Buscar

ANÁLISE CRÍTICA animais silvestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA
Annie Evellyn Martins Barbosa
Titulo: “Ganho de Peso e Evolução do Rebanho de Queixadas Selvagens em Sistemas de Criação Semi-extensivo e Extensivo, em Reserva de Cerrado”.
O titulo é extenso, porém claro e objetivo.
Resumo: No resumo há uma introdução ao assunto, juntamente com a relevância do problema. Enfatizando materiais e métodos com a utilização dos comedouros automáticos, favorecendo o ganho de peso em sistema extensivo. No resumo os resultados e conclusão são evidentes, percebe- se isso com os dados reprodutivos. O resumo está bom e compreensível.
Palavras-chave: As palavras-chaves (queixada, tayassu pecari, animal silvestre, manejo, sistema semi-extensivo e extensivo, reprodução) representam bem o conteúdo a ser abordado no artigo.
Abstract: O abstract está fiel ao resumo, com o inglês de fácil compreensão e coesa. 
Introdução: A introdução do artigo nos traz a problemática que vivemos nos dias atuais: Pois trata da realidade dos queixadas (Tayassu pecari) e do cenário exploratório em que estão inseridos, sendo alvo de caça no interior do Brasil. O autor cita também as fontes de tecnologia de manejo na qual se ampara como Kiltie (1982) e Kiltie & Terborgh (1983) que trata sobre a biologia dos queixadas (Tayassu pecari) e catetos (Tayassu tajacu), Bodmer (1995) o qual analisou o conteúdo estomacal de animais de caça, Mayer & Wetzel (1987), como revisadores da literatura de Sowls (1984) sobre o comportamento dos queixadas, Gottdenker & Bodmer (1998) estudaram a reprodução e a produtividade de queixadas, Roots (1966) também foi um estudioso da reprodução, porém realizada em cativeiro, e por fim Nogueira-Filho & Lavorenti (1997) seguindo a mesma linha que Roots. O trabalho comparou o manejo de queixadas em sistemas semi-extensivo e extensivo, também observando parâmetros da biologia reprodutiva objetivando a obtenção de informações que possam servir de subsídios para um manejo mais racional da espécie.
Revisão de literatura: A revisão de literatura está bem clara e objetiva, vendo que esta está integrada com a introdução. 
Material e Métodos: Os materiais utilizados, local do experimento e procedimentos realizados são bem detalhados, organizados por partes. Abordagem experimental: Caracterização do clima tropical úmido, do tipo AW. Definição de área: Cerrado caracteriza a área, sendo 1.519 ha (14,4%) de várzea, 5.732 ha (54,4%) de campos e 3.289 ha (31,2%) de mata mesófila. Detalhamento dos grupos inseridos na fazenda a partir de 1988: Cinco grupos de queixadas, sendo grupo 1 – 16 animais, grupo 2 – 16 animais, grupo 3 – 19 animais, grupo 4 – 13 animais e grupo 5 – 18 animais. Onde apenas o grupo 4 foi mantido em sistema intensivo, os demais em sistemas extensivos em diferentes pontos da área de estudo. O diagnóstico quanto a prenhes das fêmeas é duvidoso, pelo fato de ser utilizado apenas diagnósticos externos como aumento de tamanho do ventre e do úbere. Para a definição das classes de idade, utilizou-se uma técnica adaptada de Schaller (1983), além de serem microshipados e enumerados por brincos antes de serem soltos. Os piquetes utilizados em uma área de 15 ha totalmente cercada por um alambrado com tela de malha 10 cm X 10 cm, fio 12, com mourões dispostos em intervalos de 3,00 m e altura de 1,50 m, e com um portão de madeira de 3,00 m de comprimento e 1,50 m de altura. Os comedouros automáticos constituíam-se foram postos dentro dos piquetes a fim de evitar fuga dos animais em distancias de 1.000 m um do outro, uma ótima opção no manejo, pois diminui o desperdício do alimento fornecido, os bretes fixos dispostos em formato redondo também auxiliam no manejo dos animais, diminuindo o estresse ao qual são submetidos durante o manejo. No sistema semi-intensivo os animais tiveram a sua disposição uma nascente de água e composta de 80% de mata (cerradão) e de 20% de gramíneas nativas, tendo alimentação natural disponível, além dos comedouros automáticos, enquanto o sistema extensivo de (10.540 ha) utilizou-se das áreas de mata, campo e várzea além da disponibilidade de 22 comedouros automáticos. Os comedouros foram monitorados a fim de estabelecer uma média de consumo dos animais, sabendo que outros animais também se valiam dessa alimentação, onde adquiridos esses dados foram construídos os bretes fixos para manejo e coleta de informações sobre os mesmos individualmente utilizando-se uma gaiola de ferro, tendo a media de peso entre 43 a 45 kg, já para a pesagem dos filhotes, colocou-se os mesmos em sacos de milho vazios.
