Buscar

QUESTIONARIO PARA ESTUDO E FIXAÇÃO AV1 SETEMBRO 2012 MAT LOG HOSP COM RESPOSTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO HOSPITALAR – 5º PERÍODO – DISCIPLINA MATERIAIS E LOGÍSTICA HOSPITALAR
PROF. ANTÔNIO FARIA –Set/2012 
Questionário auxiliar para estudo e fixação
1) O que é Administração de material?
Trata-se de um trabalho realizado por meio de pessoas para entregar o material certo ao usuário certo, no momento e nas quantidades certas, observando as melhores condições para a organização, ou seja, definindo criteriosamente os volumes de compras ( para que não falte e nem sobre material), armazenando, acondicionando e controlando a entrada e saída dos materiais de forma eficiente e eficaz.
2) Defina o a Cadeia de Suprimento (ou Cadeia de Abastecimento)
É um conjunto de unidades produtivas unidas por um fluxo de materiais e informações com o objetivo de satisfazer às necessidades de usuários ou clientes específicos.
A Cadeia de Abastecimento corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor dentro da concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos onde e quando os clientes e consumidores os desejarem
3) Como a Logística é defina pelo Council of Logistics Management?
É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, materiais em processo, produtos acabados e informações relacionadas com essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes.
4)Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.
Ou seja, o produto pode ser um bem, serviço ou informações.
 Nas organizações de saúde, o serviço é oferecido aos “clientes “ (pacientes) em forma de pacote que Barbieri e Machline denominam como “pacote produto–serviço”.
De que forma este pacote é oferecido aos clientes? Dê exemplos;
 As organizações de serviço oferecem aos seus clientes um conjunto de bens tangíveis e intangíveis em diferentes proporções, formando um pacote que a moderna administração denomina pacote produto-serviço.
 Nos hospitais, esse pacote é formado pelos serviços médicos e correlatos e pelos bens patrimoniais e os bens materiais que dão suporte aos serviços.
 A importância dos materiais nas atividades hospitalares e de saúde não se mede apenas pelo seu valor econômico, mas pela sua essencialidade à prestação dos serviços a que dão suporte
Os materiais que as organizações utilizam nos seus processos de produção e comercialização de bens e serviços precisam ser administrados de forma a produzir o máximo resultado possível.
 Uma gestão eficiente dos recursos materiais pode dar uma contribuição importante para melhorar os serviços hospitalares, na medida em que reduz os custos desses recursos ao mesmo tempo que promove uma melhoria dos serviços prestados.
 Uma abordagem por função tende a reforçar a visão particularizada de cada segmento ou visão de um segmento hegemônico.
5) A moderna gestão, através do serviço eficiente e eficaz da logística, tem buscado oferecer aos clientes um serviço de alta qualidade pelo menor valor possível.
È possível fazer mais com menos? Justifique a sua resposta.
(comentários realizados em sala de aula)
6) A administração de materiais deve estar sempre atenta e buscando permanentemente pelo volume de estoque ideal, ou seja, encontrar o equilíbrio para não comprar demais, ocasionando sobra e consequente perda de valor, e também para não comprar volume menor do que a demanda prevista, para não comprometer o nível de satisfação do cliente.
 
Cite alguns fatores que podem impactar sobre o volume do estoque:
O volume ou nível dos estoques de qualquer tipo de material é afetado pela qualidade e quantidade de informações sobre eles.
 Outro fator que afeta o volume de estoques é a maior ou menor facilidade de acesso aos fornecedores.
 O volume de estoques está condicionado às características das atividades da organização e aos cuidados exigidos para evitar a insuficiência de materiais decorrentes
(1)	das variações no consumo;
(2)	dos atrasos nos fornecimentos e
(3)	da necessidade de utilizar produtos cujo suprimento exige 	procedimentos complexos e demorados.
 No caso de medicamentos, o sistema de distribuição também exerce influência sobre os níveis de estoque.
7) o que é nível de serviço?
 Nível de serviço é uma expressão genérica que envolve diversas dimensões da satisfação dos clientes com respeito ao pacote produto-serviço que recebem de uma organização.
 Para poder quantificar o nível de serviço é preciso desagregar o nível de serviço em componentes passíveis de serem mensurados.
 Para efeito da administração de materiais hospitalares, as dimensões do nível de serviço são as seguintes:
atendimento, pontualidade e rapidez das entregas, flexibilidade no atendimento aos clientes ou solicitantes, prestação de informações aos solicitantes e qualidade da entrega
8) Quais são atividades necessárias para seleção e classificação dos materiais?
 Em relação à escolha do material certo, torna-se necessária a realização de um conjunto de atividades, aqui denominadas genericamente de seleção e classificação de materiais, cujos principais objetivos específicos são os seguintes:
Identificar o material certo para o usuário e a organização.
Organizar o processo de aquisição, guarda e manuseio dos materiais.
Facilitar a comunicação com fornecedores, usuários e setores contábil e financeiro.
Estabelecer instrumentos de planejamento e de controle apropriados.
Reduzir custos com materiais.
Melhorar o nível do serviço.
8) Quais são atividades necessárias para seleção e classificação dos materiais? Av2
9) O que é especificação de materiais? E quanto aos medicamentos, como eles devem especificados? Av2
10) Qual é o principal objetivo da simplificação de materiais? Av2
11) O que é padronização de materiais e quais são os seus objetivos principais? AV2
12) Nos hospitais, como deve feita a Seleção de medicamentos? AV2
 
