Buscar

Avaliando saúde da criança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: SDE0105_SM_201503387348 V.1 
	Aluno(a): THALITA EMILLY RODRIGUES DA SILVA
	Matrícula: 201503387348
	Desemp.: 0 de 0,5
	10/04/2018 09:06:43 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504031607)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O movimento é um aspecto essencial da vida. Ele é crucial na nossa capacidade de caminhar, correr e brincar; procurar e comer os alimentos que nos nutrem; nos comunicarmos com os amigos e a família; ganhar o pão de cada dia; em essência, sobreviver. Sobre controle motor assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	O movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
	 
	Na teoria do reflexo, a concepção de um reflexo exige a presença de três estruturas: uma receptora, um trajeto nervoso condutor e um efetor.
	 
	A teoria dos sistemas é caracterizado por uma estrutura de cima para baixo, na qual os centros superiores sempre estão encarregados dos inferiores.
	 
	A pesquisa de Sherrington em 1906 formou a base experimental da clássica teoria hierárquica do controle motor
	 
	Uma limitação da teoria da ação dinâmica pode ser a suposição de que o sistema nervoso cumpre uma função consideravelmente irrelevante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504110367)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	 
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504005527)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504194149)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	 
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503576891)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	 
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica

Outros materiais