Buscar

Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico Apol nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a seguinte informação: 
“Euclides o construtor da geometria plana, anuncia cinco noções comuns como verdades óbvias: 
1- Coisas iguais a uma mesma coisa são também iguais.
2 - Se iguais são adicionados a iguais, os totais obtidos são iguais
3 - Se iguais são subtraídos de iguais, os totais obtidos são iguais
4 - Coisas que coincidem uma com a outra são iguais
5 - O todo é maior do que qualquer uma de sua” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: SANTOS, R. S. Almir; VIGLIONI, H. B. Humberto. Geometria Euclidiana Plana <http://professor.ufop.br/sites/default/files/santostf/files/geometria_euclidiana_plana.pdf>. Acesso em 24 abr. 2017.
Conforme os conteúdos do fragmento de texto dado e o conteúdo do texto-base A definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget por quase todo o século 19, Euclides foi um verdadeiro mito para filósofos e matemáticos, sua geometria conhecida como geometria euclidiana, era considerada por todos como:
Nota: 20.0
	
	A
	O mais firme e confiável ramo do conhecimento.
Você acertou!
A geometria euclidiana era considerada pelos filósofos e pelos matemáticos como “o mais firme e confiável conhecimento” (texto-base, p. 137).
	
	B
	A nova geometria que ensinava através de letras ao invés de números.
	
	C
	Um tratado matemático que não inspirava confiança aos estudiosos.
	
	D
	Um segmento sem nexo ou verdade matemática.
	
	E
	Uma geometria circular e complexa.
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Considere a seguinte citação:
“O aluno supervalorizando o poder da matemática formal, perde a autoconfiança em sua intuição matemática, diminuindo a cada dia seu raciocínio matemático e assim, não conseguindo associar a solução do problema encontrada matematicamente com a solução do mesmo problema numa situação real”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em:  ANDRADE, C. Cintia. O Ensino da Matemática par o Cotidiano. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Medianeira. 2013, 48f. Monografia de Especialização, Medianeira, 2013. http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4286/1/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf. Acesso em: 15 mai. 2017.
De acordo com o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático sobre a matemática praticada no cotidiano das culturas, sejam elas escolar, familiar, ou do trabalho, é a base para o conhecimento incorporado pela comunidade escolar e lapidado pelo docente para solidificar saberes significativos. Assinale a alternativa correta sobre a preocupação da etnomatemática no cotidiano das pessoas:
Nota: 20.0
	
	A
	A preocupação da etnomatemática é não deixar que o aluno transfira para sua realidade o contexto escolar.
	
	B
	O cotidiano das pessoas, dos alunos não é uma preocupação da etnomatemática, a realidade está totalmente fora do seu contexto.
	
	C
	Situações do cotidiano não são vivenciadas na matemática.
	
	D
	A preocupação da etnomatemática está em trazer para a sala de aula situações vividas apenas dentro da escola e nada que for vivenciado fora da escola.
	
	E
	A preocupação da etnomatemática é fazer com que situações do cotidiano sejam vivenciados dentro do ambiente escolar no sentido de dar significado a esses saberes praticados fora da escola.
Você acertou!
 a alternativa correta é a letra e).             A preocupação da etnomatemática é fazer com que situações do cotidiano sejam vivenciados dentro do ambiente escolar no sentido de dar significado a esses saberes praticados fora da escola (texto-base, p. 10).
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o excerto de texto a seguir:
“Há um mundo secreto lá fora. Um universo paralelo oculto de beleza e elegância, entrelaçado intricadamente com o nosso. É o mundo da matemática. E é invisível para a maioria de nós”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FRENKEL, Edward. O Amor e a Matemática: O coração da Realidade Escondida. Casa das Letras. p. 11 <http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/pdf/9789897413360.pdf> . Acesso em 21 abr. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e o texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade?, sobre a abstração reflexiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Tem como suporte o mundo das ideias e das relações.
Você acertou!
A abstração reflexiva, própria ao estágio das operações formais, não tem mais como suporte o mundo das coisas e, sim, o mundo das ideias e das relações. O cotidiano é elemento central da representação da matemática concreta. O mundo das coisas e dos objetos faz parte da realidade concreta ( texto-base, p. 11, 12).
	
