A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Estudos Disciplinares I ATIVIDADES 2

Pré-visualização | Página 1 de 4

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	 
Observe os gráficos com os resultados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014 sobre o acesso à internet.
 
Fonte: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/05/30>. Acesso em 06 jun. 2017 (com adaptações).
 
Fonte: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/05/30>. Acesso em 06 jun. 2017 (com adaptações).
 
Com base nos gráficos, analise as afirmativas.
 
A inclusão digital é mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste.
A região Nordeste é a que apresenta menor número de usuários de internet.
Entre as pessoas com nível fundamental completo, o número de usuários de internet é similar ao de não usuários.
 
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
III.
	Respostas:
	a. 
II e III.
	
	b. 
III.
	
	c. 
I.
	
	d. 
II.
	
	e. 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: Análise das afirmativas. I – Afirmativa incorreta. Justificativa: pelo primeiro gráfico, vemos que os maiores percentuais de pessoas que não usam internet estão nas regiões Norte (55%) e Nordeste (58%). II – Afirmativa incorreta. Justificativa: em 2014, o percentual de pessoas que não usavam internet na região Nordeste era de 58%. Para analisarmos corretamente a afirmativa, precisamos ficar atentos aos seguintes fatos: o primeiro gráfico apresenta valores percentuais; há grandes diferenças nos números de habitantes, por exemplo, do Nordeste e do Norte. Assim, embora o menor percentual de usuários de internet esteja no Nordeste, o Norte, por exemplo, apresenta menor número absoluto de usuários de internet do que o Nordeste (visto que a população da região Norte é significativamente inferior à população da região Nordeste). III – Afirmativa correta. Justificativa: pelo segundo gráfico, que mostra o número de usuários de internet por grau de instrução, vemos que, entre as pessoas com nível fundamental completo, as alturas da barra cinza (“não usam internet”) e da barra preta (“usam internet”) são praticamente iguais.
 
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Enade 2014) Leia o texto e o gráfico a seguir.
“As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens.
As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos.”
Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em 30 jul. 2016 (com adaptações).
 
Fonte: <http://ipea.gov.br>. Acesso em 30 jul. 2016 (com adaptações).
 
Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmativas a seguir.
O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família.
O fragmento de texto e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, ao tempo médio dedicado ao trabalho e à remuneração recebida.
No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
 
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
III, apenas.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Análise das afirmativas. I – Afirmativa correta. Justificativa: a soma dos tempos gastos com afazeres domésticos e com trabalho remunerado é indicada no gráfico. De cima para baixo, a primeira barra, a terceira barra e a última barra, que representam jornadas de trabalho de mulheres, são maiores do que a segunda barra e a quarta barra, que se referem às jornadas de trabalho de homens. II – Afirmativa correta. Justificativa: no gráfico, vemos que a jornada de trabalho remunerado dos homens é superior à das mulheres. No texto, afirma-se que mulheres ainda ganham menos do que homens. Ao compararmos o trabalho não remunerado, com afazeres domésticos, o tempo gasto pelas mulheres é praticamente o dobro do que o tempo gasto pelos homens. Logo, as mulheres têm carga de trabalho total superior aos homens e recebem menos do que eles. É necessária a implantação de políticas que equalizem o tempo gasto em atividades não remuneradas entre homens e mulheres e que promovam igualdade salarial. III – Afirmativa incorreta. Justificativa: o texto aborda a diferença salarial entre homens e mulheres e a dedicação das mulheres aos afazeres domésticos. Destaca também que já existem empresas que adotam políticas de benefícios para as funcionárias.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Enade 2015 – com adaptações) Leia o texto a seguir.
“As projeções da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais indicam, para 2020, produção entre 104 milhões e 105 milhões de toneladas de soja. A área de cultivo da soja deve aumentar cerca de 6,7 milhões de hectares, chegando, em 2023, a 34,4 milhões. Isso representa acréscimo de 24,3% na área mensurada em 2013. No Paraná, a área de cultivo de soja pode expandir-se para áreas de outras culturas e, no Mato Grosso, para pastagens degradadas e áreas novas.”
Fonte: <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em 19 ago. 2016 (com adaptações).
 
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
I. A expansão das áreas de monocultura de soja amplia a mecanização no campo e gera a migração de trabalhadores rurais para centros urbanos.
II. A intensificação da monocultura da soja acarreta aumento da concentração da estrutura fundiária.
III. A expansão da cultura de soja no Paraná e no Mato Grosso promoverá o avanço do plantio de outras culturas.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
III, apenas.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Análise das afirmativas. I – Afirmativa correta. Justificativa: a monocultura, para ser mais lucrativa, adota técnicas de produção mecânica, o que dispensa mão de obra. II – Afirmativa correta. Justificativa: em geral, a monocultura exige grandes áreas de terra, ou seja, estimula a formação de latifúndios. III – Afirmativa incorreta. Justificativa: o texto afirma que a plantação da soja deve expandir-se para outras áreas, impossibilitando a diversificação de culturas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Enade 2015 – com adaptações) Leia o texto a seguir.
“Mais de um quarto dos presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros I, na zona oeste da capital paulista, havia morado nas ruas. Há alguns anos, percebe-se progressiva mudança da população carcerária dos CDPs de São Paulo: além da tradicional parcela de acusados e condenados por crimes patrimoniais com emprego de violência ou por tráfico de drogas, passou a integrar o quadro prisional uma parcela da população sem histórico de violência, habitante, majoritariamente, das ruas do centro da cidade. Nos últimos três anos, o número de presos provenientes das ruas da região central da capital paulista aumentou significativamente; a maioria deles é presa pela prática de pequenos furtos e/ou porte de drogas. Os casos são, em geral, similares: pessoas dependentes de crack que vivem nas ruas e são flagradas furtando lojas ou tentando roubar transeuntes, sem o uso de armas. Como são crimes leves, os acusados poderiam aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.”
Fonte: <http://ibccrim.jusbrasil.com.br>. Acesso em 25 jul. 2016

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.