Buscar

gabarito unidade 3 gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Programa de integração: UNIDADE 3 Gestão de Pessoas;
Gabarito 1. Faça Valer a Pena – Seção 3.1
1. Resposta: Especialistas apontam que, ao contrário do que se pensa, a tecnologia tem oferecido mais oportunidades de emprego devido ao aumento do consumo. O que se crítica é o sistema de contratação, que é inflexível e apresenta encargos muito altos para o empregador.
2. Resposta: Sim, pois o mercado de trabalho é muito dinâmico, e além da necessidade de aprender novas funções, também é interessante conhecer novas culturas, práticas e métodos de trabalho, o que faz com que se aumente a empregabilidade do indivíduo
3. Resposta: Verdadeira Muitas empresas vêm adotando essa prática, que viabiliza a produtividade e satisfação com os resultados, tanto por parte do colaborador quanto da organização.
4. Resposta: está correta a alternativa “b”
5. Resposta: Verdadeira Com a globalização, o uso de tecnologia e a necessidade de constantes inovações, as empresas investem mais no trabalho mental, que é uma parte significativa e que traz a maior parte dos resultados positivos para a organização.
6. Resposta: está correta a alternativa “a”. Em tempo de mercado de trabalho em oferta, as empresas tendem a investir em treinamentos para atrair colaboradores e rever seus benefícios sociais.
7. Resposta: está correta a alternativa “d”
Gabarito 2. Faça Valer a Pena – Seção 3.2 
1. Resposta: Ambientação - trata-se de um programa com menor duração, podendo ser feito em um único dia, ou mesmo em horas. Normalmente, é realizado pelo pessoal de recursos humanos. Esse momento é bastante valioso para esclarecimento de dúvidas, informações variadas sobre benefícios, horários, direitos e deveres gerais. 
Integração - esse tipo de programa é bem mais amplo e demorado. Visa facilitar a integração do novo colaborador à equipe de trabalho e, também, fazê-lo entender a cultura da empresa. De acordo com Pontes (2008), a integração de pessoal deve transmitir as normas, políticas e programas de modo mais profundo, as pessoas com quem irá se relacionar, entre outros.
2. Resposta: está correta a alternativa “c” Por ser mais longo, o programa de integração disponibiliza um tutor que acompanhará o novo colaborador na execução de suas atividades.
3. Resposta: Falsa Deveres do colaborador dizem respeito aos seus comportamentos e condutas com relação a inúmeros fatores, não diz respeito exclusivamente ao cargo que ocupará.
4. Resposta: Verdadeira Pois os veteranos também devem ser integrados de todas as mudanças que ocorrem na organização. Os novos procedimentos e ferramentas adotadas devem ser compartilhados com todos aqueles a quem possa interessar.
5. Resposta: De acordo com Van Maanen existem três fases: Na primeira, o colaborador ao ingressar na organização, costuma apresentar certa ansiedade com suas novas atribuições e desejo de aceitação por parte dos demais, essa situação pode ser contornada com o fornecimento de informações claras.
Na segunda fase, o aspecto abordado é que outros profissionais que atuarão junto ao novo colaborador, por exemplo, colegas, superiores, subordinados e até mesmo clientes, irão apoiar ou pressionar com críticas o indivíduo que está aprendendo, e assim, este levará o senso de realização ou de fracasso e incompetência.
Já a terceira fase pressuposto diz respeito à forma como os conhecimentos inerentes aos cargos são transmitidos de geração em geração. A forma como os conhecimentos são transferidos de maneira gradual, com os valores e a missão da organização, serão determinantes para a continuidade destes e a forma como serão executados.
6. Resposta: está correta a alternativa “b” – não é de praxe trazer informações de concorrentes para um processo de integração, a não ser que faça parte de alguma estratégia organizacional. Não há mitos e verdades a serem apresentados, ao contrário, em um programa de ambientação, tratam-se de dados relevantes e que sejam condizentes com a realidade.
7. Resposta: está correta a letra d Apenas os itens I e II são benefícios. Os demais representam informações pertinentes à área de recursos humanos.
Gabarito 3. Faça Valer a Pena – Seção 3.3
1. Resposta: está correta a alternativa “d” - em nenhum momento o objetivo é deixar o colaborador sozinho e perdido, dependendo exclusivamente de si mesmo. Ao contrário, procura-se dar apoio ao novo integrante para que os resultados cheguem naturalmente.
2. Resposta: está correta a alternativa “c” - integração – informações – resultados
3. Resposta: está correta a alternativa “d” Um dos objetivos que a empresa pode atingir com os programas de integração é propiciar um ambiente que deixe a oportunidade do colaborador se desenvolver e, dessa forma, permanecer na organização, aumentando as chances de retenção dos talentos.
4. Resposta: está correta a alternativa “b” Essas informações devem ser trazidas pelo departamento de recursos humanos, que é o mais preparado para oferecer tais informações com mais propriedade, evitando equívocos.
5. Resposta: na integração, o período de treinamento é estendido, chegando até mesmo a alguns meses. É um trabalho de orientação para que o novo colaborador se sinta completamente integrado. A vantagem é que a adaptação ao cargo é acompanhada e feedbacks são oferecidos de modo a se realizarem os ajustes necessários. A desvantagem é que, por ser mais demorado, exige um constante replanejamento para que não se percam os objetivos iniciais. É necessário manter a motivação de todos os envolvidos também de forma a manter-se o compromisso estabelecido inicialmente.
6. Resposta: está correta a alternativa “b” O programa de integração tem, além de outros objetivos, os itens apresentados na questão.
7. Resposta: De acordo com Pontes (2008), esses dados devem ser apresentados ao novo colaborador:
Missão, Visão e Valores da Organização,
Politicas organizacionais
Produtos e serviços da Organização
Normas e procedimentos da organização
Instalações Físicas da Organização
Regras relacionadas à segurança
Política de Qualidade
Benefícios como plano de saúde, odontológico, cesta básica, auxilio creche, seguro de vida, entre outros.
Horários destinados ás refeições, descanso de trabalho.
Datas de pagamentos, registro de ponto, uso de crachá de identificação, faltas e atrasos, documentos que devem ser apresentados para inclusão em planos de saúde, abertura de conta bancária, etc.
Relacionamento entre colegas e lideranças
Visão geral do cargo
Tarefas
Objetivo do cargo
Metas e resultados a alcançar
Gabarito 4. Faça Valer a Pena – Seção 3.4
1. Resposta: Verdadeira Não importa o tamanho da empresa, é necessário que seja feito, ainda que de maneira simples e com informações básicas. É uma importante forma de instituir uma cultura organizacional de valorização dos funcionários.
2. Resposta: está correta a alternativa “e” Dados sigilosos devem ser transmitidos apenas aqueles a quem interessar e não em um momento de integração.
3. Resposta: está correta a alternativa “d”
4. Resposta: Verdadeira Programas de integração contribuem em grande parte para o fornecimento de mão de obra mais qualificada para os setores da empresa que contratam.
5. Resposta: está correta a alternativa “b” O principal objetivo da integração com estagiários é estabelecer os papéis que desenvolverão, bem como os demais membros do grupo. Se resume a apresentar a empresa e criar no novo colaborador, expectativas.
6. Resposta: alternativa “b”
7. A resposta do aluno deve estar direcionada no seguinte sentido: Sim, a afirmação é verdadeira. Ao realizar a prática dos programas de integração, a empresa demonstra sua receptividade. O colaborador percebe que a empresa o valoriza, e juntamente com outros procedimentos adotados, a organização tem a oportunidade de se apresentar ao candidato, o que pode gerar uma identificação deste com a empresa, sua forma de trabalhar e seus valores. Sendo assim, há grande chance do novo colaborador permanecer na organização. Também favorece a atração, já que os candidatos observam o que as empresaspraticam

Outros materiais