Buscar

Segurança do Trabalho (Salvo Automaticamente) (1)

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONTRUÇÃO (NR18)
VITÓRIA – ES
2016
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONTRUÇÃO (NR18)
Trabalho apresentado à disciplina
Segurança do trabalho do Curso de
Graduação em Engenharia Civil da Faculdade
Brasileira – MULTIVIX, como requisito para avaliação.
Orientador: Anderson Justino Gilson
VITÓRIA – ES
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------4
2 DADOS DA OBRA ------------------------------------------------------------------5
3 ITENS ANALISADOS
3.1 ITEM 18.21 INSTALAÇÕES ELETRICAS -----------------------------------6
3.2 ITEM 18.4 ARÉAS DE VIVÊNCIA ---------------------------------------------7
3.3 ITEM 18.27 Sinalização e Segurança ----------------------------------------7
3.4 ITEM 18.7 CARPINTARIA -------------------------------------------------------8
3.5 ITEM 18.13 Medidas de Proteção contra Quedas de Altura ------------9
4 REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------10
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desta Norma Regulamentadora é, estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
2. DADOS DA OBRA
Obra de 5,997,12 m², com 6 pavimentos e 1 subsolo. Futuro edifício residencial, Paulo Pereira Gomes. Obra localizada na R. Carijós, 400-516 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-700
Empresa Galwan Construtora e Incorporadora S/A, www.galwan.com.br, (27)32004004
3.1 ITEM NR 18.21 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
18.21.18. Os quadros gerais de distribuição devem ser mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados.
O quadro de distribuição está aberto e nenhum circuito está identificado.
18.21.4. As emendas e derivações dos condutores devem ser executadas de modo que assegurem a resistência mecânica e contato elétrico adequado.
Não é possível assegurar resistência mecânica do circuito, visto que estes estão expostos onde seria recomendado o uso de eletroduto. Verificou-se que há derivações que ficam penduradas ao quadro de distribuição e que estão mal posicionados dificultando o acesso para uso.
18.21.4.1. O isolamento de emendas e derivações deve ter características equivalente à dos condutores utilizados.
Para assegurar maior segurança do usuário e garantir a integridade da instalação e de equipamentos é recomendado o uso de cabos blindados e realizar o isolamento utilizando material termo retrátil para garantir que não ocorra fuga de carga.
18.21.6. Os circuitos elétricos devem ser protegidos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos.
Os circuitos estão expostos a umidade e a impactos mecânicos, visto inexistência de eletrodutos nas proximidades do quadro de distribuição, colocando em risco a integridade da rede e expondo os colaboradores a riscos em caso de contato acidental com partes vivas.
3.2 ITEM 18.4 ÁREAS DE VIVÊNCIA
No que diz respeito ao item, 18.4. Áreas de vivência, desta norma regulamentadora, as condições desta obra atendem todos as recomendações sem ressalvas.
3.3 ITEM 18.27 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Oque diz respeito ao item 18.27. Sinalização de Segurança, desta norma regulamentadora, as condições desta obra atendem todos as recomendações sem ressalvas.
3.4 ITEM 18.7 CARPINTARIA
18.7.2. A serra circular deve ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.
O uso de coletor de serragem deve ser indispensável, e como não há está ferramenta, tanto a higiene do local de trabalho quando para a segurança do mesmo serão prejudicadores.
18.7.3. Nas operações de corte de madeira, devem ser utilizados dispositivo empurrador e guia de alinhamento.
Está faltando o dispositivo de empurrar e guia de alinhamento que são utilizados para assegurar maior segurança do trabalhador e garantir a integridade do corte da madeira.
18.7.4. As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas.
Foram utilizadas apenas lâmpadas fluorescentes comuns para a área, sem nenhuma proteção. Uma lâmpada sem proteção pode ser danificada no meio de um processo, com isso o trabalhador pode se acidentar gravemente.
18.7.5 A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.
O piso está mal nivelado, assim formando acúmulos de água, e podendo ocorrer acidentes graves.
3.5 ITEM 18.13 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE ALTURA
18.13.11. As plataformas de proteção devem ser construídas de maneira resistente e mantidas sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura.
As madeiras não estão muito resistentes, fugindo das obrigações que condiz com a norma. Com madeiras frágeis a probabilidade de ocorrer um acidente é maior.
18.13.12.2. O Sistema Limitador de Quedas de Altura deve ser composto, no mínimo por, rede de segurança; cordas de sustentação ou de amarração e perimétrica da rede e conjunto de sustentação, fixação e ancoragem e acessórios de rede.
Foram utilizados somente pregos para a fixação e ancoragem da rede, com isso a rede está mais propensa a se soltar em caso de acidentes.
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEM. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção. Rio de Janeiro: TEM, 2015. Acesso em 03 jun 2016.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes