Buscar

apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho que se segue:
“O espetáculo se baseia na história de um mestre capoeirista do início do século XX para recriar o clima e a cultura dos rituais afro-brasileiros. Manoel Henrique Pereira, nascido em 1885 e conhecido como o capoeirista Besouro Mangangá, ou simplesmente Cordão-de-Ouro, é citado no livro Mar Morto, de Jorge Amado. O interesse pela personagem faz o compositor e letrista Paulo César Pinheiro empreender uma pesquisa que leva ao texto teatral e à composição de dez músicas para o espetáculo, cada uma delas homenageando um toque de berimbau da capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento456716/besouro-cordao-de-ouro>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, as artes têm reconhecido a centralidade das tensas relações étnico-raciais que acompanham a nossa formação social e cultural. Sobre a peça Besouro Cordão-de-Ouro, analise as afirmativas a seguir.
I.  O lendário capoeirista Manoel Henrique Pereira, mais conhecido por Besouro Cordão-de-Ouro, viveu no Brasil pós-abolicionista.
II. A história de Besouro Cordão-de-Ouro é representada por meio de teatro e filme atualmente e além de ressaltar aspectos da biografia do famoso capoeirista, narra sobre história do povo negro no Brasil.
III.A história de Besouro Cordão-de-Ouro tornou-se muito conhecida e atualmente é representada artisticamente, pois a biografia do capoeirista é integralmente contada sem a perspectiva do sofrimento e da resistência.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Você acertou!
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa III é correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas