Buscar

623640 Processos Decisórios2 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 623640 - Processos Decisórios
Questão 1: Para a resolução eficaz de problemas, a qualidade da informação é fundamental. A seleção mal-elaborada pode causar danos incalculáveis para as organizações. Assinale a alternativa que apresenta os passos fundamentais para a valorização da informação:
B)Conhecimento, seleção e uso das informações.
Questão 2: A informação sobre as condições ambientais e organizacionais é monitorada para determinar se o desempenho é satisfatório e para diagnosticar a causa das falhas. Essa afirmação está relacionada a qual item das alternativas a seguir?
B)São repetitivas e bem-programadas, com procedimentos para resolver o problema, incluem regras de decisão. 
Questão 3: Quanto ao MASP, leia as afirmativas.
I. O MASP é uma técnica estruturada para resolução de problemas.
II. O MASP foi estruturado segundo o PDCA ¾, mas não pode ser confundido com ele.
III. O MASP busca resolver problemas, isto é, busca eliminar de forma definitiva e consistente resultados indesejados ou vencer desafios. Problema pode ser definido como um nível não aceitável de anomalias ou não conformidades. 
IV. Quando o nível de anomalias ou de não conformidades atinge ou supera um determinado patamar, passa a constituir um problema e requer uma metodologia mais específica.
É correto o que se afirma em:
A)I e II, apenas.?????
.
Questão 4: Aprendemos, na disciplina, sobre o método MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). A partir do que foi estudado, pode-se afirmar corretamente que:
C)A etapa padronização refere-se à prevenção contra o reaparecimento do problema.
Questão 5: Ao final de setembro de 2008, o mundo tomou conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. O planejamento estratégico de uma empresa do setor automobilístico contemplava a instalação de uma nova unidade fabril visando aumentar sua capacidade produtiva. Após o impacto das informações preliminares a respeito da crise, a diretoria-executiva da empresa decide suspender os investimentos previstos para essa ampliação. Essa decisão pode ser classificada como:
C)Programada em condições de incerteza.?????
Questão 6: Ao final de setembro de 2008, o mundo tomou conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide, após estudos do cenário vigente, suspender as linhas de crédito e financiamento para seus clientes. Como consequência dessa decisão, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A primeira e a segunda tomadas de decisão podem ser classificadas, respectivamente, como:
B)Estratégicas e táticas.
Questão 7: O ciclo PDCA de solução de problemas consiste em: 
E)Visa ao controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização, evita erros lógicos nas análises e torna as informações mais fáceis de se entender.
Questão 8: Podemos dizer que o processo de tomar decisões para resolver problemas e aproveitar oportunidades tem as seguintes fases principais:
A)Identificação do problema ou da oportunidade, diagnóstico, alternativas, decisão e avaliação. 
.
Questões discursivas
Questão 1: Ao se delegar autoridade deve-se levar em conta que essa atribuição deve ser na medida necessária para a concretização dos resultados esperados. Além disso, é preciso escolher a pessoa adequada para o serviço, isto é, ela tem que estar plenamente apta a realizá-lo. É importante lembrar que quando houver delegação a comunicação do que está sendo delegado tem que ser clara e precisa, de maneira que se tenha certeza de que foi entendida e aceita pelo subordinado. Qual a importância da delegação?
Questão 2: O MASP possui uma estrutura segundo o PDCA. Apresente quais etapas do MASP compõem o P (Planejar) e quais são os objetivos dessas etapas.

Outros materiais