Buscar

Conhecimento Mítico e Teológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO MÍTICO E TEOLÓGICO
MÍTICO
Definição:
	O conhecimento mítico foi proferido para responder determinadas situações que ocorriam na sociedade. Com o surgimento da humanidade e do questionamento desta, pode-se afirmar que foram atribuídas respostas mitológicas para demasiadas relações sociais, servindo de conforto para a maioria dos assim transformados crentes.
	 É indubitável que o mito unifica um determinado povo, por preservar a tradição do mesmo e o individualizar dentre as outras etnias, passando seus conhecimentos de forma hereditária e se modificando ao decorrer da evolução sociocultural.
Características:	
Explicativa, o presente é explicado por alguma ação passado cujos efeitos permaneceram no tempo;
Organizativa, o mito organiza as relações sociais de moto a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões;
Compensatória, o mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos alguma perda como garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente. 
TEOLÓGICO
Definição:
	O conhecimento teológico, não muito diferente do mítico, provém diretamente da comprovação da existência de Deus. Colocando em questão todas as duvidas referentes a existência da humanidade em uma resposta só, Deus. Segundo Arcângelo R. Buzzi, a fé é o principal pilar para a crença Dele, o colocando como ‘’Grande Cuidado’’ por ser o Deus de todas as pessoas. Além disso, os teólogos tentam de toda forma comprovar que os textos bíblicos foram inspirados por uma relação divina. 
	Tudo em uma religião é aceito pela fé, nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois segundo a teologia, o justo viverá pela fé.
Característica:
Fé inquestionável, que provém do princípio de que Deus é a explicação para todas as questões em que não há respostas;
Não precisa de provas.
1.Onde se encontra o pensamento mítico e teológico nos dias de hoje?
	Pode-se dizer que ambos sempre andaram juntos no decorrer da humanidade, entretanto a mitologia no passado era muito mais reconhecida e utilizada, pois a maioria das pessoas não tinha apenas um Deus pelo qual se baseava diferente da teologia que expressa apenas um. Colocando para os dias de hoje, a parte teológica é muito mais utilizada, pois se refere diretamente à crença atual. A fé em Deus já teve seu auge, mas não significa que não tenha grande repercussão atualmente. Muito pelo contrário, a religião traz questionamentos pelos quais a maioria da população não tem ideia alguma, pois para muitos a teologia é a ignorância propriamente dita, porque se coloca em questão algo que cientificamente é impossível de comprovar. 
	Já o mito atualmente não é mais visto como antigamente, o mito, sobretudo não é mais só uma forma de conhecimento é um tipo de experiência que, de alguma forma, vem preencher uma lacuna existente no homem. Não é visto somente como algo sobrenatural provindo de divindades e espíritos, mas de seres humanos, seja de quadrinhos, cinema, literatura, etc, que tem a capacidade de satisfazer os desejos de seus cultuadores, sendo assim os mitos vem para preencher o vazio deixado pela falta de determinado valor perdido.
2. Onde/como aparecem esses conhecimentos no Direito?
	O conhecimento teológico assim como o Direito é dotado de leis e regras absolutas, que devem ser seguidas, as primeiras leis que surgiram foram as leis religiosas e posteriormente as leis sociais, etc.
	Diferente do mito que não possui embasamento lógico para explicar suas histórias, no Direito o conhecimento deve ser lógico, sendo assim acabam se opondo.

Outros materiais