Buscar

Avaliação para Análise Criminal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você concluiu a avaliação para Análise Criminal 1 - VA 
Confira o resultado:
	     Questões Corretas =  10,00
	     Questões Erradas =  0,00
	GABARITO
		 
	Questão 1
Tomando por base os problemas comuns na análise de dados, julgue a veracidade das seguintes afirmações:
         Deve-se evitar comparar dados estatísticos apenas com base no tamanho da população, sem examinar todas as variáveis que afetam o crime num determinado local.
         A dimensão dos indicadores de atividade policial de resultados varia com a quantidade de crimes, por isso, esses indicadores devem ser vistos, quando possível, em relação aos crimes.
         Para que se possa falar, com algum grau de confiabilidade, sobre uma tendência de aumento ou queda de um indicador, é aconselhável verificar se existem, pelo menos, três observações consecutivas na mesma direção, de preferência, usando séries estacionárias.
         Alguns municípios, principalmente os turísticos, sofrem com o problema da elevada população flutuante ou pendular, fazendo com que, durante alguns períodos específicos, circule pelo local uma quantidade de pessoas muito maior do que aquela que reside no mesmo.
O resultado do julgamento é:
Sua resposta: VVVV (em 10/4/2018 15:16:35)
	 
	Questão 2
Considerando a estatística espacial, analise as afirmações abaixo:
     I.        Os paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte-sul.
    II.        Para que haja análise espacial, é necessário, ante de tudo, uma base cartográfica ou um mapa digital da região foco do estudo.
  III.        As coordenadas geográficas constituem um sistema de linhas imaginárias que dividem a Terra. Elas foram criadas com o objetivo de padronizar, universalmente, a localização espacial em qualquer ponto do globo terrestre.
   IV.        A coleta da base cartográfica ou construção do mapa digital pode ser realizada por levantamentos terrestres ou sensoriamento remoto. Essa coleta é pouco dispendiosa, o que facilita o acesso gratuito das bases e mapas.
     V.        Geoprocessamento é disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas, computacionais e geográficas destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais; envolve também o desenvolvimento de sistemas (softwares) que utilizam esses dados, os chamados Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Está INCORRETO o que se afirma em:
Sua resposta: I e IV (em 10/4/2018 15:18:30)
	 
	Questão 3
Para tornar mais fácil a classificação das respostas às perguntas, é necessário que se pense nas escalas de respostas. As escalas podem ser classificadas em escala __________, __________ ou __________.
Os três termos que completam corretamente a afirmação acima são:
Sua resposta: nominal – ordinal – intervalar (em 10/4/2018 15:19:34)
	 
	Questão 4
Para comparar cada valor de uma série com o seu total (proporção), é muito utilizado o seguinte gráfico:
Sua resposta: em setores (em 10/4/2018 15:20:58)
	 
	Questão 5
Tomando por base as considerações sobre fontes de dados, julgue a veracidade das seguintes afirmações:
         Segundo Kahn (2002), para uma visão efetivamente compreensiva dos fenômenos relacionados à segurança pública e à justiça criminal, é necessário atentar para as condições gerais de vida da população.
         Do ponto de vista da pesquisa social, há um consenso de que apenas as informações administrativas de agências de segurança pública e justiça criminal são suficientes para a compreensão dos fenômenos relacionados à incidência criminal ou à violência.
         O uso científico das informações de segurança pública e justiça criminal para a gestão de políticas envolve não apenas informações específicas dessa área mas também informações socioeconômicas e urbanas necessárias para se contextualizar a sua situação.
O resultado do julgamento é:
Sua resposta: VFV (em 10/4/2018 15:21:21)
	 
	Questão 6
Medidas de tendência central são indicadores que resumem a distribuição de um conjunto de dados e devem ser utilizados quando se pretende comparar distintos grupos de dados como, por exemplo, comparações entre diferentes regiões ou comparações de uma mesma região em tempos distintos, entre outras situações.
Considerando as medidas de tendência central, enumere a segunda coluna de acordo com os conceitos listados na primeira coluna e selecione a alternativa correta:
	 1.     Moda
	( ) soma de todos os resultados dividida pelo total dos casos
	2.     Média
	( ) observação que ocorre com maior freqüência em uma amostra
	3.     Mediana
	( ) valor da variável que ocupa a posição central nos dados, ou seja, que divide a amostra ao meio
 O resultado é:
 Sua resposta: 2 – 1 – 3 (em 10/4/2018 15:24:52)
	 
	Questão 7
Considerando os parâmetros utilizados para comparação relativa, enumere a segunda coluna de acordo com os conceitos listados na primeira coluna e selecione a alternativa correta:
	 1.     razão
	( ) busca relacionar quantidades de itens diferentes
	2.     proporção
	( ) obtida a partir do cálculo de uma parte do conjunto sobre o seu total
	3.     porcentagem
	( ) obtida a partir do cálculo das proporções, multiplicando-se o quociente obtido por cem
 O resultado é:
 Sua resposta: 1 – 2 – 3 (em 10/4/2018 15:25:48)
	 
	Questão 8
Uma série estatística constitui uma coleção de dados estatísticos referidos a uma mesma ordem de classificação, ou seja, uma sequência de números que se refere a uma certa variável.
Os três fatores básicos que estruturam a construção de séries estatísticas são:
 Sua resposta: época – local – fenômeno (em 10/4/2018 15:28:16)
	 
	Questão 9
Trata da atividade de produção do conhecimento voltada para o estudo dos fenômenos e suas influências a médio prazo; estuda o fenômeno criminal, visando fornecer subsídios para os operadores de segurança pública que atuam diretamente “nas ruas”; o conhecimento produzido é utilizado pelas polícias ostensivas e investigativas. Seu principal objetivo é trabalhar na identificação de padrões das atividades criminais.
Essa vertente básica do trabalho de produção do conhecimento voltado para a gestão em segurança pública é classificada como análise criminal:
 Sua resposta: tática (em 10/4/2018 15:32:02)
	 
	Questão 10
O método de pesquisa de análise de conteúdo inclui:
 Sua resposta: sistematização das informações trazidas pelos documentos, buscando a existência de similaridades (em 10/4/2018 15:38:58)

Outros materiais