Buscar

Casos concretos PROCESSO CIVIL ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso1.
Marcel promove ação de execução em face do Joaquim, lastreada em contrato de confissão de dívida com assinatura de duas testemunhas. Citado, o executado alega nos embargos que a obrigação exigida não é certa, líquida e nem exigível, em conta que existem contraprestações a serem cumpridas pelo exequente, sem contar que existem cláusulas contratuais que exigem comprovação quando ao seu valor e exigibilidade.
Indaga-se:
Comprovado que o executado tem razão em sua defesa, qual deve ser o rumo a ser dado ao processo de execução. Fundamente a resposta.
Resposta:
 Conforme prevê o artigo 618, I do Código de Processo Civil. Portanto, o juiz deverá extinguir o processo de execução, por carência de ação (falta de interesse), uma vez que é vedado ao contraente exigir o implemento da obrigação do outro, antes de cumprida a sua obrigação, conforme dispõe o artigo 582 do Código de Processo Civil. 
 Nos termos do artigo 586 do Código de Processo Civil, para Marcel promover a execução para a cobrança do Título, a obrigação tem que ser certa liquida e exigível, assim o processo de execução será nulo, em virtude do título extrajudicial não corresponder a obrigação certa líquida e exigível.
Caso 2. 
Peter promove demanda em face de James. O seu pedido foi julgado procedente, eis que o magistrado lotado no juízo proferiu sentença que condenou o demandado a lhe pagar a quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais). O advogado de Peter dá início a etapa executiva com a apresentação de um requerimento e da planilha, sendo que esta já se encontra abrangendo a multa de 10% prevista no CPC. O executado, em momento oportuno, se defende no meio próprio alegando, basicamente, a não incidência da novos honorários advocatícios favoráveis ao advogado do exeqüente na etapa executiva, eis que o processo é sincrético (uno).
Indaga-se:
Assiste-lhe razão? Justifique.
Resposta:
Existem diversos julgados do STJ autorizando a fixação de nova verba honorária da etapa de cumprimento de sentença. Seria possível invocar a aplicação do artigo 652, a CPC, este se trata de norma perfeitamente compatível com o cumprimento de sentença. Assim devem ser conjugados os artigos 652, a e artigo 475 do CPC para a conclusão.
Caso 3. 
Roberto promove cumprimento de sentença para cobrar a quantia de R$ 45.000,00, por simples requerimento. O juiz despachou favoravelmente o requerimento e determinou a aplicação de multa de 10% sobre o valor do título executivo e, ainda, a intimação do advogado para pagar ou oferecer defesa.
Indaga-se:
Poderia o juiz aplicar a multa, de plano? Explique.
Não. A multa de 10% sobre a divida ocorre apenas, caso o devedor em 15 dias após a intimação não efetue pagamento, nos termos do artigo 523. CPC.
Fredie Didier explica:
O devedor condenado ao pagamento de quantia certa, terá quinze dias para cumprir espontaneamente a decisão judicial, sob pena de o montante da condenação ser acrescido de multa no percentual de dez por cento sobre o valor da dívida (artigo 523, caput CPC) (Didier,20131 p. 532).
b) Qual a defesa do executado. Explique.
Caso 4. 
O magistrado, lotado na 1ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis, proferiu sentença condenando Júlio a pagar quantia ilíquida em favor de Vítor.
Indaga-se:
a)    Que procedimento deve ser adotado pelo credor para a apuração do quantum debeatur.Justifique.
b)        Quais as suas modalidades e qual o recurso hábil a impugnar a decisão que o aprecia? Justifique-as.

Outros materiais