Buscar

CVM, CRC e CPC: Regulamentação Contábil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma autarquia de regime especial, que regulamenta a atividade de mercado de valores, bem como fiscaliza essa atividade.
Registro na CVM
 
 O registro na CVM implica enviar e manter atualizadas informações econômicas e financeiras que permitam aos investidores avaliar as condições atuais e futuras da companhia. Além do registro das companhias devem ser registradas emissões e ofertas públicas de títulos e valores mobiliários.
 Constituído em 13 de Dezembro de 1971, surgiu da união de dois institutos compostos por contadores do ramo de auditoria independente: O Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI).
OBJETIVO
Obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão.
 Desde 1971 desenvolveu fortes relacionamentos internacionais exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (IFAC).
 Parceria com IFRS Foundation traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS),
 IASB (International Accounting Standards Board),
 (CPC).
 O Conselho Federal de Contabilidade foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295 – de 27 de maio de 1946 e define as atribuições do Contador e do Guarda-livros e dá outras providências. 
 O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição diz que:
 Ficam criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade, de acordo com o que preceitua o presente. 
 Em 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 12.249 /2010, que institui a obrigatoriedade do Exame de Suficiência na área contábil.
 Suas finalidades, nos termos da legislação em vigor, principalmente a de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
História
 O CRC/MS iniciou-se no de 1985 através de uma resolução do CFC nº 583/85 tendo o auxilio do CRC/MT presidido por Luiza Guimarães.
 Atualmente possui em seus registros 6012 profissionais estando entre esses escritório contábeis, através de uma gestão desafiadora e
 de um constante crescimento.
Atribuições
 Efetua registros dos profissionais.
 Examina reclamações e representações sobre o relativo exercício da
 profissão.
 Publica relatórios anuais de seus trabalhos e de seus profissionais
 registrados.
 Elaborar a proposta de seu regimento interno, cabendo aprovação do
 CFC.
 Fiscaliza o exercício dos contadores e técnico em contabilidade,
 impedindo e punindo possíveis infrações da lei.
Finalidade
 O CRC/MS tem a finalidade de gerenciar todos os profissionais contábeis em exercício, fazendo o registro e a fiscalização dos mesmos, mantendo uma credibilidade e confiabilidade nos serviços prestados pela categoria.
CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis
ORIGEM
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC é uma entidade autônoma, com sede em Brasília, e foi criado pela resolução CFC n º 1.055/05. 
Foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC), Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), em razão da necessidade de:
Convergência internacional das normas contábeis, de forma que resulte na redução dos custos de capital, elaboração e análise de relatórios contábeis, assim como redução de riscos nos investimentos internacionais;
Centralização na emissão de normas dessa natureza;
Representação e processo democráticos na produção dessas informações, envolvendo os elaboradores da informação contábil, os auditores, os usuários, as academias, os agentes de intermediação e o governo.
Objetivo
O objetivo do CPC é estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos, suas interpretações e orientações sobre procedimentos de contabilidade societária e divulgar informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
Estrutura
O CPC está estruturado da seguinte forma:
Assembleia dos Presidentes das Entidades: estes elegem os membros do CPC, que são os representantes das seis entidades envolvidas, com mandatos de quatro anos (exceto metade dos primeiros membros, com dois anos). Podem também, por 3/4 de seus membros, indicar outros membros do CPC, além de alterar o Regimento Interno do CPC.
Quatro Coordenadorias: Coordenadoria de Operações, Coordenadoria de Relações Institucionais, Coordenadoria de Relações Internacionais e Coordenadoria Técnica. 
REFERÊNCIAS
 www.crcms.org.br
 http://saleziodagostim.blogspot.com.br/2011/09/as-resolucoes-do-conselho-federal-de.html 
 http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/res960.htm
 http://portalcfc.org.br/
 http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detInstitucional.php?cod=1 
 http://www.cpc.org.br/CPC

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes