Buscar

relatorio de pcm victor oliveira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Victor Oliveira Fernandes
1701735
Introdução
A aula prática aborda o tema de ensaio não destrutivo (END), o ensaio realizado foi o de liquido penetrante (LP). É realizado uma limpeza na superfície, aplica-se um solvente, e depois um liquido penetrante. A inspeção de solda deve ser realizada em dutos que transportam qualquer tipo de material, desde gás até minério. As soldas devem estar perfeitas para que não ocorra nenhum tipo de acidente. Se o inspetor encontrar algum tipo de falha que não dê pra ser corrigida, a solda é perdida e começa um novo processo de soldagem.
Objetivo
O objetivo dessa inspeção é evitar qualquer tipo de acidente, caso a tubulação transporte algum tipo de gás e tenha qualquer fissura na sua solda, o gás poderá vazar e uma acidente grave pode ocorrer. Com o teste no laboratório constata-se onde está a trinca na soldagem, antes de descartar o serviço, um novo processo é feito para constatar se a trinca é superficial ou profunda. Em obras onde os inspetores de solda atuam, para cada parte em que o processo de inspeção é realizado, é emitido um laudo que garante que aquela peça não possui defeito de soldagem. Primeiramente a parte onde vai ser aplicada o liquido penetrante deve ser raspada com uma escova de aço, logo após aplica o liquido, espera-se um tempo entra 25-30 minutos, retira o excesso de LP e aplica o revelador para constatar a qualidade da solda. Constatando a boa qualidade da solda, é feito o preenchimento da parte aprovada e está finalizado o serviço.
Parte Experimental:
Materiais Reagentes:
Solvente para limpar a superfície. 
Liquido Penetrante: possui partículas muito pequenas para penetrar nas possíveis fissuras
Revelador: Espécie de pó branco gelado
Conclusão:
A função de um inspetor de solda é importantíssima e de um alto nível de responsabilidade. É uma área onde o profissional deve se manter atualizando e fazendo cursos de reciclagem.

Outros materiais