Buscar

Resumo Fundamentos da ADM - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Oportunidades e ameaças: são variáveis do ambiente externo, tanto contextual quanto operacional, sobre os quais a organização não exerce um controle direto. As oportunidades são condições favoráveis ao desempenho da organização e, sempre que possível, devem ser maximizadas. Já as ameaças criam situações desfavoráveis ao desempenho e, por isso, devem ser evitadas, minimizadas ou neutralizadas sempre que possível.
Forças e fraquezas: são variáveis do ambiente interno da organização e sustentam uma condição favorável ou desfavorável, da mesma frente, ao ambiente e concorrente. Por representarem parte dos fatores internos da empresa, os mesmos são passíveis de gerenciamento.
Centralização: decisões centralizadas, quando não há envolvimento dos níveis mais baixos nas escolhas e metas da instituição
 
Descentralização: decisões compartilhadas, contribuição dos níveis mais baixos
Análise interna: forças e fraquezas 
Análise externa: ameaças e oportunidades 
Análise do ambiente: o ambiente empresarial engloba fatores externos e internos que influenciam na definição e realização dos objetivos da organização.
Estabelecimento da diretriz organizacional determina-se os objetivos de longo prazo da organização.
A Implementação e Controle da Estratégia Organizacional: Por fim, monitora-se os resultados das ações que foram definidas para atingir os objetivos por meio do controle estratégico.
Missão: trata-se do objetivo amplo da organização que justifica a sua existência. Ela faz parte da identidade da empresa. 
Visão: trata de um estado futuro desejado pela empresa.
Poderes
 Nas empresas, o poder é dividido em dois tipos diferentes: o formal, que é composto pelos poderes coercitivo, de recompensa, legítimo e da informação, e o informal, onde encontramos os poderes do talento, de referência e carismático
Poder Legitimo: consiste no poder do cargo;
Poder de Recompensa: consiste em poder recompensar os subordinados;
Poder Coercitivo: é baseado na dependência do medo, onde as pessoas têm receio de agir devido às consequências negativas que podem ser aplicadas por quem exerce o poder.
Poder da Informação: baseado naquele que possui a melhor capacidade de repassar os dados.
O que é uma estrutura organizacional: É o conjunto de relacionamentos entre os setores e membros da organização, definindo as relações de autoridade e de subordinação como representados no organograma.
Modelo Estrutural Mecanicista: Tarefas bem definidas, elevada especialização, não há espaço para improvisos, a organização é rígida. 
Modelo Estrutural Orgânico: valoriza tanto a técnica quanto o social, incentiva a autonomia para resolver problemas, as tarefas são mais integradas e a organização é flexível.
Matriz fofa: A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como SWOT.

Outros materiais