Buscar

QUESTÕES PROC. CIVIL (Flávio)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. o que é conflito de interesses?
R. Conflito de interesses é um cenário de diversas instâncias no qual um julgamento profissional é indevidamente analisado, com base em interesses que não são os primários. Ocorre quando se dá preferência a um interesse secundário no resultado de determinada ação.
O que é lide? É o conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida.
No âmbito do direito processual civil, assim como todas as demais áreas do direito processual, consagra-se a extrema importância do estudo do conflito de interesses cuja comprovação de sua importância está  na necessidade do Estado-Juiz fornecer uma resposta justa e célere aos seus jurisdicionados.
4. O que é Processo?
R. No âmbito do direito, um processo pode ser uma ação judicial, a sequência de atos predefinidos de acordo com a lei, com o objetivo de alcançar um resultado com relevância jurídica. Além disso, um processo pode ser o conjunto de todos os documentos apresentados no decorrer de um litígio.
Processo: ação continuada, realização contínua e prolongada de alguma atividade; seguimento, curso, decurso.
5. Quais as formas de solução de conflito que integram a justiça privada?
R. Autotutela ou autodefesa, autocomposição e arbitragem.
7.Autotutela: estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos.
Autodefesa: sendo esta a que é realizada pelo próprio réu em pessoa, sem necessitar da mediação de um advogado, e aquela a realizada por um defensor.
8. Autocomposição: a mesma forma como a autotutela, é uma modalidade de equivalente jurisdicional. Um equivalente jurisdicional é uma ferramenta processual que não é jurisdição, mas tenta, dentro do caso concreto, assumir o papel da mesma que já sabemos que somente o Estado tem o poder jurisdicional e não é mesmo que exercer a autotutela e/ou a autocomposição (salvo nos casos de abuso de poder na autotutela onde um agente revestido dos deveres públicos do Estado comete abuso de poder).
Arbitragem:  é aquela em que o árbitro decide a controvérsia fora das regras de direito de acordo com seu real saber e entender.
6. Quais as formas de solução de conflito que integram a justiça pública?
R.  A solução dos conflitos interessa a qualquer sociedade organizada, pois extirpa o mal que perturba a paz interior de cada cidadão (componente psicológico) e a paz social (componente sociológico).
9. O que é Jurisdição?
Jurisdição (poder de um Estado, decorrente de sua soberania, para editar leis e ministrar a justiça.)
O acesso à justiça, que se dá pela jurisdição, tem então, como meios alternativos: a autotutela ou autodefesa, a autocomposição (incluindo a negociação e a mediação) e os meios heterocompositivos pela arbitragem e a jurisdição (processo).
10. Diferencie Direito Material e Direito Processual.
O direito processual e o direito material caminham juntos diante de uma situação de conflito de interesses (lide). Sendo o direito processual um instrumento que tem como função servir ao direito material que por sua vez carrega os fundamentos do direito.
Direito Material: é o conjunto de normas que regulam os fatos jurídicos que se relacionam a bens e utilidades da vida, contrapondo-se, neste sentido, ao direito processual ou formal
Direito Processual: é o ramo do direito público que contém o repositório de princípios e normas legais que regulamentam os procedimentos jurisdicionais, tendo como objetivo administrar o direito.

Outros materiais