Buscar

atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Infelizmente, o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normalização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 46.
De acordo com o texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?, a terminologia correta para se referir à pessoa com deficiência auditiva é...
	
	A
	Mudinho.
	
	B
	Surdo-mudo.
	
	C
	Portador de necessidade auditiva.
	
	D
	Surdo.
	
	E
	Ouvinte.
“Infelizmente o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normatização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até mesmo nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. Libras? Que Língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 46. 
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, atualmente os termos deficiente auditivo e surdo são utilizados de maneiras distintas. Relacione cada um destes temas aos seus respectivos usos:
1. Surdo.
2. Deficiente auditivo (D.A.).
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que percebem o mundo por meio das experiências visuais.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que optam por utilizar a língua de sinais.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que não têm impedimento mais complexo para adquirir a língua oral.
( ) Termo usado para se referir aos indivíduos que têm dificuldades na discriminação auditiva das palavras em ambientes ruidosos.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que valorizam e participam da cultura e comunidade surda.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 2 – 2 – 1

Outros materiais