Buscar

Os efeitos da fenilalanina na oxidação de gordura induzida pelo exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os efeitos da fenilalanina na oxidação de gordura induzida pelo exercício: um ensaio preliminar, duplo-cego, controlado por placebo e crossover.
The effects of phenylalanine on exercise-induced fat oxidation: a preliminary, double-blind, placebo-controlled, crossover trial
Resumo de artigo
Bianca Vasconcelos Brayner
Estágiaria Nutricinionista 
Quando combinado com o exercício, a suplementação de aminoácidos (AA) é um método eficaz para acelerar a mobilização de gordura. Contudo, os efeitos de Aas individuais ligado ao exercício físico na oxidação da gordura permanecem obscuros. Para o estudo foi suposto que a L-fenilalanina, pode resultar na secreção de glucagon, e quando combinado com o exercício pode promover a oxidação da gordura. Para a pesquisa foi preciso seis voluntários masculinos em um estudo cruzado para ingerir fenilalanina (3g/dose) ou placebo. Trinta minutos após a ingestão, cada indivíduo realizou ensaios de carga de trabalho em um cicloergômetro por 1h a 50% do consumo máximo de oxigênio.
Sabemos que a pratica de exercícios regularmente, está diretamente ligado na ajuda prevenção da obesidade, e de acordo com as diretrizes do American College of Sports Medicine, 45-60min de exercício é suficiente para garantir gastos de energia em pessoas obesas. Sabendo que os níveis sanguíneos e hormônios como glucagon, catecolaminas, GH e cortisol aumentam durante o exercício (comparando a níveis de repouso, foi levantado a hipótese de que uma combinação de exercício e fatores que afetam a secreção de alguns desses hormônios pode ser efetiva para aumentar o catabolismo de energia.
Diversos estudos relataram que uma pre-ingestão de uma dose única de uma mistura de aminoácidos específicos, aumentavam a lipólise e a cetogênese hepática de glucagon, mas os efeitos de Aas individuais ainda não se sabe muito.A L-fenilalanina (Phe), um precursor de tirosina, é um aminoácido essencial e é um substrato para a tirosina hidroxilase, a enzima que catalisa o passo de limitação de velocidade na síntese de catecolaminas.
O Phe é um requisito dietético para a síntese proteica, uma única administração oral de uma grande quantidade dele ( 1mmol/kg de massa magra) estimulou o aumento na concentração de insulina e glucagon e regulou o metabolismo da glicose.
O estudo:
randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, realizado na Universidade Ritsumeikan de Shiga, no Japão.
Os critérios de inclusão foram jovens saudáveis ​​de 20 a 40 anos de idade; de exclusão foram indivíduos com histórico atual de doença grave, anemia e que foram julgados pelos médicos indevidos.
Resultados:
Nos corpos de glicerol, AGL, glicose e cetona no sangue, não havia valores discrepantes e os dados eram normalmente distribuídos. No entanto, no lactato sanguíneo, houve outliers, e os dados não foram distribuídos normalmente. ANOVA mostrou uma interação tratamento x tempo significativa para concentração de glicerol no plasma (tratamento P  = 0,022; tempo P  <0,01; interação P  <0,01), com teste post-hoc de Tukey revelando diferenças significativas entre os tratamentos aos 90 min ( P  <0,05). As concentrações sanguíneas de glicose, lactato, AGL e corpos cetônicos não foram significativamente diferentes entre os dois tratamentos ao longo do período experimental.
(VER TABELAS NO ARTIGO PARA ENTENDER MELHOR OS VALORES)
Conclusão:
Em conclusão, a ingestão pré-exercício de um suplemento de Phe acelerou significativamente a secreção de glucagon durante o repouso e o exercício. Além disso, especialmente os níveis séricos de glicerol aumentaram significativamente durante o exercício, indicando uma mudança para a oxidação de gordura.

Outros materiais