Buscar

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
É um processo técnico-científico de coleta de dados, que tem por objetivo o estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos. 
Abrange 3 critérios: a medida, o instrumento e o processo da avaliação. 
Avaliação psicológica para habilitação de veículos
Contribuir com a segurança do trânsito, avaliando as condições emocionais e cognitivas dos candidatos que pretendem conduzir veículos e compartilhar as vias com os demais participantes do trânsito.
Avaliação psicológica pré-cirúrgica
Tem o objetivo de observar se o paciente está em condições psicoemocionais de realizar determinado procedimento cirúrgico naquele momento, procedimento este que poderá transformar significativamente a sua vida ou a sua maneira de viver. 
Processos de Avaliação Psicológica? Passo a passo. 
Habilidades – Traçar o perfil: a) atenção;
b) concentração;
c) raciocínio;
d) Ausência patológico.
Instrumentos Psicológicos: a) entrevista
 b) bateria de exame
ENTREVISTA Conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional. 
A entrevista faz com que o psicólogo exerça o papel semelhante ao pesquisador. 
A entrevista psicológica tem como objetivo o estudo do comportamento total do indivíduo. Tanto é importante a história clínica, quanto a história de vida do entrevistado.
Para realizar-se uma entrevista psicológica é importante que se recolha os dados através da função do “escutar”, porém, também da função de vivenciar e observar.
O psicólogo ocupa dois lugares ao mesmo tempo. Vive a experiência e observa o que está ocorrendo no campo. É importante que o entrevistador assuma sua condição humana e não se sinta acima do entrevistado ou em situação privilegiada diante dele.
O objeto de estudo do psicólogo é um ser humano e sua vida e seu instrumento de trabalho é o próprio psicólogo e sua vida. Esses fatores podem trazer dificuldades para a execução da tarefa.
Etapas da entrevista: observação, hipótese e verificação.
Enquanto se observa, levanta-se hipóteses e durante a entrevista verifica-se essas hipóteses.
Observar, pensar e imaginar e não desumanizar permite que os profissionais de saúde consigam compreender e ajudar o outro.
Tipos de entrevista :
Aberta ou Não Dirigida- conduzida pelo entrevistado. A entrevista aberta possibilita uma investigação mais ampla e profunda e normalmente faz parte de trabalhos sem tempo determinado.
Semiaberta ou Semidirigida- parte conduzida pelo entrevistador, parte pelo entrevistado. A entrevista semiaberta possibilita um direcionamento da investigação pelo entrevistador, apesar de dar liberdade para o entrevistado.
Fechada ou dirigida- conduzida pelo entrevistador. A entrevista fechada tem método padronizado e funciona como um questionário.
Dependendo do objetivo a entrevista vai implicar em variáveis diferentes que regulam a atitude do entrevistador, assim como do entrevistado. 
Objetivo comum: apresentação da demanda, reconhecimento da natureza do problema e da formulação de alternativas de solução; encaminhamento. 
Objetivo instrumental: 
Em alguns casos é necessário despertar o interesse do entrevistado.
Diferença de entrevista, anamnese e consulta:
A entrevista não é uma consulta. A entrevista é um dos procedimentos que o profissional tem para atender a uma consulta. A entrevista não é uma anamnese. A anamnese é uma parte da entrevista e tem por objetivo obter a história clínica do sujeito, de sua doença e de sua saúde.Na anamnese compila-se os dados fornecidos pelo paciente e esses devem ser extraídos dele ou de responsáveis no caso de incapazes.
Entrevistador x Entrevistado
O entrevistador têm a finalidade de descrever e avaliar e oferecer o retorno. (objetivos)
Condução do processo e aplicação dos conhecimentos psicológicos em benefícios das pessoas envolvidas; dominar as especificidades da técnica e a complexidade do conhecimento utilizado; reconhecer a necessidade de treinamento especializado e atualizações constantes. 
O entrevistado deve prestar as informações; o sucesso depende do seu mofo de colaboração.

Outros materiais