Buscar

FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR - ED DIRETRIZ SUL AMERICANA

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
Entendendo a Diretriz Sul-Americana de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular
Qual a chance de um paciente enfartar durante a Reabilitação Cardíaca.
Estima-se que o risco de uma complicação maior, como parada cardíaca, morte ou infarto agudo do miocárdio, seja de um evento por cada 60.000-80.000 horas de exercício supervisionado. Taxa de infarto do miocárdio de um por 300.000 pacientes/hora.
Quais são os componentes de um programa de Reabilitação Cardíaca? Destes qual o mais importante?
Avaliação do paciente
Educação
Médico Cardiologista ou médico do exercício habilitado
Enfermeira
Especialista em Exercício (educador físico e/ou fisioterapeuta)
Nutricionista
Psicólogo
Assistente Social
Recursos Materiais
- O mais importante componente de um Programa de Reabilitação Cardíaca é o Exercício Físico.
- Não existe na diretriz algo que diga que o exercício, ou qualquer outro componente sejam mais importantes. Mas o processo de ganho funcional do paciente cardiopata pode ser conseguido pelo exercício físico. Se você não avaliar e mandar ele andar já há melhora.
- Estudos mostram e compararam a seguinte situação grupos que fizeram tudo que está dentro desses componentes a semana toda, compararam com grupos que vieram somente com exercício, só andar. E o grupo que melhorou mais foi o grupo que fez somente o exercício, o que fez todos os componentes melhorou menos. A contraindicação vai ser avaliado antes por esse paciente, mas não precisa de uma avaliação para dar a dose para ele, por exemplo. Isso não parece ser tão importante o quanto nós achamos que é.
- Aspectos Educacionais nas revisões de literatura não tem impacto nenhum.
- A avaliação física é um componente recomendado, mas se você não fizer a avaliação física, porque dessa avaliação? Avaliar o condicionamento, déficits, riscos.
- Paciente tem autocontrole sobre os riscos.
- Se o paciente estiver em casa, eu não dispenso o exercício dele, ele ainda continua com a recomendação ampla que é a Recomendação que a Sociedade Americana de Estudo de Esportes diz que é 3 vezes por semana pelos 40 minutos á 1 hora, ou 10.000 passos por dia, 5.000 passos dia pelo menos é recomendado.
- Com a avaliação eu consigo identificar onde ele precisa ser mais trabalhado e talvez tenha mais resultado.
- Como podemos lidar com o paciente para midisficar? Não é fácil, o caminho mias fácil é atacar o médico ele precisar estar ciente, de que nós podemos ou que ele libere esse paciente, ele não fale para ele fazer, ou que em algumas vezes concordamos com ele, por exemplo, antes de uma cirurgia, não existe uma contraindicação absoluta para a maioria dos pacientes. Em 2005, um médico cardiologista propôs para SBC um projeto de lei que fosse considerado negligencia o médico que recomendasse o paciente a parar, mas não passou no plenário. O EXERCÍCIO É PROTETOR. O paciente por si só não entra em uma zona de risco, nós que podemos colocá-lo estimulando, porque ele busca proteção.
- O que diz a Sociedade Brasileira de Cardiologia, todo paciente que entra em um hospital que faz uma cirurgia cardíaca que interna com uma angina estável ou qualquer outra coisa no dia da alta hospitalar ele faz um teste de esforço, de esteira, e esse teste de esteira analisa o risco, e está previsto na diretriz de manejo intra hospitalar, na Diretriz Brasileira de Teste Ergométrico que no momento da alta hospitalar o paciente tem que fazer o teste de esforço, então o que estamos vendo aqui é uma responsabilidade que já devia ter sido feita, ele já devia ter o laudo de risco por exemplo FC >105.
