Buscar

Cicatrizes SBCD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)
Cicatrizes
O que são cicatrizes?
As cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados causados por acidente, doença ou cirurgia. Elas fazem parte do processo de cura. Quanto mais a pele ficar danificada e quanto mais tempo ela demorar a se curar, maior será a chance de se ter uma grande cicatriz.
Como as cicatrizes se manifestam?
Uma cicatriz pode parecer mais vermelha e grossa no começo, desbotando gradualmente com o tempo. Muitas cicatrizes, no início do tratamento, parecem repugnantes, mas este aspecto melhora com o tempo. O modo como uma cicatriz se forma varia conforme a idade do paciente e com a região do corpo ou da face em que ela está sendo formada.
Como tratar?
Várias técnicas podem ser empregadas para minimizar as cicatrizes, a maioria delas realizada no próprio consultório dermatológico. Somente casos severos requererem anestesia geral ou internação hospitalar.
Revisão cirúrgica da cicatriz – método de remoção da cicatriz que faz a junção da pele normal de uma maneira menos evidente. É mais conveniente para cicatrizes largas e compridas, em lugares proeminentes, ou cicatrizes fora de um padrão aceitável. O método também pode ser empregado para mover cicatrizes para locais mais favoráveis. Os melhores resultados são obtidos quando a cicatriz é removida e as bordas do ferimento são unidas sem tensão ou movimento de “puxar” da pele.
Dermoabrasão – método usado para remover cicatrizes causadas por acne, marcas de catapora/varíola, cirurgias ou irregularidades pequenas da superfície da pele. Uma máquina elétrica remove as camadas superiores da pele e confere um contorno mais uniforme à superfície.
Revisão a laser de cicatriz – emprega a luz de alta energia para 
remover a pele danificada e indesejável. Um laser de pigmento pulsado, por exemplo, usa luz amarela para remover a vermelhidão da cicatriz e para nivelar as cicatrizes levantadas (cicatriz hipertrófica ou quelóide). Esse laser também pode aliviar o prurido e queimadura na cicatriz. Cicatrizes hipertróficas ou quelóides precisam, a cada dois meses, de dois ou mais tratamentos com laser pulsado de pigmento. As cicatrizes de acne ou outras cicatrizes recuadas (atróficas) também podem melhorar com o procedimento, que exige um período de recuperação.
Preenchimento facial – emprega o colágeno injetável, uma proteína animal natural, para elevar cicatrizes recuadas e suaves. A quantidade de colágeno injetada vai variar de acordo com o tamanho e a firmeza da cicatriz. O paciente com histórico de alguma doença do colágeno ou doença auto-imune não deve receber colágeno bovino injetável. Tudo é feito para assegurar que não haja reação alérgica. No entanto, os pacientes alérgicos ou aqueles com doenças vasculares de colágeno não podem usar colágeno humano ou outros materiais de preenchimento relacionados. A melhora é imediata, mas não permanente. As injeções precisam ser repetidas a cada três ou seis meses. A gordura do próprio paciente ou a fáscia doada injetável pode ser usada nas cicatrizes grossas e profundas.
Enxertos – enxertos são pedaços pequenos de pele normal usados para substituir a pele cicatrizada. Um instrumento muito pequeno é usado para perfurar um buraco na pele e remover a cicatriz. A área é então preenchida com um pedaço de pele sem cicatriz, normalmente retirada da pele atrás da orelha. Essas áreas preenchidas são presas por cinco a sete dias.
Excisões – envolvem o uso de pontos perto dos furos produzidos pelo pequeno corte na pele. Os pontos são removidos de cinco a sete dias. Mesmo que os enxertos e excisões formem cicatrizes, eles fornecem uma superfície mais lisa na pele, e são boas opções para cicatrizes profundas ou marcas de acne.
Peelings Químicos – utilizado para suavizar cicatrizes profundas e conferir à pele uma cor mais uniforme. Ele envolve o uso de um produto químico para remover a camada superior da pele, e é mais indicado para cicatrizes superficiais rasas.

Outros materiais