Buscar

Av1 Lic Fundamentos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Pense sobre a seguinte situação hipotética: numa escola de Ensino Fundamental, o professor segue realizando suas aulas a partir dos materiais enviados pela Secretaria da Educação. Buscando seguir tudo o que é proposto em tal material, com as temáticas e respectivas atividades, o professor percebe que o material é interessante, mas acaba enquadrando o conteúdo em um modo único de entendimento, exigindo dos alunos a adequação a um mesmo nível. O professor não concorda inteiramente com a ação, mas pensa: "Já que foi elaborado assim, assim o farei, pois deve ser bom! É preciso tentar, antes de dizer que não funciona".
Tendo em consideração temáticas estudadas sobre Antropologia filosófica, qual alternativa problematiza adequadamente a situação apresentada? Assinale a correta:
Alternativas:
a) As políticas educacionais não são fruto de acaso ou meras opiniões; neste sentido, a aplicação fiel dos conteúdos trazidos pelos materiais é algo de suma importância para que o ato educativo seja efetivo.
b) Considerando que nunca será possível, ao professor, ensinar tudo o que seja necessário para que o aluno tenha uma boa profissão, os materiais enviados pela Secretaria servem como parâmetro necessário para o nivelamento do conhecimento dos alunos.
c)Materiais sempre cerceiam o conteúdo. Já que o professor é quem tem contato direto com os alunos, ele é quem tem de decidir o que e como ensinar, pois o ato educativo deve objetivar o homem completo e não aquele homem necessário à sociedade.
d)Os alunos devem sempre se esforçar mais e mais para alcançar e ultrapassar os limites desenhados pelo sistema educacional; este deve ser o caminho que o professor deve seguir, no auxílio aos alunos, para que respondam ao que é exigido.
e) Uma das dificuldades da ação do professor é ser crítico diante do conteúdo a ensinar: ele não pode ser simples reprodutor de conteúdo, mas também não pode agir sem parâmetros. Considerar que o conteúdo pode não estar adequado a seus alunos indica a complexidade do fenômeno humano e a certeza de que o aprendizado não ocorre de forma automática.
2)"Como escreve Hegel na Fenomenologia: ‘O botão desaparece no florescimento, podendo-se dizer que aquele é rejeitado por este; de modo semelhante, com o aparecimento do fruto, a flor é declarada falsa existência da planta, com o fruto entrando no lugar da flor como a sua verdade. Tais formas não somente se distinguem, mas cada uma delas se dispersa também sob o impulso da outra, porque são reciprocamente incompatíveis. Mas ao mesmo tempo, a sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual não apenas elas não se rejeitam, mas, ao contrário, são necessárias uma para a outra, e essa necessidade igual constitui agora a vida do inteiro.’" (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. p. 103. v.III.)
Neste trecho, Hegel apresenta a dialética da realidade de forma imagética. Segundo tal ideia, e conforme os estudos realizados, que interpretação é possível fazer sobre a educação? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A educação se realiza plenamente quando toma o aluno naquilo que ele é, percebendo que é apenas a sua condição material (sustentação da vida) que dá origem à concepção que ele carrega sobre o mundo e sobre sua própria vida.
b) O passado do aluno deve ser considerado na educação; porém, é preciso entender que há ínfima interferência dele na ação do educando, já que o momento sempre novo não guarda relação direta ou indireta com o momento anterior.
c)Os diferentes momentos da história de um indivíduo são todos trazidos em sua memória – e eles são integralmente reproduzidos no fazer cotidiano; isto é o que deve ser trabalhado no processo educativo.
d)A ideia de superação mostra que nenhum projeto educacional tem condições de ser realizado plenamente, já que o objeto (homem) não pode ser tomado em seu todo.
e) A educação não é algo estático, pois o homem não pode ser entendido de forma fixa e última. Este homem deve aprender a interpretar sua história dentro de seu contexto – mesmo com as mudanças, ele permanece sendo quem é.
3)"É evidente que não há valores estéticos a priori, mas que há valores que se revelarão em seguida, na coerência do quadro, na relação entre a vontade de criação e o resultado. Ninguém pode dizer como será a pintura amanhã; só se pode julgar um quadro depois que ele está feito. Que relação tem isso com a moral? Nós estamos na mesma situação criadora". (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 38.)
