Buscar

NOÇÕES DE DIREITO.WANESSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOÇÕES DE DIREITO- WANESSA
1. Avaliação I - Redação Individual (375422)
Noções de Direito (CTB09)
Prova: 5365766
QUESTÃO:
1. O direito positivo, ou seja, as regras contidas nas leis, constitui um conjunto de normas elaboradas pelos legisladores, a fim de contribuir para uma sociedade pacífica. O direito natural diferencia-se por se revestir de princípios que fundamentam o direito positivo. Da mesma forma acontece com o direito objetivo e subjetivo. Sobre a temática, escreva uma redação com o tema: AS CARACTERÍSTICAS DO DIREITO OBJETIVO E SUBJETIVO.
RESPOSTA ESPERADA:
O direito objetivo são todas as normas que disciplinam o comportamento daqueles que vivem em sociedade. Sua principal característica é ser impositivo e obrigatório, além de penalizar aqueles que descumprem o regramento. São as normas (leis) que estão disponíveis para o conhecimento de todos, cujo cumprimento é obrigatório. Já o direito subjetivo é uma faculdade que permite ao detentor do direito objetivo o cumprimento de seu direito. É o poder que o sujeito possui de fazer valer seus direitos individuais.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (375424)
Noções de Direito (CTB09)
Prova: 5432455
QUESTÃO:
1. O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é no ordenamento jurídico brasileiro um conjunto de normas que visam à proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplina as relações e as responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor final. O referido código também definiu o conceito de consumidor e fornecedor. Desta forma, explique o que é consumidor com base no referido código.
RESPOSTA ESPERADA:
Após a edição do CDC, o consumidor pode ser uma pessoa física, uma pessoa jurídica ou, até mesmo, por meio de equiparação, a coletividade de pessoas, independente de serem determináveis ou não, que adquirem ou utilizam produtos ou serviços, para o seu próprio benefício ou de outrem. O artigo 2º do CDC expõe claramente a definição de consumidor que está sujeito às praticas da relação de consumo.
QUESTÃO:
2. Silvia almejava adquirir um imóvel no município de Canto Sertão. Ao encontrar o imóvel que procurava, dirigiu-se à imobiliária que intermediava a venda para assinar o contrato. Para que esse negócio jurídico seja válido, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Cite e conceitue tais requisitos.
RESPOSTA ESPERADA:
Os requisitos são agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei. Agente capaz é aquele que responde por seus atos civilmente, preenchendo os requisitos legais. Objeto lícito é aquele que não seja contra a lei. E, por fim, forma prescrita ou não defesa em lei é o modo pelo qual a lei prevê sua concretização, seja através de um contrato ou outro meio legal previsto.

Outros materiais