Buscar

CASO CONCRETO 5

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5
Antônia é sócia de uma sociedade empresária limitada, com sua irmã Adalgisa, no ramo de vendas de roupas e acessórios multi marcas. A sociedade passa por uma crise financeira, devendo a vários fornecedores, embora seus impostos estejam em dia, bem como as suas obrigações trabalhistas. A sociedade foi executada por um dos fornecedores. Antônia possui bens particulares e consulta você, advogado(a) no ramo societário, se neste caso, responderá com seus bens pessoais. 
R: Não, neste caso, a sociedade é que responderá com seu patrimônio, pois possui responsabilidade patrimonial e processual, conforme dispõe os arts. 1.052 a 1.081 e 1.150 do CC. Antônia só responderia pelos seus bens caso houvesse uma cláusula de responsabilidade subsidiária. 
Questão Objetiva: Sobre o exercício da atividade empresarial exercido por um empresário individual é correto afirmar: 
a) é equiparado legalmente a sociedade empresária; 
b) ao possuir um cadastro de CNPJ, limita sua responsabilidade; 
c) possui responsabilidade limitada;
d) assume responsabilidade pessoal com todos os seus bens em caso de insucesso da atividade empresarial; Art. 391 do CC e Art. 591 do CPC.
e) todo Empresário Individual, atualmente e por força de lei é EIRELI, não respondendo com seu patrimônio pessoal de forma alguma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes