Buscar

Simulado Gestão da Tecnologia e da Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado Gestão da Tecnologia e da Inovação.
Questão 1 
A inovação nasce de um esforço interdisciplinar porque requer a competência, os saberes e a capacidade criativa de vários setores da empresa. Via de regra, as áreas conflitam entre si buscando mais poder e capacidade de mando nas organizações conservadoras
R: A inovação deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. Desta forma, a alta gerência deve incentivar que o trabalho interdisciplinar aconteça. Todos devem entender que os benefícios que a inovação traz serão compartilhados por todos, seja com a melhoria em processos de trabalho ou mesmo com a manutenção dos empregos em razão da empresa conseguir se manter competitiva e alcançar novos clientes.
O sentimento que deve existir é que todos são colaboradores em potencial e que a cooperação é inerente ao sucesso profissional coletivo. E o exemplo deve vir de cima 
Questão 2
Ser criativo e inventivo não é a mesma coisa que ser inovador. Qual a diferença entre esses conceitos?
R:Para ser criativo basta termos uma ideia e de alguma forma colocar isso em prática. Disso resulta a inventividade que pode, ou não, se tornar um negocio que aufira lucros financeiros ou de bem-estar para a sociedade. A diferença da inovação é que ela sim traz esses benefícios.
Mas o fato de ser criativo, mas não inovados não desmerece nenhuma ideia. Um invento pode ser patenteado quando for viável trazer o benefício esperado da inovação.
Questão 3 
Uma ferramenta para trabalhar com inovação é o Design Thinking (DT). Como seriam os passos de trabalho utilizando o DT? 
R:Os processos começam com a pesquisa, onde busca-se gerar empatia pelos problemas e dores de um cliente. A ideia é entender o que está acontecendo segundo o ponto de vista dos usuários. Então parte-se para interpretar essas informações de acordo com a pesquisa e outros dados que podem ser utilizados (benchmarking, legislação, mercado etc.) Com tudo isso parte-se para a ideação, que é parecida com um brainstorming, mas totalmente focada na resolução de apenas aqueles problemas que se resolver. Com a possível solução encontrada parte-se para a construção de protótipos que serão então avaliados e testados pelos usuários, se necessário os processos se iniciam novamente, mas agora com as lições aprendidas pela fase dos protótipos.
Questão 4
Disserte sobre o funil da inovação aberta, falando de cada fase do processo.
R: Ideação: são ideias que podem surgir a qualquer momento, manifestando-se livremente ou oriundas de uma atividade especifica com intuito de gera-las quando estamos em vias de buscar uma solução inovadora.
Pesquisa: as ideias podem levar ao desenvolvimento continuado de novas tecnologias, conforme mencionamos acima. Trata-se de um grau mais adiantado de desenvolvimento, uma vez que saímos do âmbito da abstração para darmos os primeiros passos rumo a algo mais concreto, mais palpável.
Desenvolvimento: bastante utilizadas para acelerar um projeto que objetiva a inovação, as parcerias servem sobretudo como forma de trazer know-how, expertises e conhecimento valido para o sucesso do empreendimento. Necessitamos observar um fator chave nesse tipo de método de trabalho.
Comercialização: nessa etapa do funil de inovação, iremos buscar os produtos e serviços no mercado. Para tanto, pode-se pensar em algumas alternativas tais como a utilização de projetos pilotos ou spin offs. Rota 3 
Questão 5 
Leia o texto abaixo:
Nokia processa Apple por patentes em celulares e tablets – Revista Veja
A Nokia informou nesta quarta-feira que apresentou queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da companhia infringiram várias patentes empresa finlandesa. Os processos forma entregues nas Cortes Regionais de Düsseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e na Corte Distrital do Texas, nos Estados Unidos.
De acordo com a Nokia, o processo aborda 32 patentes, entre elas a tela, a interface do usuário, o software, a antena e a codificação de vídeo.
Nesse trecho de matéria que foi publicada na revista Veja vemos que há uma iniciativa de processo sobre patentes de produtos oriundos da inovação. Descreva qual a importância (proteção) de se ter uma patente, e se no caso a Nokia não ter aas patentes o que poderá ocorrer nesse processo.
R:Quando uma empresa tem o registro de uma patente a permite ter segurança sobre grandes investimentos realizados em P&D, porque evita-se que os concorrentes venham a copiar e vender a inovação, usufruindo de todo o esforço e investimento feitos, nesse caso, se a Nokia não tiver os registros de patente, provavelmente irá perder essa ação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes