Buscar

Abastecimento de Água, Coleta de Lixo e Reciclagem em Jundiaí

Prévia do material em texto

AGUA
O principal manancial de Jundiaí é o Rio Jundiaí-Mirim, que chega até a Represa do Parque da Cidade
O abastecimento de água abrange 100% da zona urbana em Jundiaí.
95% da água que abastece o município é proveniente do rio Jundiaí-Mirim, que nasce na divisa de Jarinu (Córrego do Tanque) e Campo Limpo Paulista (Ribeirão do Perdão). Este rio, em toda sua extensão, é o único classe 1 (de excelente qualidade) em uma região com 71 municípios, de acordo com a resolução 357 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Suas águas abastecem a represa de acumulação e de captação.
Os outros 5% da água que abastece o município são provenientes dos seguintes mananciais:
Córrego Japi (ou Estiva) – a água abastece a represa localizada do bairro Moisés (próximo ao Jardim Samambaia) e segue para tratamento na ETA-ETA.
Represa do Moisés, no Jardim Samambaia
Ribeirão Ermida – abastece a represa localizada na Serra do Japi.
Represa Serra do Japi
Rio Atibaia – deságua na Casa de Bombas localizada na divisa com Itatiba e segue por adutora até a Represa de Acumulação localizada no entorno do Parque da Cidade. É manancial usado em épocas de estiagem.
Rio Atibaia
https://daejundiai.com.br/a-empresa/agua/
LIXO
Lixo Doméstico
A coleta de lixo doméstico atende 100% do município.
O chamado lixo úmido é constituído de restos de alimentos, folhas de árvores, lixo de banheiro, papel sujo, pontas de cigarro, fralda descartável ente outros, e deve ser acondicionado em sacos plásticos e entregue à coleta convencional.
Caminhões especiais equipados com Coletores de Resíduos, tipo prensa de até 8 (oito) toneladas, recolhem o lixo doméstico na porta dos imóveis em dias específicos.
O material coletado é levado diretamente para o Aterro Sanitário contratado pela PMJ.
https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/lixo-domestico/
Resíduos de Serviços de Saúde
O resíduo de hospitais particulares é de responsabilidade da própria empresa.
O resíduo de clínicas, farmácias, clínicas veterinárias é coletado periodicamente, conforme a necessidade de cada um, por empresa terceirizada e, posteriormente, encaminhado para a cidade de Paulínia, onde é incinerado.
https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/residuos-de-servicos-de-saude/
Entulho
O GERESOL, Projeto direcionado ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos, oferece a moagem de entulhos, separando o material argiloso do material à base de cimento. Tais materiais são utilizados como sub-base de pavimentação e em estradas vicinais.
Entulhos e resíduos de construção não são recolhidos pelo cata-treco ou coleta seletiva.
Este tipo de material deverá ser removido pelo próprio gerador dos resíduos sendo encaminhado para o endereço do GERESOL: Avenida Yamashita Yukio, nº 1268 – Distrito Industrial – Jundiaí.
https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/residuos-industriais/entulho/
OBS:
Com relação ao ano de 2016, estima-se uma coleta e transporte, uma média diária de aproximadamente 380 toneladas de resíduos sólidos domiciliares no Município de Jundiaí, implicada numa produção média per capita de 0,952 kg por habitante por dia, para uma população projetada em 405.740 habitantes (IBGE, 2016)
RECICLAGEM
Programa de Educação Ambiental A Prefeitura do Município de Jundiaí realiza um programa de Educação Ambiental denominado “Delícia de Reciclagem”, onde a proposta do programa é educar e conscientizar a população residente de locais de difícil acesso sobre a importância da reciclagem e seus benefícios para o meio ambiente e saúde. Para estimular esta prática, todo material entregue pela população é “trocado” por verduras frescas, produzidas na horta orgânica municipal. Semanalmente, no mesmo dia e horário, um veículo conduz a verdura recém recolhida e embalada até os bairros, onde a população, principalmente as crianças, aguardam com os materiais separados para a troca. Constatou-se, após o início do programa, uma melhoria ambiental, com a diminuição de animais e insetos, uma vez que suas fontes de abrigo e alimentação são eliminadas de forma periódica e permanente.
https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/wp-content/uploads/sites/18/2017/10/merged.pdf
*NESSE LINK TEM O DIAGRAMA TAMBEM

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes