Buscar

METOLOGIA DE APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

METOLOGIA DE APRENDISAGEM
Metodologia, ao pé da letra, significa o estudo dos métodos – ou seja, a análise dos caminhos que devem ser seguidos para que alcancemos um determinado resultado. Também pode ser definida como um conjunto de regras utilizadas para o estudo de uma ciência ou arte. Estão inclusos nesta seleção itens como o tipo de pesquisa adotado, as ferramentas utilizadas (como entrevistas, formulários, questionários, vídeos etc), os profissionais que fizeram parte do estudo, o tempo previsto para conclusão das análises, a organização dos dados e informações obtidas ao longo do processo.
Teoria da Aprendizagem Significativa
Após muito estudo e a definição de nossas referências teóricas, como comentado anteriormente, adotamos a teoria da aprendizagem significativa como alicerce do nosso método de ensino.
A aprendizagem significativa é uma teoria já aplicada, testada e aderida pelas principais escolas e universidades do mundo. Sendo considerada como uma das principais teorias sobre métodos de ensino.
A partir desta teoria de sucesso, extraímos os principais princípios e os adaptamos para a realidade do mercado de cursos online no Brasil.
 Aprendizagem aberta
A aprendizagem traz um molde que não pode se encaixar na maior parte dos padrões, uma vez que trata do estudo simultâneo entre duas ou mais temáticas. Explicamos melhor: nesta metodologia, o aluno acessa dois ou mais cursos ao mesmo tempo, de modo que os estudos correlacionem-se entre si.  A flexibilidade vai muito além do mix no cronograma de estudos: na aprendizagem aberta o aluno é responsável pelo seu planejamento, estudando na velocidade em que desejar.
Para quem aposta em métodos de ensino mais tradicionais, talvez a aprendizagem aberta não seja uma opção tão recomendada, uma vez que também existem alternâncias e modificações constantes nos processos avaliativos. A avaliação pode ser aplicada tanto através de questionários como por meio de redações que relacionem todo o conteúdo abordado ao longo dos cursos online disponibilizados.
 Metodologia de autoaprendizagem
A metodologia de autoaprendizagem surge como sendo a mais utilizada em plataformas de cursos online com certificado, uma vez que permite que o aluno defina em qual velocidade ele pretende finalizar as aulas e conquistar a sua certificação. O processo é caracterizado pela possibilidade de reflexão e amadurecimento das disciplinas, antes do avanço dos módulos ou capítulos.
A liberdade e a flexibilidade no aprendizado também se refletem na independência de demais profissionais, como orientadores e professores. A única exigência, visando o sucesso nesta metodologia, é que o aluno busque e tenha à disposição os melhores materiais de apoio, de preferência que sejam elaborados por equipes pedagógicas de qualidade.
Vale dizer que as melhores plataformas de cursos EAD contam com departamentos de pedagogia capacitados para selecionar os melhores materiais para aprendizagem. Materiais ricos agregam verdadeiro valor ao curso, contribuindo da melhor forma possível com a formação profissional dos alunos inscritos.
Apesar de se tratar de um método autônomo, há a existência de um processo avaliativo para certificação dos conhecimentos adquiridos durante os cursos a distância. Ao finalizar todo o conteúdo proposto pelos cursos, os alunos são submetidos a testes, geralmente constituídos de questões do tipo verdadeiro ou falso; ou ainda à resolução de exercícios baseados em todo o conteúdo disponibilizado, com envio à instituição de ensino para as devidas correções.
Além dos testes para certificação, os métodos e técnicas de ensino focados na autoaprendizagem também contam com a disponibilidade de atividades sem cunho avaliativo. Sendo assim, há a possibilidade de os alunos se preparem para a aplicação do teste final.
 Método da conversão didática guiada
Assim como em outros métodos de ensino, a conversão didática guiada também defende a autoaprendizagem, ou seja, autonomia em todos os processos. Porém, há uma diferencial importante: aqui, o aluno escolhe, dentre todos os materiais disponibilizados, em qual deseja se aprofundar e obter conhecimento. O processo de estudos também é diferenciado e nem tão atrativo: para acompanhar o conteúdo, os materiais de todos os módulos devem ser impressos e consultados fora dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s).
Avaliando pela questão produtividade, a conversão didática guiada não é um dos caminhos mais inteligentes a serem seguidos. O aluno deve avaliar se terá recursos suficientes para arcar com a impressão de todos os conteúdos. Afinal, nem sempre temos uma impressora disponível em casa. Além disso, há um ponto importante: o gasto desnecessário de papel, o que contribui negativamente com a preservação do meio ambiente. Será mesmo que optar por cursos onlineque adotam a conversão didática guiada como metodologia de aprendizagem vale a pena? Fica a dica e a reflexão para você.
 Metodologia do ensino híbrido
O ensino híbrido, ou ‘blend learning’ em inglês, une os modelos de ensino presencial e a distância. Nos pontos relacionados ao ensino a distância, estão a flexibilidade para acompanhar o conteúdo disponibilizado, uma vez que o próprio aluno define o seu horário de estudos, bem como o tempo necessário para o acompanhamento das disciplinas. Já quanto às características do ensino presencial, são destacados os grupos de estudo em ambiente acadêmico, com o sem a companhia dos professores instrutores. Aqui é valorizado o contato com os demais alunos, bem como as relações entre aluno e professor.
Para quem busca por cursos online com certificado justamente por não possuir tempo livre disponível para frequentar uma escola regular, vale analisar bem esta opção, já que será necessário o comparecimento pessoal em datas pré-definidas.
Princípios e Objetivos
O objetivo principal desta metodologia é aprender por meio de experiências já construídas.
O que quero dizer com isso?
Basicamente que o nosso ensino fará referência a tecnologias, objetos, metodologias, técnicas que já foram construídas, testadas e, obviamente, obtiveram sucesso no mercado profissional e prático!
Este é o objetivo principal da Aprendizagem Significativa! Ensinar através de um conhecimento prévio, pelo qual o aluno já possua uma ideia “pré-formada” do que está sendo ensinado. Assim, o aluno consegue enxergar aquilo que está aprendendo de uma forma tangível e não abstrata.
Afinal de contas, ninguém merece ficar ouvindo apenas conceitos, certo?
O aluno, para aprender, precisa entender o porquê ‘daquilo’ existir (para que serve?), onde aplicar este conhecimento, como aplicar, porque aplicar e quem já aplica. E não somente o “o que é?”.
Desta forma, é possível criar sentido no aprendizado que está sendo passado. Este é o principio básico da nossa metodologia, visualizar um sentido em todos os conhecimentos que estão sendo passados. Assim, você nunca esquece o que aprendeu.

Outros materiais

Perguntas Recentes