Buscar

ECONOMIA QUESTÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUAL O OBJETIVO DA ECONOMIA?
É analisar os problemas econômicos e criar soluções para resolvê-los, para melhorar nossa qualidade de vida nos ambientes em que convivemos.
COMO PODEMOS CLASSIFICAR OS BENS ECONÔMICOS?
Quanto a natureza:
Bens materiais - ex: alimentos, máquinas e terras
Bens imaterias - ex: serviços prestados, tais como consulta médica ou consulta jurídica.
Quanto ao destino:
Bens de consumo - ex: automóvel
Bens de produção - ex. matérias primas, os serviços dos operários, bem capital = maquina.
O QUE SE ENTENDE POR SISTEMAS ECONÔMICOS? 
É o conjunto de instituições com objetivo de permitir a qualquer grupo humano administrar seus recursos, com um mínimo de proficiência, evitando o quanto possível a dispersão dos mesmos.
QUAIS AS FORMAS DE SE ORGANIZAR A PRODUÇÃO NUM SISTEMA ECONÔMICO?
Sistema de tradição: possui índole mágico-religiosa. Caracteriza as sociedades arcaicas, como a antiga civilização egípcia.
Sistema de autoridade: baseia-se na crença na capacidade de previsão e execução dos órgãos centrais de direção (o Estado). Não acredita na autonomia como diretriz de solução para as questões econômicas. Um exemplo é o sistema socialista (modelo real).
Sistema de autonomia: fundamenta-se na capacidade coordenadora do mercado (“mão invisível”), bem como no princípio hedonista da “lei do menor esforço”. Seu motor principal é o agente racional. Corresponde ao sistema capitalista.
DEFINA MACROECONOMIA E MICROECONOMIA.
macroeconomia -volta-se para agregados mais amplos, como o mercado de uma nação inteira, levantando questões como: por que os produtos estão ficando mais caros? O que fazer para alavancar o crescimento econômico desse país? Por que é tão alto o índice de desemprego? Enfim, em analogia, a macroeconomia seria uma “floresta” da qual pertenceriam várias “árvores”, cada qual um pequeno universo analisado correspondente a cada perspectiva da microeconomia. Portanto estuda o comportamento da economia como um todo.
microeconomia (ou teoria dos preços) considera o comportamento das unidades econômicas e dos mercados em que operam, por exemplo, sob a perspectiva dos preços de determinado produto (ex: o café, o tomate, os automóveis).  Estuda então a formação do preço no mercado.
O QUE CARACTERIZA A ESCOLA CLÁSSICA E QUAIS SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES?
Caracteriza a primeira revolução industrial, sendo seus representantes, (Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus e Karl Marx)
O QUE É KEYNESIANISMO?
Um grupo de estudiosos, que tiveram um papel fundamental na consolidação do Estado do Bem-Estar Social e amenizaram significativamente as crises até os anos 1970.
O QUE SE ENTENDE POR ESCASSEZ?
A escassez é uma dura realidade. Os recursos que a humanidade dispõe para satisfazer as suas necessidades são finitos e limitados.
COMO PODEMOS DEFINIR A LEI DA PROCURA?
A quantidade procurada do bem X varia inversamente ao comportamento do seu preço, ou seja, se o preço do bem X aumentar, a sua quantidade demandada diminuirá e se o preço de X diminuir, a quantidade procurada do bem aumentará.
NA RELAÇÃO OFERTA E PROCURA, O QUE O CONSUMIDOR LEVA EM CONSIDERAÇÃO PARA ADQUIRIR O BEM?
Por esta teoria, a demanda é derivada de hipóteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. O que se deseja portanto, é explicar o processo de escolha do consumidor perante as diversas alternativas existentes.
DEFINA VALOR.
 Valor de uso tem caráter individual-familiar; o de troca decorre da divisão do trabalho, levando à reiteração das trocas, da qual surge um consenso social quanto à utilidade e grau de escassez do bem.  O valor de uso pode ser visto como um pressuposto do valor de troca.  O valor de troca é o valor econômico de um bem.
O QUE SÃO FATORES DE PRODUÇÃO?
Pela teoria da produção, temos que, produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. É importante ressaltar que o conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.

Outros materiais