Buscar

questionario de psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade: Unime Unidade: Lauro de Freitas – BA
Curso: Direito Semestre: 1ª		Turno: Noturno 
Professor: Jailson Brandão Sala: 102D
Alunas: Nadine Moreira da Silva, Maisa Kelly Oliveira de Carvalho, Paula Evelin Nascimento dos Santos, Juliana Caroline Lima dos Santos, Lucila Vitória Brito da Silva
Atividade – Questionário do capítulo 3 do livro "Psicologia – Uma introdução ao estudo da psicologia"
1ª) Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
John B. Watson, foi o fundador. Comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento, são as denominações dessas tendências teóricas. 
2ª) Para os behavioristas, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?
O comportamento é o objeto da psicologia. Um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. 
3ª) Como o homem é estudado pelo behaviorismo?
O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com ambiente sendo tomado como produto e produtor dessas interações. 
4ª) Qual o mais importante teórico do behaviorismo?
É o B. F. Skinner (1904 - 1990).
5ª) O que é comportamento de reflexo ou respondente? Dê exemplos.
É o comportamento que ocorre “eventualmente” e involuntariamente diante de determinadas situações. Exemplo: quando estamos dirigindo no trânsito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a parar, ou seja, atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa atitude de reflexo. 
6ª) Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.
São condicionados através do feedback e do processo de estímulos-respostas onde o indivíduo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição vasos sanguínea, caracterizando o comportamento como respondente. 
7ª) O que é comportamento operante? Dê exemplos.
É o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é controlado pelas consequências. Exemplo: Quando nós sinalizamos para um transporte, inclinando-se a mão para o mesmo. 
8ª) Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.
Pela aprendizagem do comportamento, e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante desta ação. Exemplo: no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. 
9ª) O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos.
Reforço: É o estimulo reforçador, ou seja, na experiência com o rato era a água.
Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo: quando pegamos um cachorro para realizar uma determinada atividade e damos a ele um biscoito por cada acerto, aumentar a probabilidade da resposta. 
Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Exemplo: o jogador de futebol procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à expulsão, para continuar no jogo. 
10ª) Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
Esquiva: é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo. Exemplo: o raio (primeiro estímulo) precede a trovoada (segundo estímulo), o som do "mortozinho" usado pelo dentista precede a dor no dente. Esses estímulos são averssivos, mas os primeiros nos possibilitam a evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes.
Fuga: que é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento. Exemplo: se posso colocar as mãos nos ouvidos para não escutar o estrando do trovão, este comportamento é de esquiva pois estou evitando o segundo estímulo antes que aconteça. Mas se os trovões começam e só depois apresento um comportamento para evitar o barulho que incomoda, tapando os ouvidos pode-se falar em fuga. 
11ª) O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso.
Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Exemplo: quando uma menina que estávamos paquerando, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas "investidas" tenderão a desaparecer. 
Punição: é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando a apresentação de um estimulo aversivo ou remoto de um reforçador positivo presente. Exemplo: quando os professores colocam os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no castigo para este aluno. 
12ª) O que é generalização e discriminação? Dê exemplos.
Generalização: consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo, mas diferentes. Exemplo: quando nós nos confundimos com irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos generalizan-dos-lhes. 
Discriminação: consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Exemplo: consiste na adaptação do indivíduo em diferentes situações e momentos, ou seja, se estamos em uma festa temos que se posicionar de acordo com o ambiente assim como qualquer outro lugar onde estivermos. 
Atividade em grupo
1ª) A partir do capitulo estudado e do texto complementar apresentada, discutam:
Como a analise comportamental vê o homem, a pessoa?
Com o pensamento behaviorista, entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e hereditariedade é religada a segundo plano. O homem passa ser visto como produto do ambiente.
Pela proposta a analise comportamental, o que é preciso fazer para se conhecer e para conhecer os outros?
Interações entre os indivíduos e o ambiente, entre as ações dos indivíduos (suas respostas) e o ambiental (as estimulações).
Como se dá a questão do controle e do contracontrole dos comportamentos?
Controle: é feito pelos órgãos ou instituições organizadas, tais como governo, religiões, sistemas econômicos em grau menor, educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes modesto.
Contracontrole: os que são assim controlados passa a agir. Escapam do controlador pondo-se fora de seu alcance, se for uma pessoa; desertando de um governo; apostasiados de uma religião; demitindo-se ou mandriando – ou então atacam a fim de enfraquecer ou destruir o poder controlador, como numa revolução, numa reforma, numa greve ou num protesto estudantil.
2ª) Escolham uma situação social cotidiana e a partir da perspectiva do Behaviorismo, procurem entender o que está acontecendo com o comportamento das pessoas, esforçando-se em conhecer as contingências ambientais que as levam a se comportarem daquela maneira.
Hoje em dia as pessoas andam bastante estressadas. Sites apontam que o Brasil é o segundo país mais estressado perdendo apenas para o Japão, esse estresse envolve principalmente o ambiente de trabalho. As principais causas para tanto estresse são: as longas jornadas de trabalho, a competição no mercado, sobrecarga de tarefas, e para aqueles que são funcionários de empresas privadas o medo de ser demitido.
3ª) Assistam o filme: Truman: o show da vida e debatam sobre o controle social do comportamento. Somos mais livres do que Truman? Nossa vida é menos controlada do que a dele?
Podemos dizer que de certa formasomos mais livres que Truman, pois temos o livre arbítrio, onde podemos fazer nossas escolhas, mas acabamos nos tornando prisioneiros das consequências. No caso de Truman, ele foi colocado em um mundo criado por Christof, onde tudo era controlado, desde o tempo, noticias, relacionamentos e etc. Não se pode esquecer de que naquele mundo não só Truman era controlado, mas também todos os envolvidos, como os atores e telespectadores. Ainda que o foco do filme fosse a vida de Truman, todos aqueles que sabiam que ele estava em uma realidade falsa, faziam parte de controle consciente e suas vidas acabaram sendo controladas pelo reality. A única diferença entre Truman e os atores, é que o personagem não escolhei ser controlado, já os atores tiveram a opção de escolha. Se compararmos nossas vidas com a do personagem, podemos dizer que também somos controlados e isso de uma maneira generalizada, desde que nascemos temos nossos pais que nos controlam e isso segue até o fim de nossas vidas, mudando em determinados momentos esse poder para a política e o estado, criando um controle social para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social.

Outros materiais