Buscar

Tipagem Sanguínea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipagem Sanguínea
A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber.
Após o nascimento, aqueles indivíduos que tem o grupo sanguíneo A (antígeno A presente nas hemácias), produzem no seu plasma anticorpos anti-B. Os indivíduos do grupo sanguíneo B (antígeno B presente), irão produzir anticorpos anti-A. Os indivíduos do grupo AB, que tem os dois antígenos, não produzem nenhum tipo de anticorpos e, ao contrário, os indivíduos do grupo O, que não tem nenhum antígeno, irão produzir os dois tipos de anticorpos, anti-A e anti-B. Como a reação entre o antígeno das hemácias e seu anticorpo produz aglutinação das hemácias, os anticorpos do plasma são também chamados de aglutininas, respectivamente aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.
Além do sistema ABO, existe o sistema ou Fator Rh. Existem seis tipos de antígenos do grupo ou sistema Rh, assim conhecidos: C, D e E (maiúsculas). c, d, e e (minúsculas). Os indivíduos que tem em suas hemácias um ou mais dos antígenos C, D ou E, será considerado portador do antígeno Rh; este indivíduo é Rh positivo (+). Quando um indivíduo tem apenas um ou mais antígenos fracos, c, d ou e, em suas hemácias e, portanto não possui um antígeno capaz de estimular a produção de anticorpos, ele será um indivíduo do tipo sanguíneo Rh negativo (-).
A tipagem sanguínea é feita antes de uma transfusão de sangue ou para classificação do sangue de uma pessoa para doação. A tipagem sanguínea é um modo rápido e fácil de assegurar que a pessoa receba o tipo certo de sangue em uma cirurgia ou após uma lesão. Se a pessoa receber um tipo de sangue incompatível, poderá haver aglutinação sanguínea, que pode ser fatal.
Para realizar a tipagem sanguínea, deve-se coletar uma gota de sangue para cada anticorpo utilizado e deposita-las sobre uma lamina. São testadas o anticorpo anti-A, anti-B e anti-D (anti-Rh). Após homogeneização das amostras com os anticorpos, verifica-se a presença ou não de aglutinação e o resultado é interpretado. Atualmente as reações transfusionais graves são muito raras por causa das tipagens sanguíneas.
	Grupo sanguíneo e fator Rh
	Pode receber sangue
	A positivo
	A positivo, A negativo, O positivo, O negativo
	A negativo
	A negativo, O negativo
	B positivo
	B positivo, B negativo, O positivo, O negativo
	B negativo
	B negativo, O negativo
	AB positivo
	AB positivo, AB negativo, A positivo, A negativo, B positivo, B 
negativo, O positivo, O negativo
	AB negativo
	AB negativo, A negativo, B negativo, O negativo
	O positivo
	O positivo, O negativo
	O negativo
	O negativo
A tipagem sanguínea determina o grupo sanguíneo da pessoa e o de sangue ou derivados que ela pode receber.
Referencias
NICÉSIO, Raphael Gonçalves. TIPAGEM E GRUPOS SANGUÍNEOS. Disponível em: <http://www.biomedicinabrasil.com/2016/08/tipagem-e-grupos-sanguineos.html>. Acesso em: Setembro, 2017.
VILELA, Silvano. Tipagem sanguínea – o exame, resultado do cruzamentos de sangue pai mãe, e qual doador e receptor universal. Disponível em: <https://www.plugbr.net/tipagem-sanguinea-o-exame-resultado-do-cruzamentos-de-sangue-pai-mae-e-qual-doador-e-receptor-universal/>. Acesso em: Setembro, 2017.
KRANS, Brian. Tipagem sanguínea. Disponível em: <https://pt.healthline.com/health/tipagem-sanguinea#HowItsDone6>. Acesso em: Setembro, 2017

Outros materiais