Buscar

TCC PROJETO

Prévia do material em texto

2
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
IDENTIFICAÇÃO 
Nome: Helena Cristine Pacheco 
RU: 1014881
1 Tema
O papel da afetividade na relação professor e aluno.
Delimitação do tema
O papel da afetividade na relação professor aluno nos anos iniciais
2 Problematização
Qual o papel da afetividade e a contribuição desta na relação professor e aluno nos anos iniciais?
3 Justificativa
As relações afetivas construídas entre o professor e o aluno estão ligadas ao desenvolvimento cognitivo, social e psicológico do aluno.
Esta relação entre afetividade e aprendizagem sempre esteve presente na área educacional e após contínuas pesquisas e contribuições dos filósofos da educação, tal concepção se amplia e se estabelece como princípios de uma educação significativa, pois, desenvolve o ser humano integralmente.
4 Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Refletir sobre a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro das escolas, buscando fundamentação teórica que possibilite ao professor uma melhor compreensão da importância dessa relação.
4.2.Objetivo Específicos
Analisar a afetividade e sua importância no processo formativo do ser humano;
Compreender o processo de construção da afetividade na criança e sua influência na sua formação; 
Conhecer o significado para o professor da importância da afetividade no processo educativo;
5. Fundamentação Teórica.	Comment by Melissa: Deve-se apresentar os autores, porém também, deve-se apresentar reflexões pessoais.
Grandes estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão. Ao estudar a criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defende que a vida psíquica é formada por três dimensões - motora, afetiva e cognitiva -, que coexistem e atuam de forma integrada. 
Como professor preciso estar aberto ao gosto de querer bem aos educandos e à própria prática educativa de que participo. Esta abertura ao querer bem não significa, na verdade, que, porque professor me obrigo a querer bem a todos os alunos de maneira igual. Significa, de fato que a afetividade não me assusta, que não tenho medo de expressá-la. Significa esta abertura selar o meu compromisso com os educandos, numa prática específica do ser humano. Na verdade, preciso descartar como falsa a separação radical entre seriedade docente e afetividade. Não é certo, sobretudo do ponto de vista democrático, que serei tão melhor professor quanto mais severo, mais frio, mais melhor professor distante e “cinzento” no trato dos objetos cognoscíveis que devo ensinar. (Freire, 1996.pág.138)	Comment by Melissa: Trechos do parágrafo localizados na web. Site: https://ivanbilheiro.wordpress.com/2014/06/15/ensinar-exige-querer-bem-aos-educandos/ 
6. Metodologia. 
Conforme Cervo e Bervian, a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado, existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.	Comment by Melissa: ANO?
A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de qualquer pesquisa científica.
Por entender que o indivíduo que é tratado com afeto pode transformar-se em um ser humano capaz de enfrentar os problemas da vida e tem maior possibilidade de tornar-se uma pessoa mais solidária, mais centrada, o educador tem que fazer sua parte, procurando estar emocionalmente equilibrado, para poder intervir nos conflitos que surgem em sua sala de aula. Um bom relacionamento entre professor e aluno, pautado no respeito e no carinho favorece essa mediação. O professor não apenas transmite conhecimentos, mas também pode estabelecer uma relação afetiva com seus alunos, o que facilitaria o processo de aprendizagem.
Referências	Comment by Melissa: Verificar normas de apresentação das referências.
Freire,Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 
Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão/Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas. -São Paulo,1992.
Silva, Mary Aparecida Ferreira da. Metodos e Tecnicas de pesquisa. 2. Ed.rev.atual /Mary Aparecida Ferreira da Silva-Curitiba:IBPEX, 2005

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes