Buscar

evolucao adm valmir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Conforme o texto da disciplina, o ato de administrar, como qualquer outra ação humana, é produto das influências que recebe do meio em que acontece. Ao longo da evolução histórica, a administração... A administração influências dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar, da Revolução Industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores. Responda: 
A) O que representou a Revolução Industrial para o desenvolvimento da organização e da empresa moderna?
Representa uma fase de grandes mudanças nas organizações e nas empresas, com o surgimento de fábrica aparecimento da Industria, provocando assim varias mudanças na época, como troca do serviço feito pelo homem de forma braçal, agora realizado pelas máquinas, crescimento das cidades, exploração do capital, participação da igreja de forma social.
B) Cite um dos fatores que levaram a essa situação. 
A substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção. 
2 - A Abordagem Comportamental da administração deu muito valor aos estudos dos estilos de Administração , na qual são desenvolvidos os estilos de Douglas McGregor, por meio das Teorias X e Y, e de Rensis Linkert, sobre os sistemas organizacionais. Responda: 
A) Quais são os siste mas administrativos de Likert? 
Sistema 1 (autoritário coercitivo): sistema administrativo autocrático e forte, altamente coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado dos quatro. 
Sistema 2 (autoritário benevolente): constitui uma variação atenuada do sistema 1, pois é o mesmo sistema, um pouco condescendente e menos rígido. 
Sistema 3 (consultivo): sistema que tende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e im positivo. Representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional. 
Sistema 4 (participativo): sistema democrático por excelência e, por conseguinte, o mais aberto de todos.
B) Escolha um deles e explique no que consiste. 
 Sistema 4 (participativo) se trata de um sistema democrático e o mais aberto de todos.
C) a empresa deve se colocar necessariamente num desses estilos? Por quê? 
Não, não necessariamente de adotar uma posição, pois cada um dos sistema tem suas vantagens e desvantagens, então não devemos adotar extremos.
3 - No texto apresenta Abordagem Clássica, pioneira da ciência administrativa, nascendo junto com o Sec XX...
*Quais foram esses dois aspectos históricos que deram origem a Abordagem Clássica?
* Diga o que essas duas teorias, em comum, buscavam (qual era o seu objetivo).?
Tinham em comum a busca da máxima eficiência bem como o ser humano homo econômico, ou seja, motivado por estímulos financeiros, a preocupação com a organização formal e consideravam princípios como a divisão do trabalho e amplitude de controle. 
4 – A revolução Industrial foi fundamental para o surgimento das empresas modernas... O que o marco da Revolução Industrial permite as empresas?
Permitiu o esforço e crescimento das tecnologias, beneficiando-se das maquinas nas linhas de produção com processos científicos, descoberta de novas formas de energia. Crescimento no mercado, substituindo o trabalho braçal pelas maquinas, crescimento das cidades com necessidade de administração publica, organizando em sindicatos, exploração do capitalismo, conflito entre igreja e social e empresa – capital, inicio da era industrial.
5 – Um administrador precisa operacionalizar sua competência por meio de suas ...
*Apresenta quais são essas habilidades administrativas definidas por R. Hatz?
Habilidades técnicas, humanas e conceituais.
*Escolha uma delas e explique no que consiste?
Habilidades Humanas, são as de cooperação, consiste em atitudes e comunicação, interesses pessoais e coletivos, ou seja, trabalha com pessoas.
6 – Existem diferentes estilos de estruturas organizacionais nas empresas, como a geográfica, a funcional, a matriz, entre outras. É possível haver mais de um tipo de estrutura ao mesmo tempo?
7 – A teoria comportamental também conhecida como Behaviorismo, ... Quais são esses quatro aspectos da teoria comportamental tratados no texto?
8 – McGregor desenvolveu a teoria X e Y, ele propõe um modelo motivacional a partir das duas premissas. Quais são os princípios contidos na teoria Y?
• as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer; 
• o trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar; 
• as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios; 
• as pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas; 
• as pessoas são criativas e competentes.

Outros materiais