- O pós-operatório é uma necessidade da nossa fisiologia que o nosso corpo tem de dependência da quebra de homeostasia em que conseguimos com o exercício. Nosso sistema ele depende dessa quebra, tanto é que tem estudos hoje que tem recomendação que avaliou a seguinte situação será que eu preciso realmente fazer 3 vezes por semana 40 minutos? Não, o estudo sugere que se você fizer o ultra intenso em tempos muitos curtos da no mesmo, o efeito da dose intensa faz com que o meu sistema se adapte e gere aptidão alta. A aptidão é adquirida diretamente proporcional ao nível, a dose de quebra de homeostasia que eu dou ao meu corpo, estudos demonstram que podemos colocar o cardiopata para fazer HIIT, estudos no momento colocar os cardiopatas para fazer atividade ultra intensa acima de 100% do máximo, e estudamos que é até 85%, que é o clássico, mas além dele existem modelos inovadores que são questionados, porque há uma mortalidade maior. Mas o desempenho funcional é muito grande.
- RDC 07/2010 Diretriz, o que ela diz: Tudo que é obrigatório na UTI, precisa ter fisioterapeuta 1 para cada 10 leitos, 18 horas por dia. O profissional deve ser exclusivo da UTI.
- O alvo são 85% só que muitos pacientes não vão chegar nos 85% porque antes disso vão sentir mais de 7 na escala de Borg de percepção do esforço, e você não vai negligenciar a clínica ela é sempre soberana. Eles não chegam a 85% porque antes eles sentem angina, sentem falta de ar esses são os pacientes em que chamamos de pacientes que fazem o treinamento no máximo que ele puder porque ele não chega a 85%, nós sabemos hoje que os pacientes cardiopatas quando estão fora do hospital somente 43% desses pacientes atingem zona alvo que é os 85%.
- O que é zona alvo? Treinar entre 65 e 85% da frequência cardíaca de reserva, que a máxima direta só pode usar no teste ergométrico. Então tem que usar a fórmula da FC de Reserva, só que só 43% dos pacientes chegam, então no hospital tem que calcular, mas vamos desistir, pois por exemplo, nós vamos calcular e o paciente tem que trabalhar fazer exercício com a FC de 120 e 152, e você vê que não passa de 100 porque tem remédio segurando que são os betabloqueadores. Então você faz o máximo em que ele permaneça livre de sintomas, no máximo em que ele consegue, relatar 7 na escala, ou que ele consiga falar uma frase completa, devemos seguir clínica. O parâmetro mais objetivo dentro do hospital é a percepção do esforço, e que o paciente pode mentir. Para exercício de endurance continuo de 50 a 85%, ou 60 a 85% da FC de reserva.
FCT= FC repouso + (0,6 ou 0,85) * (FC máx. - FC repouso)
FC de repouso: conta 15 seg e * por 4, se notar arritmia vai para 60 ou qualquer batida fora de ritmo estende e não multiplica.
FC reserva: é o quanto você pode subir do repouso até o seu máximo de 60 a 85%
FC máx.: 220-idade (se estiver a do teste ergométrico é melhor)
- 1° conta: Calcula o limite inferior (mínimo) = 60%.
FCT=100+ 0,6* (198-100)
FCT= 100 + 58,8= 158,8 = Borg de 4
- 2° conta: Limite Superior (máximo) = 85%.
FCT=100+0,85*98
FCT= 183,3 = Borg de 7
- Se for realizar então uma prescrição de exercício ou treinamento cardiovascular ou endurance em atividade moderada para esse paciente ela deve se exercitar com uma FC entre 158 e 183
Obs: No paciente ansioso você não consegue verificar a FC, PA então se faz somente pela percepção do esforço Borg (entre 4 e 7).
-Isso vai dar o mínimo abaixo disso os efeitos nesse paciente são pequenos (60%)
- E acima desse valor é arriscado no paciente (85%)
-Tempo de repouso é o ponto crítico a Diretriz fala que é 10 min sentado, parado, mas na prática não conseguimos os 10 minutos.
O que caracteriza um centro de reabilitação cardíaca?
É considerado um centro de reabilitação quando conta com uma área para realizar atividade física, recursos humanos competentes e treinados, equipamentos adequados para a realização de exercícios físicos, equipamentos para situações de emergência (material de suporte básico e avançado de vida com desfibrilador) e pessoal médico disponível na área para cobrir situações de emergência, além de considerar a implementação de protocolos de manejo de pacientes em reabilitação segundo a patologia.
Qual o papel do Fisioterapeuta em um programa de Reabilitação Cardiovascular?
- Deve ter conhecimentos em reanimação cardiopulmonar básica e avançada
- Educa os pacientes em relação aos exercícios e hábitos de vida saudáveis
-Aplicao exercício físico aeróbico, de resistência muscular e de flexibilidade
- Prescreve o modo de execução dos exercícios de acordo com os limites de segurança definidos pelo médico, quadro clínico do paciente, preferências individuais, experiências prévias com exercício e eventuais limitações osteomioarticulares.
Em que momento podemos começar com os exercícios em:
Pacientes com síndrome coronariana aguda: Os exercícios podem ser iniciados depois das primeiras 24 a 48 horas, com ausência de sintomas.
- O que é síndrome coronariana aguda? Paciente que deu entrada no hospital quase infartando com angina, e que tinha isquemia miocárdica, uma falta de perfusão sanguínea no musculo cardíaco, isso é a síndrome coronariana aguda é um evento isquêmico, que pode evoluir para infarto, só que muitas vezes não evolui porque não tem uma obstrução tão importante, ou porque faz cateterismo ou angioplastia faz a correção dessa obstrução dessa isquemia e aí ele tem um tratamento conservador. Paciente que vai para a angioplastia não é conservador, mas é um paciente que tem um bom prognóstico. E pode fazer exercícios 24 horas depois, em pouco tempo. Pode trabalhar de imediato, cessou os sintomas é sinal que a intervenção foi bem-sucedida, espera 1 dia e já pode trabalhar com esse paciente.
Qual sintoma esse paciente tem? Angina, dor forte no peito.
Pacientes com insuficiência cardíaca: Nos casos de insuficiência cardíaca depois da melhoria da dispneia, exercícios suaves de movimentação e alongamentos também podem ser iniciados tão logo o paciente possa deambular.
- Paciente antes do cateterismo com síndrome coronariana aguda, ou então com uma obstrução grande uma artéria coronária importante, antes do procedimento é comum ele sentir a angina antes dele chegar na FC alvo, então ele não atinge porque a angina limita, depois que ele faz a angioplastia ele tem melhora na função do musculo e aí ele provavelmente não sente angina e você consegue fazer esse coração chegar até a FC de zona alvo. Agora se esse paciente tem que estar com betabloqueadores, e aí você tem uma medicação que para você é uma coisa boa, não encare esse paciente que não atinge a zona alvo por causa da medicação como algo ruim, porque não é, isso é progressão, porque esse paciente pode ser exigido mais, e o coração não sofre tanto, o que faz o coração sofrer.
- Qual a melhor medida de sofrimento do coração? É o DUPLO PRODUTO que é a
PAS X FC, deve analisar esses dois fatores quanto mais aumentar essa multiplicação mais você está exigindo desse coração desse paciente.
Sabe como isso é útil? Como provar que a melhora é possível que o coração não está sendo exigido de maneira nenhuma, que o duplo não subiu nada, eu comecei está com DP de 12.000 e agora está 12.200 então esse coração não está sofrendo.
- DUPLO PRODUTO É A MELHOR MEDIDA DE DESGASTE MIOCÁRDICO, QUANTO MAIOR O DP MAIS ESSE CORAÇÃO ESTÁ SENDO EXIGIDO.
- PAS em repouso em condições ideais é 120 e a FC de 60 a 100.
