Buscar

Metodologia da Pesquisa em Administração APOL 1 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Metodologia da Pesquisa em Administração
Direito Tributário
APOL 1 2018
Questão 1/5 - Direito Tributário
A Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003 (Brasil, 2003b), art. 10, alterou a forma de cálculo do SAT, instituindo mediante o FAP nova metodologia no cálculo da contribuição. A forma pela qual ocorreu essa regulamentação gerou muita polêmica no meio empresarial, sobretudo porque, na maioria dos casos, trouxe substancial aumento da carga tributária.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que descreve como ocorreu essa regulamentação.
Nota: 20.0
	
	A
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 73), pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	B
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	C
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices maiores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	D
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em menor número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de maior ofensa.
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
A pesquisa científica constitui-se em um procedimento sistematizado para a obtenção de respostas ao problema levantado. Para que a pesquisa seja desenvolvida é preciso aplicar métodos e técnicas. 
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza o método de pesquisa.
Nota: 20.0
	
	A
	É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento.
Você acertou!
Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação para a descoberta de novos conhecimentos. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os principais métodos de abordagem que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético.
	
	B
	É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado.
	
	C
	São os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização das pesquisas.
	
	D
	Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência.
Questão 3/5 - Direito Tributário
Após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o __________________ com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho apresentado.
Nota: 20.0
	
	A
	IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
	
	B
	IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 81), após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
	
	C
	PIS (Programa de Integração Social)
	
	D
	CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)
Questão 4/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Com o tempo, o conjunto de conhecimentos foi dividido entre várias áreas do saber: ciências sociais, ciências exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde. Para Leite (2008), é possível dividir o conhecimento em quatro tipos. 
Assinale a alternativa que apresenta quais são esses conhecimentos.
Nota: 20.0
	
	A
	Empírico, científico, filosófico e teológico.
Você acertou!
o conhecimento foi dividido em quatro tipos: empírico: fundamentado na experiência; científico: fundamentado na razão; filosófico: fundamentado na reflexão e teológico: fundamentado na fé.
	
	B
	Geral, comum, científico e empírico.
	
	C
	Empírico, científico, geral e comum.
	
	D
	Científico, filosófico, empírico e comum.
Questão 5/5 - Direito Tributário
Para Hugo de Brito Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), a redação do art. 97 do CTN nada mais é do que a “explicitação do princípio da legalidade, afastando qualquer dúvida que ainda pudesse existir”. O autor ainda afirma:
“Criar tributo é estabelecer todos os elementos essenciais. [...] Não basta que na lei esteja dito que o tributo fica criado. Na lei devem estar todos os elementos necessários a que se possa identificar a situação de fato capaz de criar a obrigação tributária e, diante de tal situação, pode determinar o valor atribuído correspondente.” (MACHADO, 2002, p. 88)
Sendo assim, tal princípio, sem a menor dúvida, desautoriza qualquer cobrança sem a estrita obediência, pois dele decorre a conclusão de que inexiste lastro legal, tampouco constitucional, à eventual tributação que preserve para tal mandamento. Essa deve ser a interpretação conjunta de quais princípios? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que responde corretamente à questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Princípios da legalidade e da tipicidade
Você acertou!
Segundo Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), essa deve ser a interpretação conjunta dos princípios da legalidade e da tipicidade, os quais se entrelaçam formando um exegético feixe de limitação ao poder estatal de tributar.
	
	B
	Princípios da alíquota
	
	C
	Princípios da lei ordinária
	
	D
	Princípios do administrativo tributário
Conheça o novo AVA

Outros materiais