Buscar

Lista Plano Inclinado e Sistemas de Corpos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

‘’
LISTA DE FÍSICA I – PROF. JADSON RODRIGO CORRÊA
01. No esquema da figura os fios e a polia são ideais e não se consideram resistência e o empuxo do ar. O sistema é abandonado do repouso. Os blocos A e B têm massa de 2,0kg. O módulo de aceleração de gravidade vale 10m/s2 e a = 30°.  
Supondo a inexistência de atrito, determine: 
      a) o módulo da aceleração do sistema; 
      b) a intensidade da força que traciona a corda.
02. O empregado de uma transportadora precisa descarregar de dentro do seu caminhão um balcão de 200 kg. Para facilitar a tarefa do empregado, esse tipo de caminhão é dotado de uma rampa, pela qual podem-se deslizar os objetos de dentro do caminhão até o solo sem muito esforço.
 Considere que o balcão está completamente sobre a rampa e deslizando para baixo. O empregado aplica nele uma força paralela à superfície da rampa, segurando-o, de modo que o balcão desça até o solo com velocidade constante. Desprezando a força de atrito entre o balcão e a rampa, e supondo que esta forme um ângulo de 30° com o solo, determine o módulo da força paralela ao plano inclinado exercida pelo empregado.(g=10m/s2).
03. Um bloco de massa 5kg é arrastado ao longo de um plano inclinado sem atrito, conforme a figura.
Para que o bloco adquira uma aceleração de 3m/s2 para cima, a intensidade de  deverá ser: (g=10m/s2, senq=0,8 e cosq=0,6).
a) igual ao peso do bloco      b) menor que o peso do bloco      c) igual à reação do plano      d) igual a 55N     e) igual a 10N
04. (FATEC-SP) Um fio, que tem suas extremidades presas aos corpos A e B, passa por uma roldana sem atrito e de massa desprezível. O corpo A, de massa 1,0 kg, está apoiado num plano inclinado de 37° com a horizontal, suposto sem atrito. 
Adote g = 10m/s2, sen 37° = 0,60 e cos 37° = 0,80.
 Para o corpo B descer com aceleração de 2,0 m/s2, o seu peso deve ser, em newtons,
a) 2,0                    b) 6,0                    c) 8,0                    d) 10                     e) 20
05. (PUC-MG) Na montagem mostrada na figura, os corpos A e B estão em repouso e todos os atritos são desprezíveis. Sem 45º = 0,7
O corpo B tem uma massa de 8,0 kg. Qual é então o peso do corpo A em newtons?
06. (UEL-PR) Dois blocos A e B de massas mA=2kg e mB=3kg, ligados por um fio, são dispostos conforme o esquema a seguir, num local onde g=10m/s2.
Desprezando-se os atritos e considerando ideais a polia e o fio, determine a intensidade da força tensora no fio. Considere sen30o=0,5 e cos30o=0,87
07.(UFSJ-MG-011) Um bloco de massa 10 kg e abandonado a partir do repouso no topo de uma rampa de altura igual a 2 m e 
inclinação igual a 30º. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e que o atrito entre o bloco e a rampa é muito pequeno. determine o intervalo de tempo para que o bloco saia do topo da rampa e atinja sua base.
8 - Sabendo que o peso de um bloco suspenso é de 80N e que o dispositivo para levantá-lo possui três roldanas móveis, determine o valor da força necessária para levantá-lo.
9 - Sabendo que o peso de um bloco suspenso é de 1000N e que o dispositivo para levantá-lo possui 2 roldanas móveis, determine o valor da  força necessária em kg para levantar o bloco.
10 - (UFU-MG) Na figura abaixo, despreze as forças dissipativas e calcule o valor da carga Q, sabendo que o rapaz exerce uma força de 25N para mantê-la em equilíbrio.
11 - (FUVEST-SP) Considere o esquema representado na figura abaixo. As roldanas e a corda são ideais. O corpo suspenso da
roldana móvel tem peso de 550N. 
a) Qual o módulo da força vertical (para baixo) que o homem deve exercer sobre a corda, para equilibrar o sistema?
12 - (MACKENZIE-SP) Admita que sua massa seja 60kg e que você esteja sobre uma balança, dentro da cabine de um elevador. Sendo g=10m/s2 e a balança calibrada em newtons, a indicação por ela fornecida, quando a cabine desce com aceleração constante de 3m/s2, é:
a) 180N            b) 240N            c) 300N             d) 420N            e) 780N
13 - (PUC-BA) Um cabo de aço utilizado para mover um elevador suporta um peso máximo igual ao peso de um corpo de massa igual a 1200kg. Se ele está sustentando um elevador  de massa igual a 1000kg, qual pode ser a máxima aceleração do elevador na subida? (g=10m/s2)

Outros materiais