- Pacientes com IC ele só pode fazer exercícios leves, e de alongamento? Alongamento para quem precisa de alongamento, paciente com IC nós temos níveis desde o nível mais leve até o 4° nível que é o paciente que tem sintomas até no repouso, mas independente disso IC é necessária a sobrecarga e precisa fazer exercício sim, e normalmente paciente com IC é um paciente em que a gente dá no máximo dele conforme ele tolerar e tem a marcação do esforço ali.
- Alguns desses pacientes podem ter em extremidades muito edema, vocês indicaram o que para esse paciente pensando que ele tem um edema importante de extremidades, principalmente em MMII, para aumentar o retorno venoso? Se elevar o MMII causa edema pulmonar, o paciente precisa deambular. 
- Porque esse paciente o coração não está dando conta, mas então não poderia fazer o exercício com VNI para assegurar o edema pulmonar? Poderia sim, pois estamos falando de recursos ergogênicos para ajudar nesse processo, o que eu tenho para evitar essa complicação por edema pulmonar. O edema da IC é bilateral.
- Fatores de Risco na Diretriz sobre IC descompensada é contraindicação absoluta, como saber se ela está descompensada? Edema de MMII, crepitações na ausculta por manobra pressórica (tosse) modificavelmente no final da inspiração e no começo da expiração, pulso jugular maior que 4,5 cm medido na expiração, síndrome adrenérgica.
- Esse paciente que está com edema pela descompensação ele não tolera nem deitar, é um paciente que dorme sentado, não tolera ficar nem no 0° porque só o 0° já é um retorno venoso suficiente para o coração dele não dar conta, para ele ficar com dispneia, que é ortopneia, e nesse caso se elevamos a perna dele estamos jogando mais RV só que ele não está dando conta de fazer nem com o membro abaixo do limite do coração, então estaremos jogando mais retorno para um coração que não está dando conta, e ai ele vai descompensar mais rápido.
- A posição sentada e em pé é a mais confortável para esse paciente. E o edema é uma consequência da falha de bomba, é um indicador de que o coração não aguenta. Ele precisa de estabilização clínica.
- A única indicação é o uso de Ventilação por Pressão Positiva (VNI), onde entra a máscara, uso de CEPAP, pois tem chance de ir para UTI por VM por intubação. E tem os critérios para intubação que são: FV > que 35, Sat < que 90, PaO2 < 60, PAM < 60 associada com desconforto ventilatório, agitação, Índice de Oxigenação < 200, Respiração Paradoxal, nível de consciência Glasgow < 8 com 1 exceção paciente com DPOC onde você tenta lavar o CO2 com a modalidade de VNI com o BIPAP.
Prescreva um programa fisioterapêutico a ser aplicado a um paciente na semana anterior a uma cirurgia de revascularização cardíaca eletiva.
Nos casos de cirurgias cardíacas, especialmente nos dias anteriores à intervenção, um programa de exercícios de respiração, alongamentos e movimentação progressiva, seguido da terapia física depois da cirurgia, proporciona uma redução significativa das complicações respiratórias, arritmias e a duração da permanência hospitalar depois do procedimento cirúrgico. Embora seja difícil generalizar a recomendação, no momento de começar os exercícios no hospital, pode-se avaliar o paciente e determinar os melhores exercícios a serem realizados naquele momento, desde exercícios passivos a ativos e caminhadas de intensidade leve, que serão progredidos individualmente até a alta hospitalar. O treinamento de musculatura inspiratória também pode ser realizado com equipamentos como o Threshold e PowerBreathe com 30 a 40% da Pimáx, e Inspirômetro de Incentivo para ganhar força.
- Utilizar bicicletas, exercício resistido e a dose é até 70% da resistência máxima, e vê com o teste de 1RM ou Fórmula de Predição, pega uma carga vê quanto ele faz e olha na tabela e multiplica pelo valor de referência. Fazer treinamento com cicloergômetro.
7. Caso clinico
Como pode ser calculada a carga tabágica de um paciente?