Resultados e Discussão: Os resultados são claramente apresentados, ilustrados através de gráficos e figuras. A discussão de baseia em cima de cada variável avaliada e alguns resultados são comparados com a literatura. As variáveis foram: Consumo de milho e ganho de peso, Consumo de milho por comedouro (em kg) de set./98 a jun/00, Ganho de Peso e Evolução do Rebanho de Queixadas Selvagens em Sistemas de Criação Semi-extensivo, Consumo de milho (kg) e precipitação pluviométrica (mm) no período de um ano no sistema semi-extensivo, Consumo de milho (kg) e precipitação pluviométrica (mm) no período de um ano no sistema extensivo, - Comparação de médias de ganho de peso diário, Evolução do rebanho , Sistema semi-extensivo, Sistema extensivo e Número de filhotes nascidos no sistema semiextensivo e extensivo e precipitação pluviométrica. Os resultados foram satisfatórios, pois o modelo que se mostrou mais adequado a este experimento foi o de Schnabel onde todos os animais são igualmente recapturáveis, podendo ser desenvolvido um manejo crescente com esses animais tendo em vista que são recapturáveis. 
Conclusão: Os autores concluem com êxito, respondendo ao objetivo da pesquisa. Mostram como a técnica de comedouros automáticos com milho é sucesso em recaptura de queixadas em sistemas extensivos e semi- intensivos. Concluindo que o sistema mais vantajoso é o extensivo ,claramente observado pelo mair consumo de alimento, também trazendo um melhor bem estar ao animais. Trazendo a solução da problemática implícita na caça predatória no interior do País.
Veículo de Publicação: R. Bras. Zootec., v.32, n.1, p.191-199, 2003
Autor(es): Maria de Lourdes de Oliveira Andrade Figueira², Célia Regina Orlandelli Carrer3, Paulo Bezerra Silva Neto4.
Estrutura do Artigo: O artigo é dividido em: Resumo, Introdução, Materiais e métodos, Conclusão e Literatura Citada.
Atualidade do Tema: O tema é uma questão atual, principalmente no Mato Grosso do Sul, então todo solução para essa problemática é bem vinda.
Referências Bibliográficas Utilizadas: As referências utilizadas no artigo são de boa qualidade, foram bem enfatizadas as tecnologias/ pesquisas advindas dos pesquisadores citados como referencias.
Possibilidade de Reprodução dos Resultados Obtidos: Sim, porém a grande questão é adquirir esses animais de forma legalizada.
Sugestão de trabalhos futuros: Manejo dos animais tendo como objeto a qualidade de carne.
Lista de Dúvidas: Gostaria de saber mais sobre alguns pontos:
 Perguntas Sugestivas: 
Qual o numero final de filhotes já reproduzidos dentro dos sistemas?
O manejo com couro, seria algo rentável de fato, foi dada a opção, porém nada mais além sobre o assunto ?
Qual custo total para a implantação desses sistemas?
Conclusão da Análise Crítica: O artigo é muito bom, pois a qualidade de escrita é boa, é bem sucinto e não tem discussões desnecessárias. Acredito ser bem explicativo, objetivo, e os resultados foram interessantes.
Referências Bibliográficas: Não há sugestão para literaturas adicionais, pois o tema específico desta pesquisa é mais atual, então acredito que os autores utilizaram o necessário. O que seria ideal, no caso seriam mais pesquisas a fundo.
Anexos e Figuras: As figuras poderiam ser mais nítidas, porém trazem conteúdo dinâmico e apresentável. Minha sugestão seria a implantação de fotos do momento do manejo nos piquetes, principalmente com os filhotes nos “sacos”, para esclarecimento de qualquer duvida remanescente sobre bem estaranimal.

Outros materiais