Buscar

EMBARGOS A EXECUÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CIVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO – SP
Processo nº ...
MARILENE, nacionalidade ..., estado civil ..., profissão ..., portadora da identidade nº ..., inscrita no CPF sob nº ..., endereço eletrônico ..., residente e domiciliada à rua ..., número ..., bairro..., CEP ..., Cidade.../UF..., vem por meio de seu advogado OAB/UF..., legalmente habilitado, endereço eletrônico ..., e com endereço profissional à rua..., número..., bairro..., CEP..., Cidade/UF..., com fulcro no art. 77, v, do Código de Processo Civil (CPC) e com fundamento no art. 305 do CPC e demais dispositivos aplicáveis à espécie, perante Vossa Excelência, apresentar a presente 
 EMBARGOS À EXECUÇÃO 
Em face de BRENO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador da identidade nº..., inscrito no CPF ..., endereço eletrônico ..., residente e domiciliado à rua..., nº..., bairro..., CEP..., Cidade.../UF..., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS 
Há duas semanas, a embargante recebeu a visita de um Oficial de Justiça, que entregou a ela um Mandado de Citação e Intimação. O Mandado refere-se à ação de execução de título extrajudicial ajuizada por Breno, em que é pretendida a satisfação de crédito de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), consubstanciado em instrumento particular de confissão de dívida, subscrito por Marilene e duas testemunhas, e vencido há mais de um mês. 
O embargado indicou à penhora valores que Marilene tem em três contas bancárias, um carro e o imóvel em que reside com sua família. Alegou ainda que a executada estaria buscando desfazer-se dos bens, razão pela qual o juízo deferiu de plano a indisponibilidade dos ativos financeiros de Marilene pelo sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional.
 Pelo andamento processual no sítio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi verificado que o mandado de citação e intimação positivo foi juntado aos autos há dois dias.
 
A embargante, muito nervosa, relata que manteve relacionamento com Breno, durante o qual ele insistiu que ela assinasse alguns papéis, informando se tratar de documentos necessários para que ele pudesse receber um benefício previdenciário acumulado. 
Ela, sem muito estudo, assinou, acreditando estar apenas declarando que ele, Breno, ainda não tinha recebido R$ 15.000,00 (quinze mil reais), aos quais alegava fazer jus frente ao INSS.
 Informa, inclusive, que uma das pessoas que assinou como testemunha é uma vizinha sua, que sabe que ele a induziu a acreditar que estava assinando apenas uma declaração para que ele obtivesse o benefício. 
Esclarece que, quando o relacionamento acabou, Breno se tornou agressivo e afirmou que tomaria dela as economias que sabia ter em uma poupança, mas, na época, ela achou que era uma ameaça vazia de um homem ressentido. 
 
Ela está especialmente preocupada em resguardar sua moradia e os valores que tem em uma de suas contas bancárias, que é uma poupança, que se tornou fundamental para a subsistência da família, já que sua mãe está se submetendo a um tratamento médico que pode vir a demandar a utilização dessas economias, informando que, em caso de necessidade, preferia ficar sem o carro que sem o dinheiro. 
DA TEMPESTIVIDADE 
Tendo em vista que o prazo para apresentar embargos é de 15 (quinze) dias, e assim o fez a embargante conforme previsão do art. 915 do CPC
O prazo é contado da data de juntada aos autos do mandado cumprido conforme art.231, II, CPC.
DO MÉRITO 
III.I - DESCONSTITUIÇÃO DO TÍTULO EXECUTIVO VICIADO POR DOLO 
Em razão de se basear em negócio jurídico viciado por dolo, deve ser anulado por com base no art.145 do CC, pois por se valer do relacionamento que mantia com a embargante, o embargado agiu com dolo quando insistiu a assinatura de vários papeis, com a informação falsa de que se tratava de documentos para que pudesse receber benefícios previdenciários acumulados.
Por acreditar em seu companheiro assinou o instrumento particular de confissão de dívida, sendo assim o título se torna ineficaz e inexequível conforme art.917, I, CPC,  Tendo sido vítima de artifício para a celebração de negócio jurídico que, se ciente da realidade dos fatos, não realizaria, ela tem direito à anulação do negócio e, consequentemente, à desconstituição do título executivo em que se baseia o processo.
III. II. IMPENHORABILIDADE DA CONTA POUPANÇA/ IMOVEL BEM DE FAMILIA 
No termino do relacionamento o embargado se apresentou de forma agressiva fez ameaças de que tomaria as economias que sabia ter em uma poupança para fins de tratamentos médicos de sua mãe. 
Não estando de nenhuma forma vinculada com a divida preterida pelo embargado, deve ser reconhecido a impenhorabilidade da conta poupança da embargante, até o valor de 40 salários mínimos, com base no Art. 833, inciso X, do CPC, bem como do imóvel em que reside com sua família, por se tratar de bem de família, com base no Art. 1º da Lei nº 8.009/90.
III. III- DO EFEITO SUSPENSIVO
 Tendo em vista a presença dos requisitos do periculum in mora, decorrente da necessidade dos valores para o tratamento médico da mãe e subsistência da família, bem como está garantido o juízo pela penhora dos valores existentes nas demais contas.
requer a suspenção do processo executivo, que em regra não terão efeito suspensivo conforme exigido no Art. 919, § 1º, do CPC, com exceção quando verificado os requisitos para a concessão da tutela provisória. 
IV – PEDIDOS 
Ante o exposto requer:
a desconstituição do título executivo, bem como anulação da confissão de dívida;
juntada do comprovante de recolhimento de custas ou pedido de gratuidade da justiça;
oitiva do embargado no prazo de 15 (quinze dias) conforme art.920, I, CPC;
suspenção da penhora nos embargos para extinguir a presente execução com relação ao embargante e a desconstituição da penhora que recai sobre imóvel onde reside a família da embargante juntamente com o desbloqueio da conta popança cujo dinheiro é fundamental para subsistência da família e custos dos tratamentos médicos;
a condenação do embargado no pagamento dos ônus sucumbenciais.
 V - DAS PROVAS 
Requer a produção de todas as provas de direito admitidas, conforme disposto no art.369 do CPC, em especial a testemunhal de sua vizinha. 
Nestes termos 
Pede deferimento 
Local e data 
Advogado 
OAB/UF

Outros materiais