Pode ser calculada dividindo-se o número de cigarros fumados por dia por 20 (onde 1 maço corresponde a 20 cigarros) e o resultado multiplicado pelo número de anos do uso de tabaco (anos/maço), e também pode-se realizar através dos testes que avaliam o nível de dependência do tabaco como os testes de Fagerstrom, Teste de Glover e de Nilson.
- Para mensurar o nível de dependência que o individuo tem do tabaco, dentro das políticas de Reabilitação Cardíaca e Reabilitação Pulmonar a sensação de Tabagismo tem nível e evidencia, tem que fazer tem que ter um programa de sensação de tabagismo.
- E quanto mais o indivíduo for dependente do tabaco é mais difícil fazer ele parar de fumar, mas ele precisa de suplementos medicamentoso, reposição de nicotina ou por comprimido ou adesivo.
- Questionário de Fagerstrom que avalia o quão dependente esse indivíduo é, valores de referência e score desde muito dependente, pouco dependente e leve dependência.
O que é dislipidemia?
A dislipidemia é um aumento anormal no nível de lipídeos sanguíneos, principalmente do colesterol e triglicerídeos,sendo um fator de risco maior para o desenvolvimento da aterosclerose. Cada redução de 1% no valor das proteínas de baixa densidade (LDL) se traduz em uma redução de risco de 1% de ocorrerem eventos cardiovasculares futuros. Um aumento de 1% nas lipoproteínas de alta densidade (HDL) está associado a uma redução de risco de 2 a 4%.
Quais os cuidados durante um exercício para um paciente com aneurisma aórtico?
A expansão do aneurisma aórtico abdominal é governada pela Lei de Laplace, onde a tensão da parede equivale a pressão intraluminar x o raio. Pode-se dizer, portanto que a razão da expansão se correlaciona diretamente ao tamanho do aneurisma e do grau de hipertensão sistêmica. Dessa forma, o cuidado a ser tomado é a monitorização atenta da pressão arterial, para que não ultrapasse os limites fisiológicos. Sendo que o alvo é a manutenção dos níveis pressóricos baixos.
- Não pode aumentar a pressão, para isso não quer dizer que não tem que ter carga, deve-se prescrever anti-hipertensivos para controlar a pressão e para que eu consiga realizar os exercícios.
Qual a diferença entre cintilografia do miocárdio e cineangiocoronariografia?
- Cintilografia do miocárdio: A cintilografia do miocárdio é um exame que avalia o fluxo sanguíneo pelas artérias coronárias e sua distribuição no músculo cardíaco. É capaz de identificar eventos cardíacos graves como o infarto e é dividido em duas etapas: uma em repouso e a outra de esforço físico ou farmacológico.
-Cineangiocoronariografia: é um procedimento invasivo, geralmente realizado com objetivo de obter informações anatômicas e funcionais do coração e de suas artérias e valvas. Este exame permite diagnosticar diversas doenças cardíacas e avaliar a sua repercussão. É realizado através da dissecção da arterial braquial ou punção das artérias radial ou femoral. E mais comumente realizado para avaliar as artérias coronárias, identificando e quantificando obstruções responsáveis por quadro de angina e de infarto agudo do miocárdio.
- Ambos são exames de imagem que permitem avaliar a perfusão miocárdica.
Para este paciente, quais os fatores desfavoráveis (que aumentam os riscos de complicação) para a cirurgia de revascularização do miocárdio?
Idade, sexo, características demográficas, tabagismo, diabetes, doença arterial coronariana, dislipidemia, DPOC, isquemia miocárdica prévia, insuficiência respiratória aguda, re-drenagem pleural, obesidade mórbida, insuficiência renal, hipertensão arterial sistêmica, hipertensão pulmonar, história de acidente vascular encefálico, doença vascular periférica, doença vascular cerebral, infecção respiratória, tempo de ventilação mecânica, tempo de internação.