13) o que é Demanda? 
Demanda é quantidade de um bem ou serviço que as pessoas estariam dispostas a adquirir sob determinadas condições.
14) O que é vantagem competitiva?
Vantagem Competitiva é um conceito desenvolvido por Michael E. Porter no seu best-seller Competitive Advantage e que procura mostrar a forma como a estratégia escolhida e seguida pela organização pode determinar e sustentar o seu sucesso competitivo.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.
Em um mercado competitivo, o cliente opta pelo produto (da marca e/ou fabricante) que lhe ofereça maiores benefícios no atendimento às suas necessidades, ou seja, o produto deve conter um diferencial em relação ao produto da concorrência.
15) Quais são as forças externas que afetam à Cadeia de Abastecimento (e/o suprimentos)?
Competição intensa;
Globalização;
Mercado e demanda;
Informação e comunicação;
Culturas e regras governamentais;
Meio ambiente.
Parte II
Questão 1
“Um dos maiores desafios para o administrador hospitalar está em atender adequadamente às necessidades da instituição. Como atender logisticamente serviços diversos de apoio, como hotelaria, higienização, nutrição e dietética, lavanderia, manutenção. E outros, que são a essência
do negócio do prestador de serviço de saúde como atendimento ao cliente, serviços auxiliares de diagnósticos, hemodiálise, centro cirúrgico, banco de sangue, especialidades médicas e tantos outros importantes.” (Sérgio Ribeiro – Administrador hospitalar).
Com respeito à gestão de materiais e logística hospitalar, é correto afirmar:
A importância dos materiais nas atividades hospitalares e de saúde não se mede apenas pelo seu valor econômico, mas pela sua essencialidade à prestação dos serviços a que dão suporte. 
 A logística hospitalar obedece os mesmos princípios da logística de manufatura (logística industrial); uma vez que, não há diferença entre a gestão de bens e gestão de serviços;
O cliente (paciente e/ou acompanhante) de uma instituição de saúde tem condições de avaliar o nível de serviço recebido somente após a alta do paciente;
O corpo clínico dos hospitais não precisa ter conhecimento de gestão de logística uma vez que esta é uma função de interesse apenas do administrador hospitalar.
O gestor de logística hospitalar não precisa preocupar-se com o planejamento estratégico da instituição, porque “logística” não é a atividade principal dos hospitais.
Questão 2
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Menos dinheiro no sistema e maior necessidade de gestão de custos. É assim que diretora de Novos Negócios da Unihealth, Mayuli Lurbe Fonseca, contextualiza a importância da logística. De acordo com ela, o custo total associado à gestão de estoques pode representar entre 35 e 50% do custo operacional total numa organização privada de saúde, sendo o resultado da soma de diversos componentes: gastos com a compra e de ressuprimento; custos com oportunidade do capital; armazenagem; falta do medicamento e perdas por vencimento. (Gabriel Moreira, 2009) – fonte: http://zigma.com.br/blog/por que a logística hospitalar-se-tornou-tao-importante/ acessado em 17/09/2010.
Para que a gestão logística hospitalar seja eficiente e eficaz, é necessário:
Efetuar todas as compras exclusivamente pelo critério de menor preço;
Utilizar-se somente de cadeias de abastecimento 100% nacionais, evitando assim o risco de pagamento em moeda estrangeira;
Transferir para os planos de saúde a responsabilidade do fornecimento dos medicamentos que serão consumidos pelo paciente amparado por convenio particular;
Oferecer à instituição os meios necessários para que ela tenha vantagem competitiva pelo maior tempo possível;
Elaborar junto ao cliente pesquisa para medir o seu nível de satisfação pelos serviços recebidos.
Questão 3
Leia as afirmativas abaixo e responda o que se pede:
I ) Como uma dimensão do nível de serviço, a pontualidade reflete o quanto o fornecedor externo ou interno é confiável.
II ) Previsão de demanda é um processo pelo qual se procura antever o que irá ocorrer no futuro para antecipar as providências necessárias para atender àqueles objetivos.
III) As organizações da Administração Pública adquirem os materiais e contratam obras e serviços de acordo com procedimentos estabelecidos pela legislação, procedimentos estes denominados licitação.
IV ) A comunicação eficaz na cadeia de abastecimento é fundamental para o sucesso da logística integrada.
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras e a III é falsa;
As afirmativas I e II são verdadeiras e III e IV são falsas;
A afirmativa I é verdadeira e II, III e IV são falsas;
Todas as afirmativas são falsas;
Todas as afirmativas são verdadeiras

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais