Buscar

Exercicios Economia mercado e gestão Questoes da aula 1 até a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Economia mercado e gestão
A alternativa que diferencia corretamente as políticas de Estado das políticas de governo é: As políticas de Estado permanecem ao longo do tempo, enquanto que as políticas de governo estão restritas a um governante em seu mandato.
Considerando as diversas definições de sociedade apresentadas na disciplina, é correto afirmar que: Apenas na sociedade capitalista a economia é construída em torno do mercado.
Considerando o conceito de "nação" adotado em nossa disciplina, é certo que: decorre de uma organização social específica e que se define por sua origem, costumes, língua e território.
Qual, das alternativas abaixo, reflete uma ideia essencial para a formação de uma estrutura nacional, pois decorre de uma organização social específica, definida por sua origem, seus costumes, sua língua, seu território, decorrendo esses elementos de uma consciência nacional. Nação
Assinale a opção que completa adequadamente a frase seguinte: "A idéia de _________________ decorre de uma organização social específica, definida por sua origem, seus costumes, sua língua, seu território, decorrendo esses elementos de uma consciência nacional." Nação
Avalie as proposições a seguir sobre sociedade: I. A sociedade humana surge como resultado da Economia. II. O ser humano existe como um ser social porque desenvolve atos sociais. III. Buscar uma definição abrangente de sociedade esbarra nas diversas concepções que diferentes autores apresentam. IV. Pode-se entender sociedade como o complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente. A opção que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s) é: II , III e IV.
Avalie as proposições a seguir sobre Estado e nação: IV. A ideia de Nação reúne elementos de uma consciência nacional.
A existência do Estado como organismo administrativo se justifica a partir de três elementos essenciais, que são: o povo, o território e o poder político.
A sociedade humana, de acordo com o conceito apresentado na disciplina: surge como resultado da interação dos indivíduos, no contexto das suas relações culturalmente estabelecidas.
Um dos grandes objetivos de um país é gerar crescimento econômico para, em seguida, atingir o desenvolvimento econômico. De acordo com Stiglitz (1999) (apud (Matias-Pereira, 2010), duas das ações recomendáveis neste cenário, são: Fomentar a tecnologia e Promover a concorrência.
A alternativa que NÃO APRESENTA uma das funções do Estado é: Oferecer moradia para toda a sociedade.
Segundo Matias-Pereira (2010), citando a definição de Del Vecchio "o complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente, de modo que formem uma nova e superior unidade" forma: Sociedade.
Avalie as proposições a seguir sobre sociedade: I. A sociedade humana surge como resultado da Economia. II. O ser humano existe como um ser social porque desenvolve atos sociais. III. Buscar uma definição abrangente de sociedade esbarra nas diversas concepções que diferentes autores apresentam. IV. Pode-se entender sociedade como o complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente. A opção que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s) é: IV, apenas.
A partir da Grande Depressão de 1929, Keynes trabalha novas ideias de ordem filosófica e econômica. Constrói um novo modelo que, resumidamente, propõe a intervenção do Governo na Economia, fundamentalmente, para a função de: Promoção e Fomento do Crescimento Econômico.
A corrente teórica que restringe as ações do governo às funções de segurança e justiça é: O pensamento liberal.
Avalie as proposições, que decorrem da aplicação da condição de "ótimo de Pareto": I. Em tal situação a melhor alocação de recursos é estabelecida pelo livre jogo de mercado. II. Essa condição de mercado pode ser atingida tanto em estruturas competitivas, quanto em setores monopolizados. III. O Estado é o único agente capaz de conduzir a economia a essa situação. A opção que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s) é: I.
Para exercer a função estabilizadora, o Estado dispõe das políticas fiscal e monetária, que podem ser exemplificadas, respectivamente, por: Criação de tributos e aumento dos juros.
Baseando-se na definição de falhas de mercado, o governo precisa intervir em situações: Em que haja mercados incompletos ou monopólios naturais.
O governo deve exercer diversas funções sob o ponto de vista econômico; considerando essas funções, avalie as proposições a seguir: I. A função distributiva está relacionada à distribuição de renda. II. A função alocativa existe em função dos bens públicos. III. A função estabilizadora se refere ao comportamento dos preços e emprego.
Os bens públicos se definem por serem bens/serviços: cujo consumo por alguém não afeta o consumo do mesmo bem por outro indivíduo.
O pensamento econômico liberal do século 19 recomendava: Intervenção mínima do Estado, já que a iniciativa privada seria capaz de maximizar o produto.
"A atividade fiscal do Estado se estabelece em dois conjuntos de diretrizes, sendo que a ______________ refere-se à realização da receita, e a _______________, à sistematização e ao controle dos ingressos e dos dispêndios financeiros do Estado." As palavras que completam essa frase corretamente são, respectivamente: Política Tributária; Política Orçamentária.
Uma das principais Politicas Econômicas e que embasam as Finanças Públicas é a Politica Fiscal, que contém duas diretrizes, que também podem ser chamadas de Politicas : MARQUE A UNICA RESPOSTA CORRETA: Tributária e Orçamentária
As Receitas Extra-Orçamentários, são de caráter : (Marque somente uma alternativa CORRETA): temporário e não fazem parte do Orçamento publico
A emissão de moeda nacional, além de constituir elemento usado pelo governo na função de estabilização, representa: Receita extraorçamentária.
O processo orçamentário implica em diversas fases, mas é possível à sociedade civil influenciá-lo através de seus representantes no Congresso. A opção que apresenta a fase na qual é possível essa interferência é: A fase aberta para emendas.
Como visto na nossa aula 3 , dentro das atividades fiscais que lastreiam as nossas finanças públicas, são essenciais duas diretrizes ( politicas ) essenciais : (Marque somente uma alternativa CORRETA): Tributária e Orçamentária
A Politica Tributária, refere-se fundamentalmente a: Captação de recursos Orçamentários
O Governo possui diversos imóveis, que quando alugados fornecem renda de aluguéis. Tais aluguéis podem ser classificados como: Receita corrente, patrimonial, orçamentária.
De acordo com (Giambiagi & Além, 2011) para a ótima organização de um Sistema Tributário, devem ser observadas algumas características que garantam os princípios constitucionais do país. Dentre os quais, os conceitos da: Progressividade e Simplicidade.
O modelo da curva de Laffer nos possibilita entender que: Há um limite para o dimensionamento da alíquota dos tributos.
É possível afirmar no Brasil, que os tributos: devem gerar efeito direto na distribuição equitativa de renda.
Seguem afirmações sobre a Curva de Laffer: Demonstra que não se pode aumentar a alíquota de um imposto até 100%.
A teoria econômica estabelece que há algumas características desejáveis ao se criar um tributo. O conceito que apresenta a preocupação de que o tributo não introduza distorções no funcionamento e alocação de recursos da economia é o da: neutralidade
"O conceito da _____________ estabelece que a proporção paga por cada cidadão deve variar com a sua capacidade de pagamento." A palavra que completa a lacuna corretamente é: progressividade
Com relação ao Sistema Tributário e segundo (Giambiagi & Além, 2011), o conceito de Simplicidade não se refere a facilidade de: Entendimento da Autoridade Fiscal e Dificuldade de Fraude
Uma das características desejáveis da estrutura de tributos é a equidade horizontal, que significa que: os contribuintes com a mesma capacidade de pagamento pagam o mesmo nível de impostos.
OS GASTOS GOVERNAMENTAIS SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA QUEO GOVERNO DESENVOLVA SUAS POLITICAS PUBLICAS EM PROL DO BENEFICIO DA POPULAÇÃO. PARA TAL O GOVERNO UTILIZA DUAS FUNÇÕES BÁSICAS : MARQUE SOMENTE UMA OPÇÃO CORRETA. ALOCATIVA E DISTRIBUTIVA
É a peça fundamental na organização da administração pública, articulando um conjunto de ações que voltadas para um objetivo comum visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade: Programa.
Ao implantar a bolsa família como forma de atenuar os efeitos da má distribuição de renda, o governo está exercendo sua função: Distributiva.
Se a política fiscal é direcionada para aumentar a renda do país, faz parte da função _____________ do governo. estabilizadora.
Para garantir alimentação adequada às pessoas com dificuldade de acesso aos alimentos, foi criado o Fome Zero, que faz parte de: uma estratégia de Governo
O orçamento público é peça fundamental no detalhamento das ações de governo. Nele estão definidas: a alocação dos recursos nas diversas áreas e as prioridades na sua execução.
A célebre recomendação de Keynes, de que seria benéfico à economia que ¿o governo pagasse operários para enterrar e desenterrar latas¿, está relacionada ao papel do governo como: Estimulador da atividade econômica.
Assinale qual a alternativa que não corresponde a função cumprida pelo Estado: Previdência Privada
Qual é a função orçamentária que, atualmente, constitui a maior despesa governamental? Encargos Especiais
Avalie as proposições abaixo sobre a classificação funcional dos gastos públicos: I. Esta classificação designa a despesa pelo seu objetivo, II. Função é o maior nível de agregação de diversas áreas de despesa.
Define-se um Programa de Governo, como um : Marque somente uma alternativa CORRETA: módulo comum integrador entre o Plano e o Orçamento
O recebimento pelo Governo de aluguéis de imóveis pertencentes à União pode ser caracterizado como: Receita corrente, patrimonial, orçamentária.
Qual, das alternativas abaixo, corresponde à função que se pretende com o Programa Fome Zero? Desenvolvimento Social
Ao assumir os investimentos e a operação da geração de eletricidade através da energia nuclear, o governo busca desenvolver um setor de atividades importante para o setor, de um ponto de vista estratégico. Dessa forma, cumpre sua função: Alocativa

Outros materiais