	B
	Tem como suporte o mundo das coisas, dos objetos.
	
	C
	A abstração reflexiva tem como suporte a realidade concreta.
	
	D
	Na abstração reflexiva tudo é concreto.
	
	E
	A abstração reflexiva tem como suporte o cotidiano.
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Considere as informações do fragmento de texto a seguir:
“[...]a forma como vemos/entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o ensino da Matemática e vice-versa. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FIORENTINI, D. Alguns Modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: FIORENTINI, D. Revista Zetetikê, ano 3, n.4, Campinas/SP: Unicamp, 1995, p. 1-35.p. 4. 
Levando em consideração o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget  a autora menciona a comparação de Piaget entre uma criança e um matemático, afirmando que nada há de absurdo nisso, pois o conceito de investigação se enquadra perfeitamente nesta ideia, pois:
Nota: 20.0
	
	A
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito aos processos investigativos que os dois percorrem e que necessariamente não tem de ser uma grande pesquisa cientifica aos dois, mas certamente uma construção cognitiva mediante a abstração Reflexionante.
Você acertou!
Quando Piaget compara uma criança a um matemático, refere-se à necessidade de que cada um tem de se desenvolver desde seu princípio, passando gradativamente pelos estádios, e para tal se fazem necessárias ações pedagógicas na escola capazes de despertar o interesse dessa criança-estudante em aprender. Dessa maneira, a articulação do conceito de investigação se enquadra perfeitamente nessa ideia, pois ao se pensar em investigar não necessariamente se tem a noção de uma "grande pesquisa científica". Entretanto, uma investigação pequena e simples na escola para um estudante de, por exemplo, 10 anos, é uma construção cognitiva equivalente a de um matemático ao provar um novo teorema que vem estudando. "Assim, a Matemática se constitui em um notável exemplo de construção do saber mediante a abstração reflexionante" (Nogueira & Pavanello, 2008, p. 117). Além disso, (Dubinsky e Lewin 1986) destacam que os estudantes devem participar do processo de abstração, das resoluções das atividades, desde as mais simples até as de generalização, e não serem simplesmente expectadores do resultado (texto-base, p.242).
	
	B
	Comparar um matemático com uma criança relaciona-se a necessidade de tornar a criança um futuro matemático, baseado em ações investigativas científicas.
	
	C
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito a tentativa que as escolas têm de formar o aluno Matemático e a sua busca incessante nesta linha de formação.
	
	D
	Comparar um matemático com uma criança direciona-se ao fato de compreender que a criança nunca chegará ao conhecimento cientifico matemático, sendo ele pertinente somente ao adulto.
	
	E
	Compararum matemático com uma criança relaciona-se com o fato de os estudantes não poderem participar dos processos de resoluções de atividades, desde a mais simples até a sua generalização, devendo permanecer como simplesmente expectadores de resultados.
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a seguinte citação: 
“A educação não formal até os anos de 1980 foi tratada como de pouca importância no Brasil, sendo vista como um processo delineado para alcançar a participação de indivíduos e grupos específicos voltados às áreas rurais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: ALMEIDA, S. B. Maria. Educação não formal, informal e formal do conhecimento científico nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções didático-pedagógicas- Cadernos PDE. v.2, 2014. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_bio_pdp_maria_salete_bortholazzi_almeida.pdf. Acesso em 15 mai. 2017.
De acordo com a citação acima e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático como  a psicologia cognitiva passou a considerar as conexões entre os conhecimentos formais e não formais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Formais: construídos através da experiência fora da escola.
	
	B
	Informais: adquiridos através da escolarização.
	
	C
	Formais e informais diante da psicologia cognitiva não são adquiridos fora da escola.
	
	D
	Formais: supostamente construídos através da escolarização.
Informais: supostamente adquiridos da experiência fora da escola.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). Meira (2002, p. 19) acrescenta que, atualmente, inclusive “[...] a psicologia cognitiva a passou a considerar as conexões entre conhecimentos formais (supostamente construídos através da escolarização) e informais (supostamente adquiridos através da experiência diária fora da escola).”
	
	E
	Diante da psicologia existem dois paradigmas da educação: a formal que está inserida em escolas particulares e a informal que está contextualizada nas escolas públicas.

Outros materiais