Como funciona o Euroescore II? Quais itens deste escore podem ser modificados pelo fisioterapeuta?
- O Euroescore II é uma ferramenta utilizada para o cálculo de risco de mortalidade no pós-operatório de cirurgia cardíaca. É um cálculo matemático simples e a forma logística necessita de um computador (algoritmo complexo com as mesmas variáveis). O item que pode ser modificado pelo fisioterapeuta é o que diz respeito à pobre mobilidade, NYHA, hipertensão pulmonar.
O que é insuficiência respiratória aguda?
A insuficiência respiratória aguda é definida como uma incapacidade do sistema respiratório em cumprir sua função básica, a manutenção das trocas gasosas adequada, seja pelo fornecimento incorreto de oxigênio aos tecidos ou por eliminação inadequada de CO₂ pelo sistema pulmonar.
O que é barotrauma? Como podem ser diminuídas as chances deste paciente sofrer um barotrauma?
Lesão pulmonar causada por altas pressões na ventilação mecânica, rompendo tecidos e levando a fuga de ar produzindo muitas manifestações clínicas. É considerado como uma complicação do uso de pressões positivas em um tecido, onde o movimento normal do ar é principalmente passivo, causando hiperdistensão e ruptura do parênquima pulmonar. É definida como a presença de ar extraalveolar em locais onde não se encontra normalmente em pacientes que recebem ventilação mecânica.
As chances para diminuir os pacientes de sofrerem um barotrauma é feita limitando a pressão.
- Na VM coloca uma pressão demais e o pulmão rasga se rompe, e esse ar vai para entre as pleuras causando um pneumotórax. O controle é limitando a pressão.
Quais os cuidados que devemos ter com os drenos torácicos deste paciente?
Higienização das mãos, clampear o dreno para não entrar ar, mantê-lo em selo d’água com 300-500 ml de SF 0,9% e trocá-lo a cada 24 horas, mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, verificar oscilação na coluna líquida, atentar para vazamentos, manter a cabeceira relativamente levantada, atentar para a presença de bolhas no frasco, ter cuidado para não deslocar o dreno de lugar, e verificar se ele está fixado corretamente antes e após a intervenção.
- Pode andar com o paciente com dreno.
- Se o paciente teve um pneumotórax e que ainda não foi colocado o dreno eu posso fazer VNI nele? A princípio não, porque imagina que esse paciente esteja com débito ativo e com a pressão positiva vai aumentar esse debito e aumentar a pneumotórax. O certo é esperar a drenagem resolver isso, mas existe a chance desse individuo entrar em Insuficiência Ventilatória por causa disso.
Qual é a dose ideal de exercício aeróbio baseado na frequência cardíaca máxima do teste ergométrico.
Em caso de teste ergométrico sem análise dos gases expirados, utiliza-se 60-80% da frequência cardíaca máxima alcançada. Nas primeiras sessões, sugere-se executar os exercícios no limite inferior da prescrição para que ocorra posterior progressão nas sessões seguintes, de acordo com a resposta e evolução individual. Os exercícios também são realizados abaixo do limiar isquêmico, ou seja, abaixo da FC e carga que levem a indução de sinais clínicos e/ou eletrocardiográficos de isquemia miocárdica quando no esforço.
Considerando que a frequência máxima obtida por esse indivíduo foi de 140bpm, a dose ideal de exercício aeróbio para esse paciente estaria entre 84 e 112bpm.
E se este paciente não tivesse o acesso a um teste ergométrico, prescreva a dose ideal de exercício aeróbio para este paciente baseado em sua FC de reserva.
A dose ideal de exercício aeróbio é entre 50 a 80% da FC de reserva. Para o cálculo da FC de reserva, utiliza-se a fórmula de Karvonen.
-Fórmula de Karvonen: FCT = FC repouso + (0,5 a 0,8) x (FCM - FC repouso).
