Ensino Fundamental, a professora do 5º ano recebeu um aluno de outra região que tinha um sotaque muito distinto dos usados pelos seus alunos. Cada vez que o aluno perguntava algo ou fazia um comentário em sala de aula, os 2 outros alunos riam dele deixando-o em uma situação vexatória. A turma toda começou a chamá-lo por apelidos e o aluno começou a se retrair e não participar mais das atividades que exigiam a oralidade, mesmo escrevendo muito bem e produzindo bons textos. Pouco tempo depois de sua entrada na escola, o aluno começou a faltar às aulas com frequência e quando a mãe foi chamada na escola, relatou que o filho não queria mais ir para a aula, pois estava constrangido com os colegas, sentia vergonha e não queria mais falar com ninguém. 
Questão orientadora:
Como uma professora de ensino fundamental pode trabalhar em sala de aula as variações linguísticas na fala e na escrita dos alunos mostrando que todas as comunicações devem ser valorizadas?
No meu ponto de vista, a professora deveria já ter feito algo quando a turma começou a zombar de seu colega e assim poderia ter evitado que seu aluno ficasse constrangido, poderia ter usado a situação para mostrar a diversidade de línguas que existem em nosso meio. A professora do ensino fundamental pode organizar palestras com temas variados sobre as variações linguísticas, mostrando para os seu alunos que para uma boa construção do conhecimento é preciso interagir com outro, aprender com o seu colega uma linguagem diferente, assim estabelecendo relações uns com outros a aprendizagem vai ser maior. Como diz o autor Vygotsky. A professora pode fazer leitura oral em sala de aula para que os alunos se desenvolvam e interajam entre si, criar peças de teatro com temas variados sobre cultura e linguagens, pode também estar pedindo elaborações de texto pra que aprendam que a escrita também um objeto de conhecimento e aperfeiçoamento de sua linguagem. Assim criando diversos meio de aprendizagem, e seus alunos vão criando mais interesse em aprender e socializar com os outros.

Outros materiais