Tomando a ideia de Sartre no trecho indicado, que conceito que o autor faz sobre o ser humano? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) O ser humano se faz com o que aprende a cada dia no contexto social e familiar; a educação tem papel fundamental neste sentido, pois, para agir ele sempre se baseará em fatos anteriores, para ter certeza do que deve escolher.
b) A ação humana pode sempre ser planejada, medida, prevista, como uma obra de arte; porém, enquanto a arte expressa a total liberdade na escolha do pintor, a ação humana em sociedade sempre deve levar em consideração os valores sociais estabelecidos.
c)O homem escolhe seus caminhos de modo a olhar para a realidade como uma obra de arte a ser construída; tem-se um objetivo a ser alcançado (idealizações) e, do mesmo modo como o artista tem seus instrumentos (tintas, pincéis etc.), o homem tem as regras morais sem as quais nenhuma ação é permitida.
d)Todo ser humano é como uma obra de arte que obedece a um ato intencional metafísico; ou seja, o homem apenas poderá ser aquilo que estiver dentro de suas possibilidades como características essenciais.
e) Do mesmo modo que ocorre com uma obra de arte, que não pode ser pensada antes de existir concretamente, apenas pode ser construída uma ideia de ser humano depois de que ele propriamente exista; uma ação também só pode ser pensada como boa ou não, depois de realizada.
4)"[...] como os filósofos, os antropólogos também consideram que as condições para que haja cultura são o pensamento, a linguagem, o trabalho e a ação voluntária, porém julgam que não basta apontar estas condições e que é preciso dizer que ação os homens praticaram ou que decisão tomaram que os fizeram passar da possibilidade da cultura à realidade efetiva dela."
Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005. p. 250.
O trecho indica que o tratamento do tema "cultura" não é algo simples, mas deve considerar diferentes fatores e ações de uma sociedade. Sobre esta necessidade e sua relação com a educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Um projeto educacional nunca pode ser realizado integralmente – já que a realidade cultural está em constante mudança.
b) Filósofos e antropólogos caminham para direções contrárias. Desta maneira, um educador deve conhecer bem as duas, para poder chegar a um conhecimento mais completo do fenômeno 'cultura'.
c)A filosofia nunca alcançará a verdade do fenômeno cultural – por isso, é preferível que o professor em formação estude a filosofia apenas na graduação, enquanto a antropologia deve ser constante.
d)A antropologia agrega conhecimento à produção teórica da filosofia; para a educação, isto é importante, já que o educador deverá lidar com questões diretamente ligadas à prática social.
e) A antropologia e a filosofia têm os mesmos objetivos, porém trilham caminhos diferentes. O educador sempre deve escolher, entre uma e outra, qual o melhor caminho, de acordo com a realidade de seu grupo de alunos.
5)"Entretanto, assim como a massificação pode ser decorrente da aceitação sem crítica de valores impostos pelo grupo social, também é verdade que a vida autêntica só pode ocorrer na sociedade e a partir dela. Justamente aí encontramos o paradoxo de nossa existência social."
Fonte: ARANHA, Maria L de A. Filosofando. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 26.
Compreendendo "paradoxo" como algo que deve ser evitado, mas que, ao mesmo tempo,dele não se pode escapar, qual a relação que pode ser feita entre o problema citado e o âmbito da educação? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A educação é expressão do que se vive na sociedade. Deste modo, o paradoxo se mostra, pois a educação deve libertar-se de si própria para chegar à plenificação do ato educativo.
b) A educação se mostra como processo paradoxal, pois ela tem o dever de ensinar que a realização humana em sociedade apenas é possível para as classes economicamente mais altas.
c)Uma educação que seja libertadora deve ensinar a viver em sociedade, a partir dela, porém, ir conseguindo lançar um olhar de quem está fora dela.
d)O aluno deve vivenciar todas as situações que a sociedade lhe proporciona, pois é vivendo "na pele" todos os problemas que ele terá condições de se libertar das situações de desigualdade.
e) É paradoxal o fato de que muitos professores pertencentes às classes mais favorecidas da sociedade lecionem para alunos nas escolas das periferias das cidades.

Outros materiais