-Considerando que a FC de repouso desse paciente é 72bpm e sua Fcmáx prevista é de 154bpm, obtido através do cálculo 220-idade, a dose ideal seria entre 113 e 137,6 bpm.
1º - FCT = FC repouso + 0,5 x (FCM - FC repouso).
72 + 0,5 x (154 -72) = 72 + 0,5 x (82) = 72 + 41 = 113bpm
2º - FCT = FC repouso + 0,8 x (FCM - FC repouso).
72 + 0,8 x (154-72) = 72 + 0,8 x (82) = 72 + 65,6 =137,6 bpm
Qual o tempo ideal de cada intervenção com exercícios físicos para este paciente?
A duração deve ser de no mínimo 30 minutos, podendo progredir até uma hora de exercício contínuo ou intermitente. As sessões podem ser de duas a cinco vezes por semana, ficando em uma média de três vezes.
Este paciente tem indicação de Ventilação não-invasiva?
De acordo com Mazullo Filho, Bonfim e Aquim (2010) A VNI realizada preventivamente em pacientes no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca mostrou-se eficaz, pois incrementa a CV, diminui o trabalho ventilatório, previne a IRpA pós-extubação e reduz os índices de reintubação.
Segundo o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica (2007), a VNI deve ser utilizada como tratamento de primeira escolha para pacientes com agudização da DPOC, especialmente para aqueles pacientes com exacerbação grave e pode ser utilizada com cautela para o tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica no período pós-operatório imediato de cirurgias abdominais e torácicas eletivas.
A partir de que momento podem ser realizados exercícios para o treinamento de força para este paciente?
Os exercícios para treinamento de força desse paciente podem ser iniciados imediatamente depois da estabilizaçãoda doença.
Faça uma prescrição de exercícios de força para este paciente.
Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser iniciados gradativamente com cargas leves e progredidos ao longo das sessões.
Podem ser realizados de duas a três vezes por semana, com repetições de 6 a 15 por grupo muscular, a intervalos de 30 segundos a um minuto.
Que tipos de exercícios podem ser prescritos para os pacientes cardiopatas na fase II de reabilitação cardíaca?
Podem ser prescritos exercícios aeróbicos, exercícios de resistência e exercícios de flexibilidade. A prescrição de exercício deve incluir o tipo, a intensidade, duração e frequência.
Como posso caracterizar uma pessoa como sedentária?
Uma pessoa pode ser considerada sedentária quando ela caminha menos que dez mil passos por dia ou quando não pratica atividade física. O sedentarismo pode ser entendido como um comportamento diário caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de atividades que não aumentam significativamente o gasto.
Como posso caracterizar uma pessoa como obesa?
Em adultos, o sobrepeso é definido por um aumento do valor do IMC de 25 a 29,9 kg/m² e obesidade quando o valor é igual ou superior a 30 kg/m².
A partir de que valores de PA de repouso um indivíduo pode ser considerado hipertenso?
O indivíduo é considerado hipertenso quando apresenta uma PAS maior que 140mmHg e uma PAD maior que 90mmHg.
O que é Hemoglobina glicada? Como é usada na prática?
Refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. A dosagem da hemoglobina glicada (HbA1c) tem papel fundamental na monitorização do controle glicêmico em pacientes diabéticos, pois fornece informações acerca do índice retrospectivo da glicose plasmática. A HbA1c é resultado da reação entre glicose do sangue e a proteína hemoglobina contida na hemácia.
Na prática, os valores normais de referência vão de 4 a 6%. Níveis de HbA1c > 7% estão associados a risco progressivamente maior de complicações crônicas. Para diagnóstico de diabetes mellitus são utilizados valores de hemoglobina HbA1c maiores ou igual a 6,5.
O que é síndrome metabólica?
A síndrome metabólica representa em um aglomerado de fatores de risco que incluem obesidade central, PA elevada, níveis elevados de triglicérides, glicose e HDL baixo.
A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. É importante destacar a associação da SM com a doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes.

Outros materiais